domingo, 3, julho, 2022

Crítica | Iluminadas

Iluminadas é uma série com um mistério envolvente e personagens cheios de camadas, que com certeza te fará criar várias teorias sobre a trama.

Iluminadas (Shining Girls no original), é uma série baseada no livro de suspense de mesmo nome escrita por Lauren Beukes. A obra foi lançada no Brasil pela editora Intrínseca, já a série é da Apple TV+.

A série tem como protagonistas a atriz Elisabeth Moss e o brasileiro Wagner Moura. Iluminadas acompanha Kirby (Elisabeth Moss), uma jovem com um futuro promissor vivendo em Chicago na década de 1980. Um dia, ela é atacada por Harper (Jamie Bell), um homem misterioso culpado pelo desaparecimento e morte de inúmeras mulheres. Diferente das outras vítimas, Kirby sobrevive e decide caçá-lo.

Na medida que ela vai descobrindo mais sobre o assassino, Kirby percebe que existe uma conspiração muito maior do que ela poderia imaginar. Depois de sobreviver ao ataque, sua vida se transforma completamente e ela passa a perceber o mundo a sua volta de forma diferente.

De repente, lembranças que não são suas começam a surgir e ela começa a viver várias vidas ao mesmo tempo. Na busca por respostas, ela recebe a ajuda de Dan (Wagner Moura), um detetive tentando desvendar o mistério por trás da morte das outras vítimas de Harper. Mas conforme investigam os casos, eles percebem que o assassino não é uma pessoa comum.

Wagner Moura

Crítica | Iluminadas 1

Uma das gratas surpresas para o público brasileiro e fãs do ator, é a presença de Wagner Moura contracenando ao lado de Elisabeth Moss, ganhadora do Emmy de melhor atriz por The Handmaid’s Tale. O ator já acostumado a papéis fortes e que necessitam de uma atuação mais intimista, não deixa nada a desejar e é um personagem crucial para a história.

Além disso, Wagner Moura faz homenagens ao Brasil, já que possui falas em nossa língua (ele mesmo quem pediu para fazer isso), e em algumas cenas apareceu com uma camisa da banda nacional Os Mutantes, um grupo psicodélico formada durante o Movimento Tropicalista no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. Também participaram do grupo Liminha e Dinho Leme. A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro.

Seu personagem é um jornalista alcoolatra e pai solteiro. Durante os misteriosos acontecimentos que envolvem Kirby, ele é seu principal aliado e até mesmo a única pessoa em quem ela pode confiar e ter apoio.

Wagner Moura é uma presença forte na série e não tem como imaginar algum outro ator em seu lugar. É como se o papel tivesse sido feito para ele.

Iluminadas

A série como descrito acima, é baseada no livro de Lauren Beukes. E como acontece muitas vezes, a adaptação possui modificações. Só que desta vez para melhor. Iluminadas é uma série que trabalha uma das partes mais complicadas da ficção – que não será colocado aqui para não estragar sua imersão -, e se não possuir um bom roteiro e direção, além de atores que saibam entregar o que a história pede, a série fica sem sentido/rumo e o espectador completamente perdido.

Leia também: Resenha | Iluminadas - Lauren Beukes

Iluminadas é uma série obscura e um verdadeiro mistério. O roteiro deixa o espectador tão perdido quanto a personagem, além de o fazer ficar em dúvida da sanidade de Kirby, assim como acontece com as pessoas em volta dela. É interessante como de uma hora para outra as teorias na mente de quem está acompanhando a série pode mudar.

Além disso, Iluminadas trata da violência contra a mulher e como mesmo querendo ajudar, muitas vezes o homem acaba por se tornar possessivo e tomar decisões pensando apenas em seu bem, achando que é para o da mulher. Isso acontece algumas vezes com Kirby, quando todos conversam a respeito dela, mas ninguém realmente vai até ela que é a verdadeira vitima.

Outro aspecto bem feito é o alcoolismo de Dan e ainda ter que cuidar de um filho adolescente sozinho. O personagem de Wagner Moura é bem conduzido e verossímel. Possui erros que qualquer pai que jamais teve um filho e/ou uma base irá cometer. Mas ao mesmo tempo é presente, ao seu modo.

Iluminadas é uma série difícil caso perca alguma cena ou não preste atenção aos pequenos detalhes como penteado, roupa e acontecimentos que envolvem Kirby. Mas ao ter foco totalmente na trama, o espectador terá a feliz recompensa de uma série de mistério bem elaborada e com um final surpreendente.

Nota do Thunder Wave
Iluminadas é uma série com um mistério envolvente e personagens cheios de camadas, que com certeza te fará criar várias teorias sobre a trama.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
Crítica | IluminadasIluminadas é uma série com um mistério envolvente e personagens cheios de camadas, que com certeza te fará criar várias teorias sobre a trama.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave