quarta-feira, 27, outubro, 2021

Crítica: Mindhunter- 1ª Temporada

Baseada no livro homônimo de John Douglas e Mark Olshaker, chega à Netflix a série Mindhunter. Narrando a vida do próprio John Douglas, aqui chamado de Holden Ford, a obra mostra sua experiência como consultor do FBI, que usava seus conhecimentos para traçar perfis que ajudavam na captura de serial Killers.

É sempre interessante ver algo que analisa a mente de serial killers e, sem dúvidas, esse é o maior atrativo de Mindhunter. Tanto a série quando a obra original, que se trata de uma biografia, usam casos reais investigados por Douglas e isso torna tudo ainda mais interessante.

Na trama, Holden Ford (Jonathan Groff) é um promissor agente do FBI que trabalha como negociador de reféns e está começando a se especializar na investigação da mente dos criminosos. A temporada acompanha seu desenvolvimento profissional e pessoal, enquanto mostra alguns dos casos reais que são relatados na obra original.

Crítica: Mindhunter- 1ª Temporada 1
Mindhunter | Imagem: Netfllix

Certamente o grande diferencial da produção é a falta de violência explícita. Mesmo se tratando de crimes visualmente chocantes, Mindhunter não mostra nada disso e relata os acontecimentos pesados apenas usando palavras e momentos mais obscuros.

David Fincher acertou nessa escolha, com uma ambientação mais escura e uma incrível sutileza nos relatos, a série consegue de fato se focar na mente dos assassinos. Entretanto, o que Fincher acerta nesse sentido não se estende em relação à construção do personagem principal. É compreensível que Ford cometa erros por estar no começo de sua carreira, porém o detetive tem uma inocência e uma insegurança que se tornam injustificáveis ao decorrer dos episódios, quando a carreira de Ford avança, mas sua personalidade não amadurece.

Fica claro que Mindhunter tenta tirar o foco do elenco masculino e essa é uma tentativa nobre, mas é exatamente o que atrapalha o protagonista. Enquanto os relatos do livro se passam em uma época em que mal existiam mulheres na polícia, a série insere duas mentes fortes na trama: Wendy (Anna Torv) e Debbie (Hannah Gross). As duas são muito bem encaixadas, com ênfase para Wendy, que se mostra uma personagem forte, decidida e bem resolvida profissionalmente, com interessantes pontos em sua vida pessoal. Já Debbie acaba batendo de frente com Ford, visto que ele constantemente precisa da ajuda dela em seus casos e é tão ofuscado por sua inteligência, que acaba sendo quase absurdo alguém tão inocente conseguir entender a mente de um serial killer.

Crítica: Mindhunter- 1ª Temporada 2
Anna Torv em Mindhunter | Imagem: Netflix

Há um elemento muito controverso na série, que possui uma grande fé em seu futuro e por isso acaba deixando muita coisa a ser resolvida. Cheia de detalhes aparentemente irrelevantes no momento, mas que futuramente poderão se mostrar importantes, a obra cai no problema de ter um futuro promissor, porém não agradar tanto em sua primeira temporada por deixar algumas subtramas não resolvidas. Um bom exemplo é o assassino que aparece no início de todos os episódio, apenas mostrando um pouco do cotidiano dele. Nada é dito sobre a importância desse personagem, que não é desenvolvido nem aproveitado nessa temporada, servindo apenas para aguçar a curiosidade, porém sendo facilmente esquecido ao longo do episódio.

Em sua primeira temporada, Mindhunter possui altos e baixos. Com uma narrativa mais parada e uma execução diferenciada, a série agrada em alguns aspectos, enquanto desagrada em outros. É uma produção que até compensa seu tempo, mas é aconselhável ver com calma e provavelmente irá agradar se for saboreado cada detalhe das tramas dos assassinatos.

Nota do Thunder Wave
Com altos e baixos, a primeira temporada de Mindhunter até consegue agradar, se for assistida com paciência e saboreando todos os detalhes dos casos narrados.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave