Quem tem medo? de Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, é um documentário filmado desde 2017 e acompanha diversos artistas e performers que foram censurados e como esse processo ainda ganhou mais força com as eleições de 2018.
Em 2017 um dos assuntos que foi muito falado foi a exposição que ocorreu no museu do MAM, em São Paulo, onde um vídeo de uma criança tocando um homem nu foi amplamente divulgado e condenado pelas camadas conservadoras da sociedade. O artista Wagner Schwartz, responsável pela performance “La Bête” que causou toda essa polêmica é um dos muitos artistas que relatam como sua arte foi influenciada de maneira direta pela ascensão conservadora e violenta da sociedade.

O documentário ressalta vários casos de censura que foram disfarçados com o nome de “curadoria”. Diversos artistas também sofreram com os mais diversos tipos de violência e assédio, sendo perseguidos e ameaçados nas redes sociais e juridicamente. A apresentação da peça “O evangelho segundo Jesus, Rainha do céu” foi cancelada por apresentar a atriz travesti Renata Carvalho no papel principal.
Além de mostrar a verdade e frustração de artistas e equipe, o documentário é uma forma de resistência e de denúncia contra a proibição da arte. De um sistema que tenta cortar a construção do pensamento crítico e diferente da sua bolha, que tenta excluir o que não concordam e que não consideram como “normal”. É um retrato visceral de um Brasil que estava começando a ser tomado por uma onda conservadora e reacionária e que culmina no que estamos vivendo atualmente.

Henrique Zanoni ressalta o crescimento da censura: “de acordo com a plataforma MOBILE, de 2016 a 2018 foram 16 casos de censura; já nos três primeiros anos do Governo Bolsonaro, o número explodiu para 211 casos, sendo 72% realizados pelo poder executivo federal.
Quem tem medo? é um documentário necessário e que mostra de forma sincera o que aconteceu por trás dos casos de censura de tantas manifestações artísticas, o sentimento dos artistas. Mais que um documentário, é um retrato que irá nos ajudar a entender a atualidade e uma referência para entender o Brasil no futuro.