A luta das mulheres por seus direitos é um assunto de conhecimento geral e, buscando explorar essa temática, o diretor Jay Roach (Trumbo – Lista negra) traz aos cinemas O escândalo, contando com participações de peso como Charlize Theron, Margot Robbie e Nicole Kidman em seu elenco.
A história talvez seja familiar, pois é baseada em uma história real, que aborda a queda do poderoso CEO e editor-chefe do conservador canal Fox News, Roger Ailes, interpretado brilhantemente pelo ator John Lithgow, após acusações de assédio sexual por parte de âncoras, repórteres e funcionárias do canal em meados de 2014. A proporção do caso se expandiu por ter sido divulgada no período das eleições presidenciais nos Estados Unidos, sendo o canal Fox News e o próprio Ailes, apoiadores do candidato republicano Donald Trump.
É muito interessante observar como o filme é narrado e roteirizado, mostrando o ponto de vista da pessoa que iniciou as acusações contra Roger Ailes, a repórter Gretchen Carlson (Kidman) e sua luta para derrubar o poderoso CEO sendo uma mulher e tendo que se esquivar do público que a acusava de mentir tais fatos. Com a filiação da popular âncora Megyn Kelly (Theron) e outras mulheres em apoio à Carlson, o caso se torna público e evidências caem nos noticiários, ponto onde clímax do longa começa a se desenrolar, sempre com uma visão bem feminista dos fatos. O filme também manifesta como a conservadora Fox News e seus acionistas majoritários, a família Murdoch, lidam com tal escândalo.
Apesar de apresentar bem os fatos e retratar o acontecimento principal, o longa sofre com a falta de aprofundamento no discorrer desse processo, que se trata de um assunto de extrema importância, o assédio sexual dentro do ambiente de trabalho, sendo o caso Roger Ailes um dos mais chocantes na época em que foi divulgado. Explorar mais profundamente esse caso abordado teria acrescentado mais corpo à obra, porém, apesar de um bom roteiro, há lacunas que talvez precisassem ser preenchidas para um melhor entendimento do caso.
O Escândalo estreia nos cinemas brasileiros no dia 16 de janeiro.