sexta-feira, 27, maio, 2022

Crítica | Quem tem medo?

Quem tem medo? de Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, é um documentário filmado desde 2017 e acompanha diversos artistas e performers que foram censurados e como esse processo ainda ganhou mais força com as eleições de 2018.

Em 2017 um dos assuntos que foi muito falado foi a exposição que ocorreu no museu do MAM, em São Paulo, onde um vídeo de uma criança tocando um homem nu foi amplamente divulgado e condenado pelas camadas conservadoras da sociedade. O artista Wagner Schwartz, responsável pela performance “La Bête” que causou toda essa polêmica é um dos muitos artistas que relatam como sua arte foi influenciada de maneira direta pela ascensão conservadora e violenta da sociedade.

Crítica | Quem tem medo? 1
La Bête | Wagner Schwartz

O documentário ressalta vários casos de censura que foram disfarçados com o nome de “curadoria”. Diversos artistas também sofreram com os mais diversos tipos de violência e assédio, sendo perseguidos e ameaçados nas redes sociais e juridicamente. A apresentação da peça “O evangelho segundo Jesus, Rainha do céu” foi cancelada por apresentar a atriz travesti Renata Carvalho no papel principal.

Além de mostrar a verdade e frustração de artistas e equipe, o documentário é uma forma de resistência e de denúncia contra a proibição da arte. De um sistema que tenta cortar a construção do pensamento crítico e diferente da sua bolha, que tenta excluir o que não concordam e que não consideram como “normal”. É um retrato visceral de um Brasil que estava começando a ser tomado por uma onda conservadora e reacionária e que culmina no que estamos vivendo atualmente.

Crítica | Quem tem medo? 2
Quem tem medo? | Divulgação

Henrique Zanoni ressalta o crescimento da censura: “de acordo com a plataforma MOBILE, de 2016 a 2018 foram 16 casos de censura; já nos três primeiros anos do Governo Bolsonaro, o número explodiu para 211 casos, sendo 72% realizados pelo poder executivo federal.

Quem tem medo? é um documentário necessário e que mostra de forma sincera o que aconteceu por trás dos casos de censura de tantas manifestações artísticas, o sentimento dos artistas. Mais que um documentário, é um retrato que irá nos ajudar a entender a atualidade e uma referência para entender o Brasil no futuro.

Nota do Thunder Wave
"Quem tem Medo?" é um documentário que mostra a censura sofrida pela arte e seus desdobramentos. Visceral, deixando um amargo na boca, leva a pensar sobre a situação que se reflete no Brasil atual.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
"Quem tem Medo?" é um documentário que mostra a censura sofrida pela arte e seus desdobramentos. Visceral, deixando um amargo na boca, leva a pensar sobre a situação que se reflete no Brasil atual. Crítica | Quem tem medo?
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave