quarta-feira, 27, outubro, 2021
InícioSériesCríticasCrítica | Manhãs de Setembro

Crítica | Manhãs de Setembro

-

Em Manhãs de Setembro, que estreia na Amazon Prime Video, Cassandra (Liniker) é uma mulher trans que precisou abandonar sua cidade natal para ir em busca do sonho de cantar, mas tudo muda quando sua ex-namorada Leide (Karine Teles) reaparece revelando a existência de um filho.

A série é mais uma produção brasileira a trabalhar com o tema do preconceito em todos os sentidos e eleva este grau ao mostrar uma mulher trans sendo trabalhadora, com uma casa, mesmo que não seja das melhores e tendo que pagar suas contas como qualquer outra pessoa.

Isto não deveria ser um desafio para nenhuma obra, mas quando o tema são as pessoas trans, parece que a regra é torná-las pessoas que vendem seu corpo em troca de dinheiro, sem educação, sem nenhum tipo de sonho e ambições. A não ser viver por diálogos clichês onde duas pessoas conversam e falam sobre o que queriam, para em seguida isto ser esquecido por algo de ruim que irá acontecer.

Não que Manhãs de Setembro não possua problemas de vida, pelo contrário. Cassandra está começando sua vida artística, onde precisa durante o dia levar uma vida como motogirl e ainda lidar com o preconceito de ser trans e negra. Isto tudo com o cenário bem definido de uma São Paulo suja, cheia de cimentos, claustrofóbica, com pessoas que dormem na rua e vendem migalhas nos faróis para ter o que comer.

Diferente de outras obras que preferem mostrar as comunidades, Manhãs de Setembro vai em busca do centro velho da cidade, principalmente nas áreas do Parque Dom Pedro, Avenida do Estado, a Baixada do Glicério, entre outros pontos que dificilmente são vistas em outras séries ou filmes.

A paisagem pobre da cidade, com seus problemas serve como um fundo a tudo o que acontece na vida de Cassandra, que acaba por descobrir que possui um filho de 10 anos, que como toda criança quer saber quem é o seu pai.

Um dos pontos positivos da série é como seu roteiro consegue tratar as características de seus personagens de maneira natural, sem abusar de maneirismos e que o fator da pele é preponderante para que seja o principal motivo de conflito dentro de sua trama.

Crítica | Manhãs de Setembro 1
Manhãs de Setembro/ Amazon Prime

Desta forma, Manhãs de Setembro apaga de uma vez por todas estereótipos como o homossexual que deve ser a piada do dia ou o trágico, “ô de cor” que precisa ser a todo momento uma pessoa cheia de ódio, entre tantos argumentos que nunca deveriam ter existido. E isto tudo era sempre uma desculpa para tratar de conflitos sociais e até mesmo familiares, que agora dão lugar para a pessoa em si, engrandecendo os aspectos individuais de cada ser.

Lógico que toda a crítica está ali, para ser vista e ouvida. Cassandra que quer sua liberdade e teve problemas ao ser abandonada, mas agora está com um “problema” com um filho que apareceu do nada junto de sua mãe, Leide. A vida com seu namorado Ivaldo, interpretado por Thomas Aquino e todos os outros que chegarão em sua vida de forma que sem dúvida alguma o espectador se sentirá na pele da personagem.

Seu filho Gersinho (Gustavo Coelho) é um ponto interessante, pois como toda criança, não se importa e nem mesmo vê seu pai como uma mulher. Ele é apenas a pessoa a quem ama e admira e ponto final.

Crítica | Manhãs de Setembro 2
Manhãs de Setembro/ Amazon Prime

O que torna ainda melhore esta série de cinco episódios, é que ao não focar LGBTQI+, ela engrandece personagens e as histórias que devem ser contadas, com pessoas com diversos tipos de sentimentos.

Esta é uma produção mais do que interessante para ser assistida em tempo de séries que abusam de clichês sensacionalistas para contar histórias sem sentido, com piadas de péssimo gosto e reprováveis sobre gays, trans, pobres, entre outros. E isto tudo ao som da música de Vanuza, Manhãs de Setembro, que dá nome a série e que como todos nós, amamos a história, mas esquecemos que outras pessoas também vivem os mesmos problemas que nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga nossas redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro

Recentes

Conteúdo fresquinho
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave