O universo de Harry Potter é rico e cheio de nuances, tramas e subtramas que podem render bons frutos aos fãs e também à Warner, detentora dos diretos de exibição de todo o mundo mágico criado por J. K. Rowling. Após uma década publicando livros e mais outra produzindo e lançando filmes, a saga Harry Potter é uma das mais lucrativas de todo o mundo.

Lógico que para entender todo o universo de Potter, é obrigatório a leitura dos sete livros e mais alguns artigos que estão postados na rede mundial de computadores. Ou, ir direto à fonte: fazer uma pergunta para a criadora de todo esse mundo mágico e torcer bastante para que sua pergunta seja escolhida e respondida pela escritora.

Há um tempo, rolaram alguns boatos em fóruns de debates e grupos ligados a Potter, de que a Netflix estaria interessada em produzir um seriado sobre a história dos Marotos, grupo de amigos formado por Remo Lupin, Pedro Pettigrew, Tiago Potter e Sirius Black, pai e padrinho de Harry, respectivamente. Mas tudo não passou de meros boatos, pois sabemos, como foi dito no início desse texto, que a Warner Bros. detém todos os direitos de produção bem como reprodução de qualquer tema ligado a Harry Potter.

Mas uma produtora italiana, a Tryangle Films, chamou a atenção do mundo inteiro e quebrou esse protocolo e na cara, coragem e amor pela saga, resolveu produzir um filme contando mais sobre a origem do herdeiro de Salazar Sonserina, Tom Marvolo Riddle, mais conhecido como Lord Voldemort. Quando essa notícia estourou, a internet quase quebrou por saber que a tal produtora, estava preparando um material sobre um dos maiores vilões de todos os tempos.

Engraçado que a forma com que a notícia fora dada, foi de maneira interessante: um teaser havia sido publicado no canal do YouTube da produtora e logo, viralizou. E chamou a atenção de Rowling e da Warner, que prontamente deu seu aval para que o filme continuasse a ser produzido e lançado, com a única e exclusiva intenção de não ser monetizado – para quem não sabe, vídeos no YouTube podem ser monetizados, ou seja, o dono do tal vídeo/canal, pode ganhar dinheiro com exibição ou com o número de inscritos.

O filme tem pouco mais de 50 minutos e já começa com duelos e efeitos especiais de tirar o fôlego. Aliás, por ser uma produtora independente, a Tryangle Films fez com que os efeitos especiais fossem os mais realistas possíveis. E convenceu. Convenceu também a riqueza de detalhes que os cenários apresentaram, os figurinos e a caracterizações de todo o elenco, bem como a atuação do mesmo. Aliás, destaque para a belíssima atuação do ator Stefano Rossi, que interpreta o protagonista.

A trama se passa na reta final do último período letivo de Tom Riddle e o mesmo, possui três outros amigos, um de cada casa de Hogwarts: a grifinória Grisha McLaggen (Aurora Moroni), o corvino Wiglaf Sigurdsson (Andrea Baglio) e o lufano Lazarus Smith (Andrea Bonfanti). Eles são os herdeiros de suas respectivas casas, mas são normais como qualquer outro bruxo.

Quem narra toda a história, é uma Grisha (Maddalena Orcali) adulta e apresentada como uma auror britânica. Ela está em busca de uma possível horcrux criada por Voldemort, que mesmo jovem, já sabia como criá-la e estava em busca de objetos para depositar partes de sua alma. A auror é capturada pelo departamento de aurores soviéticos e estando sob custódia, é interrogada pelo General Makarov (Alessio Dalla Costa), chefe desse departamento, com a ajuda de Veritasserum, poção da verdade injetada intravenosamente.

Sob o efeito da poção, a mulher relata todos os passos de Riddle, atitudes, como ele deu sua transformação e como aconteceu alguns de seus crimes. Entre flashbacks e tempo atual, a trama se desenvolve a partir dos relatos escritos por Rowling no sexto livro da saga, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, onde no filme homônimo, deixou a desejar uma das melhores partes da trama, que diz respeito sobre o passado do bruxo.

O castelo de Hogwarts fora muito bem reproduzido, exatamente como nos foi apresentado nos filmes de Potter. Alvo Dumbledore, Armando Dippet, ex-professor e ex-diretor da escola de magia na época de Riddle, e Grindelwald, são citados na trama. Aliás, esse último, nos é apresentado como um dos bruxos mais perigosos do mundo – faz jus ao que lemos em Relíquias da Morte e vimos e veremos em Animais Fantásticos.

Vale ressaltar, que a história é apenas uma ficção e o objetivo, não é compará-la com o que Rowling escreveu ou a Warner produziu. Embora, haverá comparações e comentários do tipo, ausência de Dumbledore, apesar da citação, ou então, a não citação e o não aparecimento de Belatriz Lestrange, por exemplo. É claro que nenhum dos personagens que representam os herdeiros das casas de Hogwarts, existiram, nem Voldemort fez amizade com nenhum outro aluno que não fosse da Sonserina.

Aliás, amizade não era bem o forte do jovem Tom Riddle. Ele estava mais interessado em ser um líder, recrutar pessoas leais, extinguir de uma vez por todas, os bruxos que não eram de sangue puro e óbvio, alcançar a imortalidade e o poder absoluto. Tudo o que fora retratado no filme, diz respeito ao título que Riddle carregava desde seu nascimento: herdeiro de Salazar Sonserina. Quem for assistir, vai entender do que se trata e como fora retratado a história do bruxo.

Todo o roteiro, que é incrível, alinhado a uma trilha sonora perfeita, faz de Voldemort: A Origem do Herdeiro, um frescor para os fãs da saga e para aqueles que pertencem e/ou se afeiçoam a casa de Sonserina. Foi feito de fãs para fãs, sem possuir nenhum vínculo com a Warner Bros. e/ou J. K. Rowling. Mas bem que poderiam ter, pois é tão bom quanto assistir qualquer filme ou ler qualquer livro sobre Harry Potter.

Citações a feitos antigos que lemos nos livros da saga, elementos e também, a aparição e a retratação fiel ao assassinato de Hepzibah Smith, bruxa e herdeira direta de Helga Hufflepuff, fundadora da casa de Lufa-Lufa, como se deu a investigação da morte da bruxa e também, confissão de sua elfa doméstica… tudo isso é mostrado com muita perfeição. Entrementes, é bom ficar de olho na Tryangle Films, pois a mesma nos trará grandes novidades.

Inimigos do herdeiro, cuidado…

 

Veredito
Nota do Thunder Wave
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here