terça-feira, 27, julho, 2021
InícioFilmesAnimaçõesCrítica | Sapatinho Vermelho e os Sete Anões

Crítica | Sapatinho Vermelho e os Sete Anões

A releitura moderna do clássico conto de fadas alemão dos Irmãos Grimm é uma comédia de animação cheia de romance e ação, que vai mostrar a aparência não é tudo

O clássico conto de fadas “Branca de Neve e os sete anões”, ganhou uma versão dos  mesmos criadores de “Frozen – Uma Aventura Congelante” e “Operação Big Hero”. O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 31 de dezembro. Antes de qualquer coisa, é preciso salientar que o filme traz uma mensagem e nos propõe um desafio que é discutir temas como a importância da aparência, a superficialidade das relações interpessoais, beleza interior e autoconfiança.

Paris Filmes divulga trailer dublado de Sapatinho Vermelho e os Sete Anões
Dirigido por Sungho Hong, que também escreveu o enredo original, o filme também conta com Jim Kim atuou em projetos como “Big Hero” e “Frozen” / Reprodução

O longa já teria sido lançado se não estivesse envolvido numa polêmica. A razão? O “antes e depois” da princesa que ora aparece gorda, ora magra. O filme é um projeto da Locus Creative Studios, da Coreia do Sul e de acordo com a sinopse, a princesa embarca em uma jornada para encontrar o seu pai que está perdido, mas ao longo da história aprende a se aceitar e se amar do jeito que ela é, descobrindo que a beleza verdadeira vem de dentro pra fora. No entanto, é possível se sentir constrangido no início do filme e dá a entender que o longa promove gordofobia e, por isso, precisamos falar disso.

Pela frase no banner ” Se a Branca de Neve não fosse linda e os sete anões não tão baixos?”, percebe o que a frase quer dizer? Para ser uma princesa é necessário ser magra, alta e linda? Não. A beleza não é um conceito padrão. Pelo menos não deveria ser. E na realidade em que estamos, muita gente ainda se importa com a aparência. A prova disso são os anões que focam tanto na boa aparência e se esquecem que o importante é o caráter.

Crítica | Sapatinho Vermelho e os Sete Anões 1
Como mostra o cartaz, ora a Branca de Neve aparece magra, ora gorda. Foto: Reprodução Youtube

Os anões na verdade são príncipes amaldiçoados por uma fada que eles julgam estar fora dos padrões de beleza, para eles ela é feia. Eles a atacaram devido a aparência dela e em resposta ela os amaldiçoou, eles ficam verdes, baixinhos e não tão bonitos e o feitiço será quebrado se eles encontrarem alguém que os ame pelo o que são, um beijo de amor verdadeiro. E quando eles veem a Branca de Neve, enxergam nela uma chance de quebrar a magia. Ela é bonita, muito bonita. Mas eles desconhecem que essa mulher bela e magra é devido a um par de sapatos vermelhos que dá aquele que o calça o que mais deseja. Esses sapatinhos são da madrasta de Branca de Neve, que os possui para ser sempre bela e jovem e que sai em busca da garota para recuperar os sapatinhos.

Merlim é o protagonista masculino. Ele se encanta muito mais que os outros pela Sapatinho Vermelho que no decorrer do filme, percebemos que a moça também acaba se apaixonando por ele. No entanto, percebemos que ele ama a beleza dela, e não o ser que ela é. E por mais que ela goste do seu “eu”, ela acredita que os anões só a ajudarão se ela for bonita. Eles até se beijam, mas ele não tem o feitiço quebrado porque ainda tem a vaidade dentro de si e ele não percebe que o que precisa mudar é dentro dele, o coração dele. E a mensagem é a seguinte: precisamos nos amar do jeito que somos e ver no outro o seu interior, o seu caráter. A beleza é um atrativo, mas o que realmente importa é o coração.

A reviravolta do filme acontece quando Merlim vê a verdadeira Branca de Neve e ele parece não gostar do que vê. Por mais gentil, maravilhosa, bondosa que ela seja, todas essas qualidades estão camufladas por uma aparência mais “cheinha” na visão dele. Ele não snte e não enxerga o que de bom tem dentro dela. E a partir do momento que ela decide assumir o seu verdadeiro eu, a sua verdadeira aparência, ela mostra que é possível ser aceita por quem é. A beleza está nas nossas ações, nas nossas atitudes e sim, a protagonista é sim uma linda personagem. É graciosa, é corajosa, gentil, tem muitas qualidades importantes e que devem ser levadas em conta por quem assiste. Essa é uma princesa que precisa ser popularizada. Não existe apenas um jeito de ser bonito.

E vemos outro personagem superando seus preconceitos. Merlim, que decidiu ir embora, volta, pois ele percebe que a garota é sim linda e que merece ser aceita por quem realmente é. A Branca de Neve ama o Merlim, não o príncipe que ele pode ser, bonito, alto, etc. E ele agora entende que independente da aparência é por ela que ele está disposto a lutar, a magia se quebra e vemos que é possível sim, ser amado pelo o que realmente somos.

O longa tem algumas falhas, cenas que não deveriam estar lá e a trilha sonora que poderia ser mais caprichada. No entanto, consegue passar a mensagem de aceitação, respeito, coragem, superação. É importante falar sobre temas como esse numa sociedade de valores tão líquidos. O roteiro traz uma pegada diferente na trama já conhecida e faz com que a gente observe mais.

Nota do Thunder Wave
Uma animação visualmente bonita e bem produzida, e talvez o maior trunfo seja justamente a forma que eles passam a mensagem acerca da aparência e da importância da beleza. Sim, é uma trama clichê, mas a forma que os personagens interagem de uma forma muito mais honesta e real que as animações familiares recentes. Vale a pena conferir. Diversão para a família toda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,914FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,251SeguidoresSeguir

Resenha | Era uma vez em Hollywood – Quentin Tarantino

0
Era uma vez em Hollywood foi lançado pela Editora Intrínseca em formatinho, dando ao leitor uma forma diferente de se ler, como os famosos livros de bolso do século passado, com páginas maleáveis e que você pode levar para onde quiser.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Crítica | Sapatinho Vermelho e os Sete Anões 7

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave