segunda-feira, 27, setembro, 2021

Dom | Tudo sobre a série nacional de sucesso da Amazon

O Amazon Prime Video está investindo em conteúdos nacionais e encontrar um destaque no mercado audiovisual do Brasil. Sem medo de apostar alto, a empresa lançou Dom, drama policial que não tem medo de mostrar a violência do Rio de Janeiro, investindo também em mostrar o lado humano de um famoso bandido carioca.

A produção faz parte de 11 séries nacionais que foram anunciadas pela empresa e parece que não vai parar por aí, já que o serviço aposta na força que as histórias criadas por brasileiros têm segundo a declação de Malu Miranda ao Thunder Wave: “Eu estou muito emocionada hoje com essa história toda, de estar nessa sala, praticamente dois anos atrás com o Breno contando essa história incrível do Victor e do Pedro e agora a gente tem essa série linda que vai para mais de 200 países espalhados pelo mundo. Eu acho que a força do storytelling do Brasil é extremamente forte e ninguém melhor que o Breno para abrir essa porteira linda que a gente vai poder usar como vitrine do Brasil para o resto do mundo”.

A série nacional parece ter conquista o público e foi renovada para uma segunda temporada, que já está em produção.

História de DOM

Dom | Tudo sobre a série nacional de sucesso da Amazon 1
/Divulgação


Inspirada em uma história real, a produção segue Pedro Dom, um rapaz da classe média carioca que ficou conhecido como “bandido gato”. Apresentado à cocaína muito cedo, ele se torna líder de uma gangue criminosa que estampa os jornais no início dos anos 2000. Do outro lado da história está o pai de Pedro, o mergulhador Victor Dantas. Quando jovem, ele fez uma importante descoberta no fundo do mar e, com isso, acabou entrando para o serviço de inteligência policial do Rio de Janeiro.

Ao longo da década de 1970, Victor se engajou no combate às drogas – em especial à cocaína, que começava a se espalhar pelo Brasil. Ele só não imaginava que, tempos depois, precisaria lutar para tirar o próprio filho do vício e do mundo do crime. Dom mostra, assim, duas jornadas opostas que se espelham e se complementam, à medida que ambos os personagens desafiam os limites entre o certo e o errado.

Qual é o elenco de DOM?

Dom | Tudo sobre a série nacional de sucesso da Amazon 2
/Divulgação


Gabriel Leone interpreta Pedro Dom e Flávio Tolezoni, seu pai, Victor Dantas. O elenco traz também Raquel Villar, Isabella Santoni, Ramon Francisco e Digão Ribeiro como os demais integrantes do bonde comandado por Pedro Dom. Filipe Bragança faz o papel de Victor Dantas em sua fase jovem, enquanto Laila Garin e Mariana Cerrone encarnam, respectivamente, a mãe e a irmã do protagonista. O elenco, que soma mais de 185 pessoas e 3 mil figurantes, também inclui nomes como Fábio Lago, Julia Konrad e André Mattos.

DOM foi gravada em vários estados e até fora do Brasil


A série é uma parceria entre o serviço de streaming e a Conspiração Filmes. Rodada em ordem cronológica para acompanhar as diferentes fases da narrativa, que acompanha Victor nos anos 70 e Pedro nos anos 2000, DOM teve mais de 170 locações reais, passando por quatro estados brasileiros: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro e até mesmo países como Uruguai. Ao todo, foram usados 341 veículos de cena (entre motos, carros de época, do exército, ônibus) e 10 barcos de cena (entre lanchas, botes, iates).

A série acabou a sua gravação um dia antes do país entrar em lockdown pela pandemia de COVID-19 e teve toda a sua pós-produção ajustada para ser feita remotamente, as gravações contaram com muitos atores e figurantes envolvidos, principalmente em cenas com grande quantidade de pessoas, como as dos bailes funks. As gravações terminaram em fevereiro de 2020, e o lançamento mundial estava previsto para o segundo semestre do ano passado até sofrer o atraso pela pandemia.

Dividindo opiniões

A série é uma grande aposta da Amazon no país, mas parece ter divido opiniões entre os criticos. Tamara Yumi, do Thunder Wave, relata que apesar da série manter-se em um ritmo acelerado, a história é bem abordada, mostrando os diversos lados que os personagens têm.

John Doyle do Globe and Mail diz que não é a primeira vez que a beleza sobrenatural do Rio foi apresentada como ocultando uma intensa depravação e corrupção, mas aqui ela é vista como uma malignidade incessantemente geracional.

Joel Keller, do Decider, achA que existe questões a serem melhorada. Ele esperamos que a dinâmica entre Victor / Pedro seja desenvolvida um pouco mais, para fazer de DOM mais do que apenas um drama policial padrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Conheça mais produções

Siga nossas redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,960SeguidoresSeguir
4,241SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Crítica | Ainbo: A Guerreira da Amazônia

Ainbo nasceu e foi criada na aldeia de Candámo, na floresta Amazônica. Um dia, ela descobre que sua tribo está sendo ameaçada por outros seres humanos. A garota enfrenta a missão de reverter essa destruição e extinguir a maldade dos Yakuruna, a escuridão que habita o coração de pessoas gananciosas.

Mais artigos do autor

Nine Perfect Strangers | 9 diferenças entre a série e o livro

Como toda adaptação, a série possui suas diferenças com a obra original, que funcionam para deixar mais plausível para a televisão. Nine Perfect Strangers possuí algumas, veja 9 das principais diferenças entre a série e o livro:
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave