sábado, 19, junho, 2021

Resumo

O Mundo em Caos é um livro cheio de críticas a nossa realidade que ainda "grita" com meninos para que sejam homens e cala mulheres por desejarem pensar.

Resenha | O Mundo em Caos – Patrick Ness

O Mundo em Caos, de Patrick Ness, lançado pela editora Intrinseca, pode ser definido como um livro totalmente imersivo. Primeiro porque a edição é rica em sua qualidade gráfica e um papel que mostra o quanto a editora está trabalhando em não apenas manter, mas crescer em seus lançamentos.

Segundo, porque a tradução manteve os erros de língua, no caso a portuguesa no livro, desta maneira mantendo uma narrativa desesperadora e gritante de um personagem que não sabe falar e pensar direito.

Leia também: Crítica | Mundo em Caos

Este é um livro crítico onde a humanidade em um novo planeta parece ter regredido as piores partes de seu ser, ou melhor, ter mantido o que sempre teve de pior dentro de si, que é a aversão pelo diferente e principalmente o seu machismo. Aqui os homens possuem um “problema” que é chamado de Ruído, que nada mais é do que seus pensamentos que todos podem ver.

Tudo o que o homem pensa, todos acabam vendo, portanto mentir ou até mesmo saber o que é real, acaba sendo complicado. É interessante ver/ler, como Ness consegue transpor para as páginas a realidade do sexo masculino, como homens que falam sem pensar em suas consequências e que todos agora podem ver.

Este é um Ruído gritante como em nosso mundo, onde não paramos um minuto de falar e pensar as mais diversas besteiras, criando histórias em nossa mente que nem ao menos sabemos se é real, mas que acaba por se tornar a verdade para alguém. Em O Mundo em Caos, pensar é algo terrível, pois qualquer deslize pode significar – e significa – o motivo para trazer discórdia.

Além disso as mulheres não possuem o Ruído, ou seja, ninguém sabe ou sabia o que elas pensavam, pois como dito para o jovem Todd, todas morreram após a guerra.

Leia também: Resenha | Seja homem: a masculinidade desmascarada – JJ Bola

Um dos vários pontos positivos de O Mundo em Caos é perceber página por página como é simples e fácil regredir ao ponto da humanidade queimar livros, de assumir que uma criança vira homem antes dos 15 anos – e que homem é homem, portanto SEJA HOMEM – e que as “mocinhas” viram mulher para se tornarem mães e principalmente donas de casa.

Este é um livro crítico com reviravoltas e personagens cativantes que a todo instante nos fazem pensar se realmente saber o que uma pessoa pensa é tão importante assim, ou se, pararmos para pensar em antes de falar, não seria uma das melhores coisas a se fazer, antes de cometer qualquer besteira.

Também serve para ilustrar a forma como a sociedade ainda cala a boca das mulheres as mantendo em eterno silêncio e mesmo quando caladas, ainda são assombradas por homens que a acusam de não dizer o que pensam! É um livro que traz agonia e chegar ao seu fim é uma verdadeira jornada pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave