Em uma batalha do bem contra o mal, Nefarious conta a história de um psiquiatra que se depara com uma situação inesperada ao precisar encarar um demônio dentro da cadeia. O filme, que mescla suspense com terror, se passa em uma sala de uma penitenciária onde Edward Brady (Sean Patrick Flanery) precisa ser avaliado antes da execução da sua sentença acontecer.
Nefarious foca na discussão entre psiquiatra e condenado. Enquanto o Dr. James Martin (Jordan Belfi) tenta entender o que se passa na cabeça do serial killer Edward, uma estranha personalidade passa a se comunicar com o psiquiatra. Em um primeiro momento, James acredita ser uma expressão de múltiplas personalidades, mas pouco a pouco, Edward dá provas que fazem James acreditar que não é uma condição psiquiátrica, mas algo a mais e inexplicável para uma mente racional. Brady afirma ser um demônio que precisa de James para concluir parte de seus planos, que inclui o lançamento de um livro. A conversa que começa com um médico tentando compreender um paciente passa a ser uma batalha entre humano e o sobrenatural.
O conceito de luta entre o bem contra o mal já foi amplamente abordado pelas mais diversas mídias e formas, Nefarious tenta reformular essa temática e trazer um jogo mais psicológico do que um enfrentamento direto entre dois polos opostos. A ideia é interessante e a execução é simples, em um cenário que permite que o foco esteja na dupla e o seu embate, porém o roteiro se perde ao não conseguir explicar as motivações de cada um deles, não se aprofunda em nenhuma das linhas de raciocínio. Com um final aberto e que deixa muitos pontos sem explicação, Nefarious é um filme que tem um potencial muito bom e se perde em um roteiro fraco e sem muito apelo. Apesar de falar que é um filme com uma representação de possessão mais fiel, sem recorrer aos efeitos especiais exagerados e fora da realidade, faltam elementos para que Nefarious possa ser considerado uma obra de terror.

As atuações de Jordan Belfi e principalmente de Sean Patrick Flanery são o que fazem de Nefarious interessante. Sean consegue trazer nuances para seu personagem em extremidades diferentes, o que permite facilmente visualizar as mudanças entre o demônio e o humano. Essas diferenças em sua interpretação trazem uma riqueza que só um bom ator consegue transparecer.
Nefarious está disponível nos cinemas com distribuição da A2 Filmes.