Nos últimos dois anos a Netflix tem apostado em algumas séries brasileiras para fazer parte da sua rede de streamings esse é o caso de Sintonia, O Escolhido, 3%, entre outras. A aposta da vez é: Irmandade. Obviamente tivemos acesso antecipado a primeira temporada e não poderíamos deixar de trazer nossas primeiras impressões para vocês.
No início a história gira em torno da advogada Cristiane (Naruna Costa), que é funcionária do Ministério Público do Estado de São Paulo. Ela que vive uma vida cotidiana vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando é obrigada a se infiltrar em uma facção criminosa e trabalhar contra o seu próprio irmão – Edson Ferreira (Seu Jorge) um dos líderes da organização. Daí em diante somos apresentados aos demais personagens que ajudam a dar liga na história e nos faz entender o passado dos personagens principais: Edinho, como é conhecido e a Draª Cristiane.
A trama conta com algumas viradas, principalmente da personagem Cris, que no ápice da série é obrigada escolher entre sua ética profissional e seus princípios ou o amor pelo seu irmão, o qual ela se manteve afastada por mais de 20 anos. A advogada após fazer sua escolha, jamais imaginou que interferiria na vida de tantas pessoas e talvez entraria em um caminho sem volta.
A Irmandade traz algumas discussões como por exemplo a corrupção e a falha do sistema penitenciário em reabilitar os presidiários para viverem em sociedade novamente. Além disso, ela levanta alguns questionamentos sobre vícios, machismo e a crueldade a qual as pessoas são obrigadas a passar em alguns presídios do nosso país.
A série traz um bom roteiro, porém em alguns episódios dá para sentir que existe uma certa dificuldade em chegar na ideia que eles queriam transmitir. O primeiro episódio serviu para nos apresentar os personagens e suas histórias. A partir do segundo episódio o enredo se torna entediante, porém consegue recuperar o fôlego do quarto ao sexto capítulo (até onde foi liberado pela empresa para assistir previamente)– que por sinal é bem previsível, entretanto bem produzido.
O ponto alto de Irmandade é a excelente interpretação de Seu Jorge e Naruna Costa, que dão vida aos seus personagens de uma forma excepcional. Além dos atores principais, a produção ainda conta no seu elenco com Lee Taylor (Ivan), Hermila Guedes (Darlene), Danilo Grangheia Andrade, Pedro Wagner (Carniça), Wesley Guimarães (Marcel), entre outros.
A série tem oito episódios com duração média de 49 minutos e todos foram produzidos pela 02 filmes, em uma parceria com a Netflix. Com a criação de Pedro Morelli e produção geral de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck a estreia ocorrerá no dia 25 de outubro.