domingo, 14, agosto, 2022

Crítica | Paper Girls- 1ª Temporada

Apresentando uma trama simples, mas com várias camadas interessantes, Paper Girls usa a ficção para mostrar o crescimento e dilemas de quatro garotas totalmente diferentes, que são obrigadas a se unir por um bem maior.

Baseada nos quadrinhos homônimos escrito por Brian K. Vaughan e ilustrada por Cliff Chiang, Paper Girls é nova aposta original da Prime Video.

A trama um grupo de meninas, Erin (Riley Lai Nelet), Mac (Sofia Rosinsky), Tifanny (Camryn Jones) e K.J (Fina Strazza), que trabalham entregando jornal em 1988. Na manhã pós Halloween elas vivem um evento que irá mudar totalmente suas vidas: O céu começa a brilhar com luzes roxas como se o mundo estivesse acabando. Assustadas, elas correm em direção a casa de Erin, mas quando chegam lá encontram tudo diferente e uma mulher morando sozinha. De repente, Erin percebe que a mulher é ela mesma, mas adulta no futuro, em 2019. Sem saber o que está acontecendo, elas precisam desvendar esse mistério para poder voltar ao passado enquanto salvam o mundo do futuro.

O showrunner Christopher C. Rogers faz um trabalho interessante de adaptação, que promete agradar os fãs do quadrinho. Entretanto, a série não se passa na década de 80/90, como o início das HQ’s, rapidamente os acontecimentos são levados para o futuro. Em uma época onde produções que resgatam a nostalgia dessa época, parece uma escolha estranha, mas, segundo o próprio Rogers, o motivo é nobre, é evitar glorificar os anos 80 porque foi uma época difícil para muita gente, como a comunidade LGBTQI+.

Veja também: Resenha | Paper Girls – Brian K. Vaughan

Assim como na obra original, a série investe em representatividade, principalmente entre suas protagonistas. No auge de seus 12 anos, idade onde começam a entender seu lugar no mundo, as meninas formam um grupo eclético, com uma afrodescente, uma asiática, uma judia e uma “garota problema” que precisou se tornar forte por conta das dificéis condições de vida que teve. É interessante que, à sua maneira, elas são à frente do seu tempo mesmo antes de viajarem para o futuro, já que dominaram uma área de trabalho que era predominantemente masculina. A narrativa apresenta bem isso, mostrando o risco que correm e as medidas de segurança que precisam tomar para não serem abusadas em seu horário de serviço.

Crítica | Paper Girls- 1ª Temporada 1
Paper Girls/ Imagem: Amazon Prime Video

Apresentando uma trama simples, mas com várias camadas interessantes, Paper Girls usa a ficção para mostrar o crescimento e dilemas de quatro garotas totalmente diferentes, que são obrigadas a se unir por um bem maior. Colocando cada adolescente para conhecer seu “futuro eu”, a produção se torna um grande ensinamento psicológico, colocando em contraste direto os sonhos de infância com a realidade que o mundo te força a tornar e levanta a questão de quando as decisão começam a cobrar um preço caro a cada erro.

O elenco representa muito bem esses dilemas, dando vida aos personagens bem formatados no roteiro. O núcleo infantil faz um trabalho incrível de atuação, chegando a ofuscar as versões adultas em vários momentos. Elas carregam todos os acontecimentos mais dramáticos da trama com maestria, se destacando pela qualidade de atuação. Já o núcleo de apoio, que conta com “mocinhos” e “vilões” e algumas versões adultas que mudam conforme a história anda, não deixa nada a desejar, dando o apoio necessário para as cenas e entregando um belo serviço.

Paper Girls é uma série que agradará a todos os públicos, por abordar de forma inteligente como cada personagem é no passado e o que eles se tornarão no futuro, sem cair nas armadilhas cômicas e cheias de clichês com obras que seguem o mesmo tema.

Os 8 episódios da 1ª temporada de Paper Girls estreiam em 29 de julho no Amazon Prime Video.

Nota do Thunder Wave
Apresentando uma trama simples, mas com várias camadas interessantes, Paper Girls usa a ficção para mostrar o crescimento e dilemas de quatro garotas totalmente diferentes, que são obrigadas a se unir por um bem maior.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,977SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
Crítica | Paper Girls- 1ª TemporadaApresentando uma trama simples, mas com várias camadas interessantes, Paper Girls usa a ficção para mostrar o crescimento e dilemas de quatro garotas totalmente diferentes, que são obrigadas a se unir por um bem maior.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave