quarta-feira, 27, outubro, 2021

Crítica | Rindo à Toa – Humor sem Limites

Por Tâmara Yumi

No novo documentário Rindo à Toa – Humor sem Limites, com direção de Claudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga, acompanhamos a trajetória do humor no Brasil até os dias atuais.

A comédia fortemente enfrentada pela censura volta a aparecer com mais força com o início da queda da Ditadura Militar, principalmente através de publicações como O Planeta Diário e o Casseta Popular, que apresentavam um humor gráfico e escancarado em suas páginas, causando não só o riso como também o choque de parte do público.

Esses dois viriam a se unir e fundar o tão conhecido Casseta & Planeta, com o Almanaque Casseta Popular, e expandindo seu público com músicas e esquetes, antes de chegarem a TV, com o programa Casseta & Planeta, Urgente! que foi televisionado de 1992 a 2010.

Ainda no meio impresso temos a presença de cartunistas como Laerte e Angeli que marcaram a época com charges e quadrinhos como Chiclete com Banana, Piratas do Tietê e Los 3 Amigos.

Também acompanhamos a saudosa TV Pirata, que era voltada a uma comédia de bordão e de estereótipo, com influência de programas como os estadunidenses Monty Python e Satuday Night Live.

Passamos pela mudança do tipo de humor empregado nos programas, até o mais recente abordado pelo longa, Hermes e Renato da MTV, com uma combinação de sátira com humor negro em seus esquetes, vindo de uma brincadeira entre um grupo de amigos e sem pretensão nenhuma, abrindo portas para uma nova geração de humoristas.

Qual será o futuro da comédia? O politicamente correto é um termo que está muito presente tanto para os humoristas antigos quanto os mais novos, e as implicâncias que isso terá daqui para frente é algo que fica solto no ar e com algumas reflexões de alguns dos entrevistados.

Rindo à Toa – Humor sem Limites nos dá um panorama da comédia brasileira e seus caminhos até os anos 2000. Sendo uma produção da Globo Filmes, ele deixa de lado alguns nomes da comédia como Jô Soares, Dercy Gonçalves e Carlos Alberto de Nóbrega, fazendo com quê parte da história da comédia do Brasil seja deixada de lado. Ainda assim é um documentário para quem quer entender mais sobre esse gênero no Brasil e reviver um pouco dessa época.

Nota: 2,5

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave