Dia das Mães | Executivas conciliam trabalho com a maternidade

Mães executivas falam dos desafios superados e dão dicas para as mulheres que buscam formas de conciliar a maternidade e o home office.

0
1926

Para celebrar o Dia das Mães, que esse ano acontece no dia 9 de maio, perguntamos para as executivas que trabalham nas empresas atendidas pela Sing Comunicação, quais estão sendo os maiores desafios de trabalhar em casa e conciliar o home office com filhos e demais tarefas do dia a dia.

Entre as executivas  estão Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil; Dra. Camila Morais Leite, sócia coordenadora do setor Tributário, do Marcelo Tostes Advogados; e Nadia Guimarães, diretora acadêmica do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e COO do Grupo Daryus.

Elas vivem em reuniões, são executivas e adoram fechar um negócio, além de cuidar dos filhos. Confira abaixo o depoimento das executivas:

Caroline Raimundo

Dia das Mães | Executivas conciliam trabalho com a maternidade 1
Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil

Head de Marketing da Acer Brasil, tem dois filhos: Luca (8 anos) e Fiorela (6 anos). Para conciliar o trabalho e o cuidado com os filhos em fase de alfabetização, durante a pandemia, Caroline se organizou: “Transformei a mesa da cozinha em um grande coworking onde eu e meu filhos passamos parte do dia juntos, eu trabalhando e eles estudando.

E, sempre que há dúvidas nas tarefas da escola, levantam a mão e eu vou ajudá-los. Aprendi a ter horário para conectar e para desconectar e entendi que não é errado focar em outras atividades da vida pessoal e buscar maior equilíbrio durante este momento. Quando sabemos quando colocar e cumprir os horários, todos entendem e te seguem como exemplo”.

Camila Morais Leite

Dia das Mães | Executivas conciliam trabalho com a maternidade 2
Camila Morais Leite – Sócia Coordenadora da área de Direito Tributário e LGPD do MTostes

A advogada Dra. Camila Morais Leite é sócia coordenadora do setor Tributário, do Marcelo Tostes Advogados. Formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, tem Pós-graduação em Direito Tributário pelo Centro de Estudos na área Jurídica Federal (CEAJUFE) e é especialista em Direito Tributário Internacional pela Universidade Austral (Buenos Aires). Neste Dia das Mães, Dra. Camila relata um pouco da experiência de conciliar a vida profissional e pessoal.

“O desafio hoje é chegar em casa e deixar de lado as preocupações profissionais. O tempo com meus filhos precisa ser qualitativo. Fui me policiando até atingir essa consciência e percebo o quanto meus filhos se sentem seguros quando estou 100% dedicada a eles. Por muito tempo, me senti culpada em sair de casa e deixá-los com a babá. Aos poucos, fui percebendo que o mais relevante na relação mãe e filho não é necessariamente o tempo que passamos juntos, mas a cumplicidade e segurança que é construída. Mesmo trabalhando fora, estipulei que estaria presente no almoço, no banho. Tudo isso gera a sensação de acolhimento e confiança.

Além disso, considero muito importante o diálogo franco sobre a importância do meu trabalho, de modo que eles percebam desde cedo que essa rotina é normal e que meu ofício pode ser equilibrado com nossa vida familiar, sem nenhum prejuízo ao desenvolvimento deles.

Para as novas mamães, a Dra. Camila também deixa suas dicas. “Minha dica é que não se cobrem tanto. Nesse cenário em que os lares foram invadidos pelo trabalho e pela escola dos filhos, as mães ficaram ainda mais sobrecarregadas. Para mantermos a sanidade mental, algumas renúncias precisam ser feitas e o radicalismo precisa dar lugar à flexibilização das regras no ambiente familiar. No meu caso, eu abri mão da disciplina exagerada em relação à alimentação dos meus filhos e o tempo de exposição às telas. Se eu disser que isso me deixa tranquila, estarei mentindo.

Mas foi a forma que encontrei para aliviar as tensões que a ausência de convívio físico com os amiguinhos provoca nessa fase da primeira infância. Se não é fácil para nós adultos, imagina para nossas crianças.

Portanto, mesmo enfrentando esse caos doméstico quase inconciliável com as exigências profissionais que nos são impostas, é importantíssimo que observemos o comportamento de nossos filhos e tentemos minimizar ao máximo esse triste impacto da não socialização, pois, embora todos estejam se adaptando, nós somos os adultos da relação. Força mamães, tudo isso vai passar e seremos sobreviventes mais empáticas e profissionais mais resilientes!

Nadia Guimarães

Dia das Mães | Executivas conciliam trabalho com a maternidade 3
Nadia Guimarães- Diretora Acadêmica do IDESP e COO do Grupo Daryus

Nadia Guimarães, diretora acadêmica do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e COO do Grupo Daryus, possui 30 anos de experiência nas áreas de TI, gestão empresarial, marketing e de pessoas. Ela divide o tempo entre o trabalho e a família. “Costumo dizer que uma vez empresária sua vida profissional e pessoal às vezes é uma só, mas sempre tento manter uma rotina saudável tanto no ambiente de trabalho quanto familiar”. A executiva é mãe de dois filhos, um de 15 anos e outra de 21 anos e é casada há 22 anos e se orgulha da família que formou. Nas horas vagas, Nadia não dispensa um momento com a família e aproveita para contemplar a natureza.

“Faz bem para alma e renova as energias”. Nadia foi mãe aos 23 anos e aos 28 anos estava grávida do segundo filho. Neste mesmo período acontecia o nascimento do Grupo Daryus e o encerramento do seu mestrado. “Sempre deixei claro para minha família que trabalho e estudos são uma estrada para vida toda e que filhos só somam nessa estrada.  Mantemos uma agenda familiar de almoço aos fins de semana e filmes e seriados na semana para ficamos juntinhos”.

Para executiva, no ambiente de casa é necessário seguir a mesma dinâmica do escritório. “Você tem que possuir uma agenda para as atividades, considerando os afazeres domésticos, trabalho e lazer com a família”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui