sexta-feira, 25, setembro, 2020
Início Filmes Críticas Crítica | Maria e João - O Conto das Bruxas

Crítica | Maria e João – O Conto das Bruxas

Maria e João – O Conto das Bruxas tem direção de Osgood Perkins (Oz Perkins) que também foi o responsável por O Último Capítulo (2016). Nesse longa, resgatamos a história de João e Maria de uma maneira mais séria e sombria.

Acompanhamos a história de Maria (Sophia Lillis), que leva João (Sammy Leakey), seu irmão mais novo até a floresta em busca de comida e trabalho, após serem expulsos de casa pela própria mãe. Em meio a sua procura por um lugar para passar a noite, eles se encontram com uma criatura estranha, e acabam sendo salvos por um homem que os indica o caminho para um povoado que talvez possa abrigar os irmãos. Em sua jornada pela floresta, eles encontram uma cabana e no seu interior uma mesa repleta de comida, o que os encanta pela fome que estão passando. A moradora da cabana é Holda (Alice Krige), uma senhora que parece inofensiva, mas com o passar dos dias sua verdadeira natureza vai se revelando.

Maria e João | Imagem Filmes
Maria e João | Imagem Filmes

A base do filme é a mesma da tão conhecida João e Maria, com algumas mudanças pontuais. A primeira a ser notada é a inserção de uma outra história no começo do filme, de uma criança muito bela com um chapéu rosa e como ela sobrevive com a ajuda de uma bruxa, mas há um preço a ser pago por isso e que todos se arrependem depois, a história que parece inocente tem um dos pontos chaves do filme.

O foco principal é a jovem Maria, sendo talvez esse o motivo dos nomes estarem invertidos no título, o crescimento e descoberta de sua própria força interior. Com exceção de João, o longa mantém uma predominância e importância feminina, sem que seja forçado, mas simplesmente por elas serem as personagens principais e o irmão mais novo apenas uma motivação para os conflitos existirem.

Ver Maria se desenvolvendo durante sua estada na cabana com Holda, passando a reconhecer alguns de seus talentos conforme enfrenta a transição para uma jovem mulher é ao mesmo tempo uma jornada interessante e cansativa, interessante por nos mostrar uma personagem totalmente diferente do que estamos acostumados nos contos de fadas mas de uma forma arrastada e tomando um tempo considerável no longa, que parece que não passa.

Maria e João – O Conto das Bruxas deixa várias partes sem nenhuma explicação, com alguns furos de história que ainda não dá para saber se são propositais e com a intenção de uma continuação futura, a abordagem rasa dos personagens deixa a desejar por não trazer tanto engajamento e verossimilhança a eles.

Maria e João | Imagem Filmes
Maria e João | Imagem Filmes

No geral é um filme de suspense com toques leves de terror, sempre colocando em xeque se o que Maria via era real ou apenas uma alucinação na sua cabeça. Com uma ambientação simples, mas bonita e condizente com o filme, o longa pode ser uma boa para aqueles que desejam uma história diferente, mas sem grandes surpresas e emoções.

Apesar da história ter um bom argumento e as mudanças feitas trazerem uma nova ótica para João e Maria, o ritmo é lento o que prejudica um pouco o longa, tornando-o monótono e sem grandes acontecimentos marcantes, principalmente após a chegada dos irmãos na cabana, voltando a ter um ritmo um pouco melhor nos últimos 30 minutos de longa, onde ocorre o conflito final e o encerramento, que deixa pontas abertas para possíveis continuações.

Nota do Thunder Wave
Com uma visão diferente da história clássica, Maria e João - O Conto das Bruxas é um filme interessante mas com um andar lento, deixa também várias pontas em aberto para uma futura continuação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,008FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,359SeguidoresSeguir

Resenha | Com amor, Simon

0
Com amor, Simon é uma história de amor adolescente que aquece qualquer coração e nos faz torcer para que eles fiquem juntos e que consigam superar todos os conflitos, dificuldades e julgamentos que essa nova realidade lhes reserva... todo amor é válido.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave