Dossiê | Conheça o caso Madeleine McCann, a menina que desapareceu

Uma criança britânica desaparecida enquanto passava férias com sua família foi um caso que rapidamente ganhou atenção internacional e se tornou um dos casos de pessoas desaparecidas de maior destaque na história moderna.

Conheça tudo sobre o caso de Madeleine McCann

Quem é Madeleine McCann?

Madeleine Beth McCann nasceu em 12 de maio de 2003, em Leicester, Inglaterra, filha de Kate McCann, antiga médica anestesista e Gerry McCann, cardiologista. A família morava em Rothley, um vilarejo em Leicestershire, Inglaterra. Em 2007, Madeleine tinha três anos e dois irmãos gêmeos mais novos, Sean e Amelie.

Dossiê | Conheça o caso Madeleine McCann, a menina que desapareceu 1
Madeleine McCann/ Imagem: Reprodução

Uma marca característica é o seu olho direito que tem um tipo de coloboma, um alastramento completo da íris (uma faixa radial que se estende da pupila até ao limite do olho).

O Desaparecimento de Madeleine McCann

Em 28 de abril de 2007, a família McCann chegou à Praia da Luz, uma cidade turística na região do Algarve, em Portugal, para férias de sete dias. A família estava acompanhada por um grupo de amigos e seus filhos. O grupo se hospedou no Ocean Club, um complexo de resort com vários blocos de apartamentos e áreas comuns, incluindo clube infantil e piscina.

Na noite de 3 de maio de 2007, Kate e Gerry McCann deixaram seus três filhos dormindo em seu apartamento enquanto jantavam com amigos em um restaurante próximo, cerca de 100 metros do local. O casal se revezava verificando as crianças periodicamente. Quando Kate foi ver as crianças por volta das 22h, descobriu que Madeleine estava desaparecida.

Os McCann imediatamente acionaram o alarme e um grande esforço de busca começou, envolvendo autoridades portuguesas, a polícia britânica e centenas de voluntários. A mídia rapidamente pegou a história e logo se tornou uma sensação internacional.

Dossiê | Conheça o caso Madeleine McCann, a menina que desapareceu 2
Condomínio onde a família passava férias e Madeleine sumiu/ Imagem: Reprodução

A Investigação

A polícia portuguesa tratou inicialmente o caso como o de uma pessoa desaparecida e centrou a sua investigação na teoria de que Madeleine se tinha afastado e se perdido, posteriormente investigando a teoria de que tinha sido raptada. No entanto, a investigação deu uma guinada significativa quando um cão farejador treinado para detectar restos humanos e sangue encontrou vestígios de sangue no apartamento e em alguns dos pertences dos McCann.

A polícia então mudou seu foco para a teoria de que os pais estavam envolvidos no desaparecimento de Madeleine. Eles foram declarados suspeitos em setembro de 2007, mas isso foi posteriormente levantado devido à insuficiência de provas. Os McCann negaram consistentemente qualquer envolvimento no desaparecimento de sua filha e fizeram campanha incansável para aumentar a conscientização sobre o caso.

Veja também: Dossiê | Conheça Natascha Kampusch, mulher sequestrada que inspirou o filme Estocolmo Pensilvânia

A investigação continuou, tendo sido identificadas uma série de pistas e suspeitos, entre os quais Robert Murat, um britânico expatriado a viver em Portugal, e um grupo de homens que estariam a cometer assaltos na zona. No entanto, nenhuma dessas pistas resultou em avanços significativos.

Em 2020 a polícia concluiu que o principal suspeito é o alemão Chrstian Brueckner, que já estava preso por ter estuprado uma turista americana de 72 anos onde McCann desapareceu, dois anos antes.

Operação Grange

Em 2011, o caso foi arquivado pelas autoridades portuguesas por falta de provas. No entanto, os McCann continuaram a procurar por sua filha e fizeram campanha para manter o caso sob os olhos do público. Em 2013, a Scotland Yard lançou a Operação Grange, uma nova investigação sobre o desaparecimento de Madeleine, que foi parcialmente financiada pelo governo britânico.

A Operação Grange buscou várias novas pistas e teorias, incluindo um reexame dos roubos na área e a possibilidade de Madeleine ter sido levada por traficantes. Em 2017, a investigação foi reduzida devido à falta de progresso, mas continuou em menor escala.

Esforço familiar

Conforme o caso foi parecendo não ter solução, foi lançado um website oficial para as buscas. A família McCann lançou ela própria dois vídeos de apelo. O primeiro consiste numa montagem ao som de Don’t You Forget About Me, do Simple Minds. O segundo consiste numa montagem de imagens com voz sobreposta da atriz Zoë Wanamaker mencionando o seu coloboma, pedindo informações sobre o seu paradeiro, e para fazer o download de um póster de Madeleine do site oficial.

Dossiê | Conheça o caso Madeleine McCann, a menina que desapareceu 3
Pais de Madeleine McCann continuam tentando encontrar a filha/ Imagem: Reprodução

Existe também um fundo, conhecido como Madeleine’s Fund: Leaving No Stone Unturned, com apoio do antigo jogador de rugby Martin Johnson. O objetivo do fundo consiste em ajudar a família nos custos incorridos e em continuar a investigação independentemente, caso se torne necessário. A família declarou que quaisquer fundos adicionais serão utilizados para ajudar a procura de outras crianças desaparecidas. 

A família permaneceu no mesmo resort desde o desaparecimento, enquanto as investigações estavam ativas. 

Obras sobre o caso de Madeleine McCann

A Netflix lançou uma série documental de oito partes, intitulada The Disappearance of Madeleine McCann (O Desaparecimento de Madeleine McCan), em 15 de março de 2019.

Veja também: Dossiê | Boate Kiss – Uma década do incêncio que abalou o Brasil

Os entrevistados incluiam Jim Gamble, ex-chefe do Comando de Exploração Infantil e Proteção Online; Alan Johnson, ex-secretário do Interior britânico; Brian Kennedy, o empresário britânico que apoiou financeiramente os McCann; Justine McGuiness, ex-porta-voz dos McCann; Gonçalo Amaral, ex-chefe da investigação do PJ; Robert Murat, o primeiro acusado; Julian Peribañez, ex-investigador particular da Método 3; Sandra Felgueiras, jornalista portuguesa que cobriu o desaparecimento; e Anthony Summers e Robbyn Swan, autores de Looking for Madeleine (2014).

Novidades sobre o caso

Recentemente, a jovem polonesa Julia Faustyna se manifestou nas redes sociais afirmando ser Madeleine McCann. Segundo ela, estava tendo memórias do ocorrido e acreditava ser a menina desaparecida, pedindo por um exame de DNA.

O caso foi descartado, mesmo com a família da garota negando o exame de DNA. Segundo Paweł Noga, porta-voz da polícia provincial de Wrocław, a própria família de Julia apresentou documentos que contrariam essa tese, como sua certidão de nascimento. Os pais da jovem esclareceram ainda que a filha sofre de transtornos mentais.

Onde está Madeleine McCann agora?

Em 2023, Madeleine McCann continua desaparecida e o caso permanece sem solução. Apesar de inúmeras pistas e teorias, nenhuma evidência concreta foi encontrada para explicar o que aconteceu com ela. O caso continua a atrair a atenção da mídia e o interesse público, e os McCann continuam esperançosos de que um dia encontrarão sua filha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Veja mais

Siga nossas redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,985SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Análise | Caixa de som B11 da Lity

A caixa de som B11 da Lity é algo que realmente impressiona, pois além de um ótimo som, possui um belo acabamento, podendo ser levada desde para o seu escritório, até mesmo para a praia ou piscina, para aproveitar esse calorão!

Mais artigos do autor

Resenha | A Casa das Sete Mulheres – Leticia Wierzchowski (Versão Ilustrada)

Um dos romances mais bem-sucedidos do Brasil, A Casa das Sete Mulheres é uma história muito conhecida, seja pela obra de Leticia Wierzchowski, ou pela adaptação em forma de minissérie da Rede Globo em 2003. Em uma nova versão, vinte anos após a publicação original que já virou internacional, a editora Maralto lança uma nova roupagem, desta vez na linguagem dos quadrinhos.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave