sábado, 16, outubro, 2021

Crítica | O Jardim Secreto de Mariana

Longa estreia no dia 30 de setembro, exclusivamente nos cinemas

O Jardim Secreto de Mariana, escrito e dirigido por Sérgio Rezende, estreia no dia 30 de setembro nos cinemas brasileiros. A trama mostra um período de separação, amadurecimento e reconstrução do romance entre Mariana (Andréia Horta) e João (Gustavo Vaz), um casal apaixonado que parece ter a vida perfeita. A relação entre os dois parece ser indestrutível, porém, eles começam a se desgastar pela impossibilidade de gerarem um filho e o que poderia ter sido resolvido com diálogo e compreensão de ambas as partes se torna um espaço tomado pela indiferença, mágoa e ressentimento. O casal de protagonistas termina de maneira traumática e as consequências para ambos são cicatrizes dolorosas na alma. De forma muito real e verdadeira, o longa trabalha as dores e os amores de se amar alguém. Num momento complicado pelo qual toda a humanidade passa, filmes que retratam os laços entre as pessoas se mostram cada vez mais essenciais. 

O longa tem um roteiro bem construído e conta uma trama muito interessante e nos faz questionar até onde iremos em busca de algo. É possível entender ambos os lados. De um lado, João, que se isola, se fecha, se distancia de Mariana, pois ele é estéril e não consegue dar para a esposa aquilo que ela tanto quer, um filho. Já Mariana, após a distância do marido, a frieza com que ele tem tratado ela, faz com que a protagonista procure outros meios de ter aquilo que ela quer, embora a culpa a persiga, ela vai assim mesmo. No entanto, pelo discurso da personagem, quando se trata de julgamento, ninguém estende a mão para  a mulher. Ambos erraram, mas ela foi mais apedrejada pelas críticas alheias de ter feito o que fez.

Começam as filmagens de O Jardim Secreto de Mariana - O Fuxico
Andréia Horta e Gustavo Vaz são Mariana e João / Reprodução

Após cinco anos de uma separação estressante, João decide partir numa longa jornada de bicicleta para reencontrar Mariana e convencê-la de que o romance nunca deveria ter acabado. Será que o amor resiste a tudo? Então, eles se reencontram e pouco a pouco se confrontam, se beijam, trocam confidências, procuram o caminho de volta de um para o outro e em meio a dor e a paixão intensa, eles tentam se conectar e consegue do jeito deles. É interessante ver como cada um seguiu em frente, entre os altos e baixos, eles se recuperaram, aprenderam, aceitaram e buscaram compreender o passado para que pudessem seguir em frente no presente.

Um dos personagem que tem uma breve passagem na trama diz que “Às vezes, para ter o bom, é preciso passar pelo que é ruim” e é algo que resume bem a essência da obra, O amor é posto em xeque e resiste, pois é um laço forte que mesmo com a mágoa e o ressentimento, sobrevive. Inspirado em um de seus documentários, “O Cinema É meu Jardim” (2004), Sergio Rezende contou com a parceria de sua filha, a escritora, poeta e editora de cinema Maria Rezende.

Às vezes, para ter o bom, é preciso passar pelo que é ruim

A trilha sonora está em harmonia com o longa. As atuações são impecáveis. A fotografia é bonita, porém os espaços que serviram de locação revelam a beleza natural do Brasil. O longa “O Jardim Secreto de Mariana” foi rodado ao longo de quatro semanas no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Além disso, o longa-metragem é dirigido e escrito pelo cineasta Sergio Rezende, conhecido por obras como “O Homem da Capa Preta”, “Guerra de Canudos” e “O Paciente – O Caso Tancredo Neves”. O filme tem produção da Arpoador Audiovisual e da Morena Filmes e coprodução da Globo Filmes. A distribuição é da H2O Films.

Nota do Thunder Wave
De forma muito real e verdadeira, o longa trabalha as dores e os amores de se amar alguém. O roteiro é bem amarrado, a direção soube como equilibrar o drama e o romance. Os atores atuaram com brilhantismo e souberam transmitir com verdade os altos e baixos de uma relação. Aqui, a ficção e a realidade andam de mãos dadas e esse longa é sim, uma ode ao amor que sobrevive as dificuldades da vida. Vale o entretenimento.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,960SeguidoresSeguir
4,239SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave