Os cursos do mês de setembro do Projeto E-Criativo, iniciativa que visa desenvolver a cadeia produtiva da economia criativa no Vale do Paraíba e fomentar o empreendedorismo de profissionais nesse segmento, já estão com as inscrições abertas. Nessa próxima etapa, estão previstos os cursos de Produção Audiovisual – Módulo Produção, Gestão de Empreendimentos Artesanais e Mecanismos para Captação de Recursos por Meio de Incentivos Fiscais (Cultura, Esportes e Sociais). A participação é gratuita, com aulas 100% online e em tempo real.
O principal objetivo dos cursos oferecidos pelo Projeto E-Criativo é proporcionar aos participantes bagagem teórica, repertório profissional e vivência prática com especialistas renomados, referências em suas áreas de atuação. Podem participar artistas, produtores, gestores culturais, empreendedores criativos e todos os demais interessados nos respectivos temas. Visando o aprofundamento de conteúdo e a interatividade com os participantes, as atividades têm vagas limitadas. Os participantes serão selecionados por meio da inscrição online.
“É uma excelente oportunidade para aqueles que enxergam o seu potencial e o seu talento criativo para se desenvolverem profissionalmente na área, mas não se sentem preparados para os desafios que é empreender na área ou prestar serviços com excelência para o mercado criativo no Brasil”, explica Eduardo Pane, coordenador geral do projeto. “Nosso objetivo é multiplicar conhecimentos sobre gestão e produção no setor criativo para um número cada vez maior de pessoas e assim contribuir com o desenvolvimento de todo o setor, que tem grande potencial de crescimento com a retomada pós-pandemia e remunerações acima da média nacional”, reforça Pane.
Programação
As aulas de Produção Audiovisual – Módulo Produção têm como facilitador Bruce Willian, artista digital, filmaker, professor de arte e músico. O profissional abordará, em suas aulas, temas como a operação de câmeras e equipamentos de cinema e vídeo, aparelhos de iluminação, sonorização e edição, contemplando noções de elaboração de roteiros e composições de equipes para produção de documentários e vídeos para cinema, televisão e meios digitais. Com recursos básicos, um celular na mão ou uma câmera simples, o participante aprenderá a produzir conteúdo audiovisual de qualidade profissional.
Já o curso de Gestão de Empreendimentos Artesanais, é destinado a artesãos e traz como facilitadora Rose Meusburger. A profissional é idealizadora do canal no Youtube – Elaborando Projetos e habilitada pelo Ministério da Cultura e pela Universidade Nacional de Córdoba em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos. As aulas levarão os participantes a entender a diferença entre artesanato, arte, faça você mesmo e trabalho manual; conhecer e entender a base conceitual do artesanato brasileiro; saber o que é PAB e sua representação no Estado; conhecer as possibilidades de desenvolvimento profissional; aprender noções de empreendedorismo e mercado e, além disso, a montar um plano de negócios e planejamento das atividades como artesãos.
Por fim, o Projeto E-Criativo realiza três cursos distintos sobre Mecanismos para Captação de Recursos por Meio de Incentivos Fiscais, que contarão com palestrantes, datas e horários diferentes. É possível escolher o tema que mais se adequa a sua realidade ou se inscrever em todos:
No curso sobre Incentivos Federais à Cultura, a facilitadora será Daniele Torres, Museóloga, pós-graduada em História da Arte, Gestão Cultural e Comunicação Empresarial. A profissional é especialista em leis de incentivo e captação de recursos e atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais.
Já Anderson Rubinatto, facilitador no curso sobre Incentivos Federais nos Esportes, é Administrador de Empresas e Especialista em Gestão de Projetos Esportivos realizados com incentivo fiscal. Atualmente faz captações de Patrocínio e Gerência Projetos para a Sportpromotion Marketing Esportivo empresa com mais de 3 décadas e que atualmente possui os direitos das principais competições do Futebol Brasileiro. Além disso, tem experiência na construção de parcerias para a produção de eventos esportivos com Confederações e Federações de diversas modalidades e órgãos estatais de fomento ao esporte, tendo sido Diretor e consultor da CBT – Confederação Brasileira de Tênis.
O curso de Incentivos Federais Sociais (FIA/Idoso) será ministrado por Wanderson Souza, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Bacharel em Relações Públicas Internacionais pela Universidade de São Paulo. É sócio-diretor da Nexo Investimento Social e responsável pela área de consultoria e atendimento a investidores sociais, acumulando experiência relevante na área de investimento social, gerenciamento de projetos e gestão do terceiro setor. A Nexo trabalha com mais de 120 organizações sociais de 16 estados brasileiros e é especialista em incentivos fiscais.
O projeto E-Criativo é realizado por meio do Programa de Ação Cultural São Paulo (PROAC), Governo de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Gestamp, fabricante de estampados e componentes metálicos; apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau); e produção do Grupo Univers, empresa especializada em comunicação e responsabilidade social corporativa.