O quarto ano da série Jack Ryan, baseado nos livros criados por Tom Clancy finalmente faz a sua estreia na Amazon Prime. Depois de enfrentar diferentes inimigos nas três temporadas anteriores, a quarta já chega com Jack sofrendo – literalmente – nas mãos dos novos vilões.
A 4ª temporada abre as cortinas de uma forma mais dramática, com Jack (John Krasinski) no meio de uma missão muito mais perigosa já vista até o momento. Esta nova e última aventura da série é muito mais rica e complexa em suas camadas, já que ela é um pouco mais ‘realista’ do que as anteriores ao tratar de assuntos mais próximos do telespectador.
Leia também: Crítica | Jack Ryan - 3ª temporada
Agora Jack é finalmente um agente de campo começando seu mandato como vice-diretor da CIA e já tem que enfrentar um inimigo mais complicado: o subcomitê do senado dos EUA, para se explicar sobre as suas ações e as da agência. Enquanto isso acontece, James Greer (Wendell Pierce), está lidando com um assassinato que aconteceu recentemente e que pode ter sido feito com a ajuda da CIA.
É daí que acontece as novas ramificações desta história que irá envolver facções criminosas de todo planeta, como Chao Fah (Louis Ozawa), Zeyara Khin (Zuleikha Robinson) e a introdução de Ding Chavez, interpretado por Michael Pena.
Com dois episódios a menos do que as anteriores (6 em vez de 8), esta temporada é muito mais impulsiva. Mesmo que a ameaça de uma guerra nuclear tenha sido um fator bem dramático como tema da terceira temporada, as ações do roteiro levam a medidas mais impactantes à medida que Jack começa a descobrir toda uma rede de corrupção nos mais altos níveis do governo dos EUA.
E é aqui o ponto do ‘realista’, pois é algo que qualquer pessoa irá se identificar não importando qual a sua nacionalidade. Se era meio confuso entender algumas ações por parecerem totalmente fora de nossa realidade (brasileira), agora com uma intriga que envolve corrupção, narcotráfico, entre outros crimes de ‘colarinho branco’, fica muito mais simples e impactante esta aventura.
Outro aspecto que vem sendo trabalhado nas temporadas anteriores é Jack sempre estar em campo e agora além de analista, ele se completa como um excelente estrategista e líder nato. Algo interessante e que mostra que o personagem está trilhando os mesmos caminhos dos livros, onde ele se torna presidente dos EUA.
A 4ª temporada de Jack Ryan chega como uma aventura cheia de ação que promete manter os fãs do personagem engajados, com um thriller mais acelerado e que mostra o quanto a série está entre as favoritas do gênero de espionagem de críticos e público em geral.
Jack Ryan retorna para a sua última temporada no dia 30 de junho pela Amazon Prime Video.