quarta-feira, 4, agosto, 2021
InícioFilmesCríticasCrítica | Medeia por Consuelo de Castro

Crítica | Medeia por Consuelo de Castro

As idas ao teatro foram substituídas por palcos vazios e peças canceladas com a pandemia de COVID-19 e foi o que aconteceu com a Cia. BR 116 que para comemorar seus 10 anos em 2020 se preparava para a montagem de “Medeia”, assinada por Consuelo de Castro, uma das maiores dramaturgas brasileiras.

Ainda assim, não desistiram de apresentar ao público essa peça e com uma boa dose adaptação à nova realidade e conseguiram trazer para o público de casa não a sensação de estar sentado em uma cadeira na plateia, mas sim de estar vendo o desenrolar dos acontecimentos de dentro do palco, ao lado de cada um dos personagens. Apesar de terem uma equipe reduzida, conseguiram unir a encenação teatral e transmitir nessa filmagem única, nesse teatrofilme, como o grupo chama o projeto.

Crítica | Medeia por Consuelo de Castro 1
Medeia por Consuelo Castro | Cia. BR 116 | Bete Coelho como Medeia

Mesmo com uma equipe reduzida a qualidade que entregam é espetacular. A combinação dos takes e o foco nas expressões dos atores trazem um toque especial, a escolha por ser em preto e branco também ajuda na ambientação, as cenas são minimalistas, para justamente trazer o foco para os atores e sua interpretação. As lágrimas, as expressões, os sons que acompanham as cenas, são esses detalhes que elevam ainda mais a qualidade.

A versão de Consuelo de Medeia traz um certo contorno político que não é visto na peça original, Medeia é não só uma feiticeira, mas também é uma transgressora que busca democracia e o direito das mulheres, que promove esse levante, que lidera, deixa de ser apenas a mulher apaixonada por Jasão, e toma uma proporção maior. O embate político de Jasão com Creonte, a loucura de Glauce e as motivações para cada um dos personagens vai se desenrolando em uma dança de intrigas e planos.  

Assim como as antigas tragédias o que não pode ser alterado no destino, as profecias que são proferidas e que sempre irão se realizar, de alguma maneira. Esse final imutável ganha ainda mais brilho com o final que temos em Medeia, que apesar de todo o infortúnio ainda se ergue e segue em frente.

Crítica | Medeia por Consuelo de Castro 2
Medeia por Consuelo Castro | Cia. BR 116 | Roberto Audio como Creonte e Flávio Rochaa como Jasão

É um teatrofilme cheio de sentimento e emoções, estão todas estampadas nas caras dos atores e chegam a ser viscerais. Bete Coelho, quem interpreta Medeia e dirige em conjunto com Gabriel Fernandes diz que: “Podemos ver na tela o cansaço, as olheiras que fizemos questão de não esconder. O desmedido. O acaso e o descaso. O suor lembrando que é teatro. Vemos uma trupe de atores se apropriar de uma tragédia que ainda é nossa: o poder infame e corrupto. Vemos uma mulher – com sua capacidade política, transgressora e intuitiva – sendo esmagada. Vemos, afinal, o início e fim de toda tragédia. Ações humanas sob o signo do sofrimento”.

Além de Bete Coelho como Medeia, o teatrofilme conta com Flávio Rochaa como Jasão, Roberto Audio como Creonte e Luiza Curvo como Glauce.

Essa experiência chega dia 09 de abril aos Super Lançamentos do Belas Artes à la Carte.

Nota do Thunder Wave
Nem filme, nem teatro, Medeia por Consuelo de Castro chega com o melhor dos dois mundos e com interpretações fantásticas consegue levar a sensação de estar no palco, junto com os atores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Nerd Social

Resenha | Livre – Cinquenta tons de liberdade pelos olhos de...

0
Reviva a sensualidade, o romance e o drama de Cinquenta tons de liberdade ― a história de amor que cativou milhões de leitores em todo o mundo ― a partir dos pensamentos, reflexões e sonhos de Christian Grey.

Siga nossas redes sociais

6,914FãsCurtir
2,953SeguidoresSeguir
4,250SeguidoresSeguir

O Senhor dos Anéis | Série Original Amazon tem data de...

0
A aguardada produção estreará exclusivamente no Prime Video em mais de 240 territórios e países

Falando de Roteiro

Thunder FIC´s | Fábrica de Ideias Cinemáticas é mais do que...

0
A FIC´s consegue juntar todos os mini cursos em um único, aprofundando não apenas a sua escrita, criatividade e profissionalismo, mas também o trabalho do roteirista como um formador de opinião.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Crítica | Medeia por Consuelo de Castro 14

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave