Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é o filme responsável por iniciar da fase 5 da Marvel. O grande vilão da fase já havia aparecido anteriormente na série Loki como “Aquele Que Permanece”, mas em Homem-Formiga, ele irá mostrar uma face mais tirânica.
Scott Lang (Paul Rudd) tem a vida de uma celebridade e de reconhecimento depois de todas as aventuras que teve com os Vingadores. Apesar dos conflitos com Cassie (Kathryn Newton) e seu senso de justiça, Scott leva uma vida normal até um acidente levar ele e toda sua família para o Reino Quântico. Scott e Cassie se separam de Hope (Evangeline Lilly), Hank (Michael Douglas) e Janet (Michelle Pfeiffer), enquanto os dois grupos tentam se encontrar, descobrem que precisam enfrentar uma ameaça para aquele mundo, o Conquistador (Jonathan Majors).

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é um longa sem grandes reviravoltas ou emoções, não tem grandes falhas de roteiro ou defeitos que incomodem, é uma produção morna do começo ao final e que serve para o seu propósito, apresentar de forma aceitável o grande vilão dessa fase da Marvel.
O trabalho de computação gráfica e efeitos especiais foi massivo, as cenas iniciais dentro do Reino Quântico mostram um cuidado especial com a ambientação. Contudo, não tem nada que seja particularmente impressionante.
Perto de outras produções da Marvel, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania não é memorável por nenhum aspecto. A produção segue a cartilha dos outros filmes do MCU, entretanto, não empolga e nem desagrada. Mesmo a grande luta final é previsível e não empolga quem está assistindo.
Com duas cenas pós-crédito, uma durante os créditos e uma no final, fica claro que Kang irá se fazer presente das mais diversas formas nessa fase da Marvel. O grande questionamento que fica é se ele será um vilão morno como foi em Homem-Formiga ou se irá conseguir empolgar os fãs durante a sua jornada. Essa fase da Marvel parece ser crucial para entender o futuro do MCU e dos filmes de super-herói no geral.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania estreia dia 18 de fevereiro nos cinemas.