sábado, 19, junho, 2021
InícioFilmesCríticasCrítica | Mães de Verdade

Crítica | Mães de Verdade

Mães de Verdade (Asa ga Kuru) é um drama dirigido por Naomi Kawase, selecionado para o Festival de Filmes de Cannes de 2020 e baseado no livro de Mizuki Tsujima, lançado em 2016.

O casal Satoko e Miyokazu (Hiromi Nagasaku e Arata Iura) tem algo em comum com Hikari (Aju Makita), a criança chamada Asato (Reo Sato), unidos por uma agência de adoção que reúne casais que não podem ter filhos com mulheres que não querem não podem ficar com seus filhos, para o casal é a oportunidade perfeita para conseguirem ter uma família completa, uma vez que Miyokazu tem uma condição chamada aspermia, que o torna infértil.

Mães de Verdade | Califórnia Filmes
Mães de Verdade | Califórnia Filmes

Enquanto acompanhamos Satoko preocupada com o futuro de seu filho que pode ter herdado algo ruim de seus pais consanguíneos, causado por uma ligação da escola de Asato falando que ele tinha empurrado um dos amigos. Acompanhamos também a trajetória de Hikari, como a adolescente se apaixona perdidamente e acaba grávida, mesmo antes de ter a primeira menstruação, sendo tarde demais para um aborto, seu tempo com a agência de adoção até dar à luz ao seu filho e o período difícil que enfrenta tentando se ajustar novamente a sua realidade.

Hikari nunca teve a opção de escolher o que ela realmente queria fazer com aquela gravidez, o único caminho possível era renunciar seu filho de acordo com a vontade dos pais, o que a afasta da família de forma irreparável, com mágoa e com raiva. Ela tenta retornar à empresa de adoção para trabalhar lá, mas chegando ao local descobre que a empresa está prestes a fechar, assim que a última adoção for finalizada, deixando-a ainda mais perdida e nesse estado que encontra os dados da família que adotou seu filho. Hikari passa por inúmeros problemas que a levam a entrar em contato com a família que adotou Asato, causando tensão entre Satoko e Miyokazu que não acreditam estar falando com a verdadeira Hikari.

Mães de Verdade | Califórnia Filmes
Mães de Verdade | Califórnia Filmes

Enquanto algumas coisas parecem absurdas para quem está acostumado com a cultura ocidental, na maioria dos países asiáticos a noção de honra ainda é muito forte e ter uma filha adolescente grávida é motivo de vergonha para muitos pais, que fazem de tudo para ocultar esse fato da sociedade, podendo chegar até mesmo à expulsão de suas casas. Outro fato marcante é como existe a crença de que crianças podem herdar genes que fazem com que se tornem pessoas más, desassociando a educação e o ambiente em que essa criança é criada, como se ser bom ou mal é algo transmitido pelo sangue.

Mesmo em um país extremamente desenvolvido, alguns temas ainda são considerados tabus pela sociedade que tentam a todo custo fingir que não existem além de terem ideias totalmente infundadas e que apenas continuam reforçando estereótipos preconceituosos. Até mesmo o fato de Asato ser uma criança adotada é algo que pode ser usado, por ser algo que pode trazer vergonha para a família.

Mães de Verdade nos faz refletir o que é se passa tanto com as mães de filhos adotados quanto aquelas que deram os seus filhos para adoção, um filme delicado ao tratar desse tema com sinceridade e mostrando como a realidade social de um país pode ser anacrônico. Seu título original Asa ga Kuru significa “A manhã irá chegar”, demonstrando que independente da escuridão e dos problemas, um novo dia sempre virá, uma nova manhã irá nos encontrar.

Mães de Verdade estreia no dia 13 de maio nos cinemas brasileiros.

Nota do Thunder Wave
Mães de Verdade é um drama simples e bonito sobre maternidade, explorando os dois lados de uma adoção, porém sem grandes acontecimentos na trama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,914FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,259SeguidoresSeguir

Bem vindos ao mundo de Loki! Conheça os fatos da nova...

0
Conheça os bastidores da série de Deus da Trapaça, Loki do Disney+.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Crítica | Mães de Verdade 6

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave