Doctor Who Clássico
Doctor Who Clássico

Para comemorar os 50 anos de Doctor Who, vamos falar um pouco sobre os Doctors da série clássica.

spoilers*Pode conter Spoilers*
Doctor Who é um extraterreste do planeta Gallifrey que viaja para a Terra em sua nave, que é uma cabine telefônica Azul, estilo 1960, que é bem maior por dentro. Mais tarde tem-se o conhecimento que ele é o Senhor dos Tempos (The Time Lord). A série clássica tem 26 temporadas, que são divididas em arcos, em torno de 155 arcos, dando um total de 700 e poucos episódios, sendo o último da série clássica exibido em 06.12.1989.

Vamos falar um pouco também dos acompanhantes do Doctor Who

 

 

willian hartnell
Willian Hartnell
Doctor-Ian-Barbara e Suzan
Doctor-Ian-Barbara e Suzan

 

 

 

 

 

 

 

Doctor Who foi ao ar, pela BBC1, pela primeira vez em 23.11.1963, tendo como primeiro Doctor, William Hartnell, que ficou de 1963 a 1966. O Doctor era mais velho, com muita inteligência, excentrico, com ar de superioridade, teimoso e com um passado omisso. Tinha uma neta, Suzan Foreman (Carole Ann Ford), muito chata por sinal, que depois de alguns episódios sai de cena (graças aos céus) e não se fala mais nela. Os acompanhantes do Doctor são os professores de Suzan, Ian Chesterton (William Russell) e Barbara Wright (Jacqueline HiIl). Depois de algum tempo, os acompanhantes mudam, entre eles, Vicki (Maureen O’Brien), Polly (Anneke Wills) e Ben (Michael Craze). Como todos já sabem, a regeneração do Doctor foi criada em virtude do estado de saúde de Hartnell, que o fez abandonar a série. Foi o primeiro a enfrentar os Daleks.

Traço Marcante: Bengala.

 

Patrick Troughton
Patrick Troughton

Segundo Doctor, Patrick Troughtonficou de 1966 a1969. Nessa regeneração, o Doctor ficou um pouco mais bondoso, menos manipulador e com um pouco de bom humor. Tendo como acompanhantes, Jamie McCrimmon (Frazer Hines), Zoe Heriot (Wendy Padbury), o Brigadeiro Lethbridge-Stewart (Nicholas Courtney). Foi introduzido o Cyberman (muito esquisito, mas devemos lembrar que os efeitos dos anos 60 não eram muito bons) e a chave sônica. Ficou três anos, e segundo informações, foi ele que introduziu a “lei” das 3 temporadas de cada Doctor.

Traço Marcante: Flauta.

 

Jon Pertwee
Jon Pertwee

Terceiro Doctor, Jon Pertwee, que ficou de 1970 a 1974. Nessa regeneração, o Doctor era mais enérgico, lutava uma espécie de luta marcial intergalática, e era inventor. Usava roupas extravagantes, deixando de lado o terno e gravata dos anteriores. Se aliou à UNIT (não com muita vontade, mais por obrigação) que era uma agência que investigava seres extraterrestres. Como a Tardis estava danificada, ele usava um carro amarelo intitulado Bessie. Tendo como acompanhantes, Jo Grant (Katy Manning), Liz Shaw (Caroline John), o Brigadeiro, e Sarah Jane Smith (Elizabeth Sladen) considerada uma de suas companheiras mais importantes, tendo até um spin-off dela. Introduz o inimigo Mestre (Roger Delgado), que também é um senhor o tempo em Gallifrey.

Traço Marcante:

 

Tom Baker
Tom Baker

Quarto Doctor, Tom Baker, que ficou de 1974 a 1981. Nessa regeneração, o Doctor é jovem, bem ativo, excêntrico, mas era mais amigável com os seus companheiros, foi o que mais lutou pela liberdade dos seres oprimidos dos outros planetas. Sua roupa também era bastante colorida, usava chapéu e um cachecol longo, de uns três metros de comprimento mais ou menos, ele arrastava no chão. Foi o que mais tempo ficou como Doctor, foram sete anos. Teve como acompanhante a Sara Jane, que o auxiliou na regeneração, as senhoras do tempo Romana I ( Mary Tamm) e Romana II (Lalla Ward), e Leela (Louise Jameson). Foi considerado o melhor Doctor da série clássica.

Traço Marcante: Cachecol comprido.

Peter Davison e o ramo de aipo
Peter Davison e o ramo de aipo

 

Peter Davison
Peter Davison

Quinto Doctor, Peter Davison, ficou de 1981 a 1984. Nessa regeneração o Doctor é mais elegante, mais “britânico”, gosta de jogar criquete, sua roupa é inspirada no jogo. Tem como acompanhantes, Tegan Jovanka (Janet Fielding), Peri Brown (Nicola Bryant), Nyssa (Sarah Sutton) e Adric (Matthew Waterhouse). Foi o Doctor mais jovem da série clássica, tinha apenas 29 anos quando começou.

Traço Marcante: Ramo de aipo na roupa.

 

Colin Baker
Colin Baker

Sexto Doctor, Colin Baker, ficou de 1984 a 1986. Nessa regeneração, o Doctor é mais agressivo, grosseiro, sem educação, usa roupas coloridas, mas muito exageradas, é meio neurótico, se considera superior aos outros. Tem como acompanhantes Peri Brown (Nicola Bryant) que quase matou, e Melanie Bush (Bonnie Langford). Foi considerado o pior Doctor de todos, quase levando a série ao término.Foi demitido pela BBC.

Traço Marcante: Guarda-chuva colorido.

Sylvester McCoy
Sylvester McCoy

 

Sétimo Doctor, Sylvester McCoy, que atuou de 1986 a 1989. Nessa regeneração, o Doctor é mais velho, um pouco mais afetivo, mais cuidadoso com os acompanhantes, mas ainda é ardiloso e manipulador. Usa roupas coloridas com gravata, um guarda-chuva com cabo de ponto de interrogação e chapéu. Tem como acompanhantes a Melanie, que é logo substituida por Ace (Sophie Aldred). Ficou como Doctor até o cancelamento da série com o último episódio “Survival”, gravado exatamente 26 anos depois, em 23.11.1989, e que foi ao ar em 06.12.89. Acabava aí o Doctor.

Traço Marcante: Chapéu.

Paul-McGann
Paul McGann

 

Oitavo Doctor, Paul McGann, atuou no filme para a televisão, em 1996. Nessa regeneração, o Doctor é mais calmo, sereno, está em paz consigo e o mundo, fala de suas memórias, todo o seu conhecimento histórico, as pessoas que conviveu, de Gallifrey. A Tardis-castelo é bem diferente.

McCoin e McGann
McCoin e McGann

A história do filme, começa com a “morte” de McCoy e a regeneração em McGann. O Doctor precisa deter o Mestre (Eric Roberts), que quer roubar o restante de suas regenerações. Tem como acompanhante a médica Grace Holloway (Daphne Ashbrook). Vários atores, roteiristas e o público em geral queriam a volta do Doctor. A Fox produziu o filme que foi ao ar em 14.05.1986. Esse foi o início do que temos hoje no Doctor, e em 2005, Russel T.Davis e a equipe da BBC resolvem ressurgir a série como uma continuação do filme, e não como um remake da série clássica.

No próximo post falaremos sobre os especiais, de 5, 10 e 20 anos e da série atual.

Estamos no aguardo, ansiosos, pelo especial de 50 anos.

Até mais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui