quarta-feira, 5, agosto, 2020
Início Séries Críticas Especial Doctor Who

Especial Doctor Who

Doctor Who Clássico
Doctor Who Clássico

Para comemorar os 50 anos de Doctor Who, vamos falar um pouco sobre os Doctors da série clássica.

spoilers*Pode conter Spoilers*
Doctor Who é um extraterreste do planeta Gallifrey que viaja para a Terra em sua nave, que é uma cabine telefônica Azul, estilo 1960, que é bem maior por dentro. Mais tarde tem-se o conhecimento que ele é o Senhor dos Tempos (The Time Lord). A série clássica tem 26 temporadas, que são divididas em arcos, em torno de 155 arcos, dando um total de 700 e poucos episódios, sendo o último da série clássica exibido em 06.12.1989.

Vamos falar um pouco também dos acompanhantes do Doctor Who

 

 

willian hartnell
Willian Hartnell

Doctor-Ian-Barbara e Suzan
Doctor-Ian-Barbara e Suzan

 

 

 

 

 

 

 

Doctor Who foi ao ar, pela BBC1, pela primeira vez em 23.11.1963, tendo como primeiro Doctor, William Hartnell, que ficou de 1963 a 1966. O Doctor era mais velho, com muita inteligência, excentrico, com ar de superioridade, teimoso e com um passado omisso. Tinha uma neta, Suzan Foreman (Carole Ann Ford), muito chata por sinal, que depois de alguns episódios sai de cena (graças aos céus) e não se fala mais nela. Os acompanhantes do Doctor são os professores de Suzan, Ian Chesterton (William Russell) e Barbara Wright (Jacqueline HiIl). Depois de algum tempo, os acompanhantes mudam, entre eles, Vicki (Maureen O’Brien), Polly (Anneke Wills) e Ben (Michael Craze). Como todos já sabem, a regeneração do Doctor foi criada em virtude do estado de saúde de Hartnell, que o fez abandonar a série. Foi o primeiro a enfrentar os Daleks.

Traço Marcante: Bengala.

 

Patrick Troughton
Patrick Troughton

Segundo Doctor, Patrick Troughtonficou de 1966 a1969. Nessa regeneração, o Doctor ficou um pouco mais bondoso, menos manipulador e com um pouco de bom humor. Tendo como acompanhantes, Jamie McCrimmon (Frazer Hines), Zoe Heriot (Wendy Padbury), o Brigadeiro Lethbridge-Stewart (Nicholas Courtney). Foi introduzido o Cyberman (muito esquisito, mas devemos lembrar que os efeitos dos anos 60 não eram muito bons) e a chave sônica. Ficou três anos, e segundo informações, foi ele que introduziu a “lei” das 3 temporadas de cada Doctor.

Traço Marcante: Flauta.

 

Jon Pertwee
Jon Pertwee

Terceiro Doctor, Jon Pertwee, que ficou de 1970 a 1974. Nessa regeneração, o Doctor era mais enérgico, lutava uma espécie de luta marcial intergalática, e era inventor. Usava roupas extravagantes, deixando de lado o terno e gravata dos anteriores. Se aliou à UNIT (não com muita vontade, mais por obrigação) que era uma agência que investigava seres extraterrestres. Como a Tardis estava danificada, ele usava um carro amarelo intitulado Bessie. Tendo como acompanhantes, Jo Grant (Katy Manning), Liz Shaw (Caroline John), o Brigadeiro, e Sarah Jane Smith (Elizabeth Sladen) considerada uma de suas companheiras mais importantes, tendo até um spin-off dela. Introduz o inimigo Mestre (Roger Delgado), que também é um senhor o tempo em Gallifrey.

Traço Marcante:

 

Tom Baker
Tom Baker

Quarto Doctor, Tom Baker, que ficou de 1974 a 1981. Nessa regeneração, o Doctor é jovem, bem ativo, excêntrico, mas era mais amigável com os seus companheiros, foi o que mais lutou pela liberdade dos seres oprimidos dos outros planetas. Sua roupa também era bastante colorida, usava chapéu e um cachecol longo, de uns três metros de comprimento mais ou menos, ele arrastava no chão. Foi o que mais tempo ficou como Doctor, foram sete anos. Teve como acompanhante a Sara Jane, que o auxiliou na regeneração, as senhoras do tempo Romana I ( Mary Tamm) e Romana II (Lalla Ward), e Leela (Louise Jameson). Foi considerado o melhor Doctor da série clássica.

Traço Marcante: Cachecol comprido.

Peter Davison e o ramo de aipo
Peter Davison e o ramo de aipo

 

Peter Davison
Peter Davison

Quinto Doctor, Peter Davison, ficou de 1981 a 1984. Nessa regeneração o Doctor é mais elegante, mais “britânico”, gosta de jogar criquete, sua roupa é inspirada no jogo. Tem como acompanhantes, Tegan Jovanka (Janet Fielding), Peri Brown (Nicola Bryant), Nyssa (Sarah Sutton) e Adric (Matthew Waterhouse). Foi o Doctor mais jovem da série clássica, tinha apenas 29 anos quando começou.

Traço Marcante: Ramo de aipo na roupa.

 

Colin Baker
Colin Baker

Sexto Doctor, Colin Baker, ficou de 1984 a 1986. Nessa regeneração, o Doctor é mais agressivo, grosseiro, sem educação, usa roupas coloridas, mas muito exageradas, é meio neurótico, se considera superior aos outros. Tem como acompanhantes Peri Brown (Nicola Bryant) que quase matou, e Melanie Bush (Bonnie Langford). Foi considerado o pior Doctor de todos, quase levando a série ao término.Foi demitido pela BBC.

Traço Marcante: Guarda-chuva colorido.

Sylvester McCoy
Sylvester McCoy

 

Sétimo Doctor, Sylvester McCoy, que atuou de 1986 a 1989. Nessa regeneração, o Doctor é mais velho, um pouco mais afetivo, mais cuidadoso com os acompanhantes, mas ainda é ardiloso e manipulador. Usa roupas coloridas com gravata, um guarda-chuva com cabo de ponto de interrogação e chapéu. Tem como acompanhantes a Melanie, que é logo substituida por Ace (Sophie Aldred). Ficou como Doctor até o cancelamento da série com o último episódio “Survival”, gravado exatamente 26 anos depois, em 23.11.1989, e que foi ao ar em 06.12.89. Acabava aí o Doctor.

Traço Marcante: Chapéu.

Paul-McGann
Paul McGann

 

Oitavo Doctor, Paul McGann, atuou no filme para a televisão, em 1996. Nessa regeneração, o Doctor é mais calmo, sereno, está em paz consigo e o mundo, fala de suas memórias, todo o seu conhecimento histórico, as pessoas que conviveu, de Gallifrey. A Tardis-castelo é bem diferente.

McCoin e McGann
McCoin e McGann

A história do filme, começa com a “morte” de McCoy e a regeneração em McGann. O Doctor precisa deter o Mestre (Eric Roberts), que quer roubar o restante de suas regenerações. Tem como acompanhante a médica Grace Holloway (Daphne Ashbrook). Vários atores, roteiristas e o público em geral queriam a volta do Doctor. A Fox produziu o filme que foi ao ar em 14.05.1986. Esse foi o início do que temos hoje no Doctor, e em 2005, Russel T.Davis e a equipe da BBC resolvem ressurgir a série como uma continuação do filme, e não como um remake da série clássica.

No próximo post falaremos sobre os especiais, de 5, 10 e 20 anos e da série atual.

Estamos no aguardo, ansiosos, pelo especial de 50 anos.

Até mais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,028FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,375SeguidoresSeguir

Crítica | The Umbrella Academy – 2ª Temporada

0
A primeira temporada de Umbrella Academy cumpriu muito bem um dos principais objetivos de uma adaptação: levar um publico até a obra...

Um adeus a Merlin

10
Hoje faz um mês que terminou o ótimo seriado Merlin e ontem o ator Colin Morgan ganhou melhor ator de drama na premiação da...
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave