quarta-feira, 10, agosto, 2022

Dossiê | Daniella Perez – Conheça tudo sobre o caso que chocou o Brasil

Um famoso caso que chocou o Brasil foi o assassinato de Daniella Perez, crime que parou o país em 1992 e agora volta à midia com a criação de um documentário da HBO sobre o ocorrido.

Antes da estreia, conheça tudo sobre o caso Daniella Perez:

Quem é Daniella Perez?

Dossiê | Daniella Perez - Conheça tudo sobre o caso que chocou o Brasil 1
Daniella Perez/ Imagem: Reprodução

Primeira filha da escritora Gloria Perez e de Luiz Carlos Saupiquet Perez, Daniella Ferrante Perez nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de agosto de 1970. Posteriormente veio a ter dois irmãos, Rodrigo, nascido em 1973 e Rafael nascido em 1975. Ficou conhecida pelo seu trabalho como atriz, carreira que foi interrompida no auge pelo seu brutal assassinato.

Casamento de Daniella Perez

Dany, como era chamada entre os amigos, conheceu seu marido Raul Gazolla em sua primeira participação para a TV, fazendo o papel de uma dançarina de tango na novela Kananga do Japão da Rede Manchete. Em 1990, Dany e Raul se casaram oficialmente. Eles era casados no momento do crime.

A Vida profissional de Daniella Perez

Daniella sempre teve sua vida ligada à arte. Com apenas cinco anos de idade, ensaiava seus primeiros passos na dança. Mais tarde surgiu o convite para dançar profissionalmente em uma das melhores companhias de dança do Rio de Janeiro, a “Vacilou, dançou” da coreógrafa Carlota Portella.

Em 1990 o grupo de Daniella é chamado a convite da Rede Globo para serem dançarinos na novela Barriga de Aluguel onde quem assinava o texto era a mãe da atriz, Gloria Perez. Daniella fez um teste individual e acabou conseguindo sua primeira personagem chamada Clô, uma bailarina que dançava no Copacabana Café. Devido ao seu carisma e talento, a personagem ganhou espaço na trama e Daniella acabou chamando a atenção de Dennis Carvalho, que lhe convidou para estrear a novela O Dono do Mundo no ano seguinte, fazendo assim o papel de Yara, irmã da protagonista vivida por Gloria Pires.

Mais tarde, já reconhecida pelo grande público, a atriz interpretou a personagem Yasmin, uma jovem que despertava uma admiração do personagem gótico Reginaldo vivido por Eri Johnson que a seguia em todos os lugares. Yasmin era irmã da protagonista vivida por Cristiana Oliveira, na novela De Corpo e Alma, sendo essa, sua última novela. No início dos anos 90, Daniella foi a melhor candidata ao posto vago de namoradinha do Brasil, anteriormente ocupado por Regina Duarte.

O Assassinato de Daniella Perez

Daniella Perez foi assassinada em 28 de dezembro de 1992. Na tarde deste dia, Guilherme de Pádua, colega de trabalho da atriz, a seguiu na saída do estúdio onde gravavam a novela De Corpo e Alma. Quando a artista parou em um posto de gasolina para abastecer, Guilherme e sua então esposa, Paula Thomaz, que estava escondida no banco de trás do carro, armaram uma emboscada. Em seguida, o ator deu um soco em Daniella, que caiu desacordada. A vítima foi colocada no banco de trás do veículo e levada até um terreno baldio na Barra da Tijuca. No local, o casal apunhalou 18 vezes a artista com uma tesoura.

Um advogado que passava pelo local do crime estranhou ao ver dois veículos parados. Ele anotou as placas e ligou para a polícia. Quando as autoridades chegaram, encontraram o corpo de Daniella. Em pouco tempo, descobriram que o outro veículo pertencia a Guilherme, pelo número da placa que o advogado deu, com apenas uma letra diferente da placa do carro de Guilherme. Quando foi decretado que a placa foi adulterada, ficou claro para a polícia o envolvimento dele no crime.

O Julgamento do casal

Guilherme de Pádua foi encaminhado à delegacia no dia 29 de dezembro de 1992. Inicialmente, ele negou o crime. No entanto, com a apresentação das provas e o andamento do processo, acabou confessando. A polícia também acabou descobrindo o envolvimento de Paula. No dia 31 de dezembro, as autoridades decretaram a prisão do então casal.

Entretanto, Guilherme confessou alegando inicialmente legitima defesa. Segundo ele, Daniella estava obcecada nele e ele, um homem tremendamente apaixonado por sua esposa, a chamou para conversar para acabar com isso. Segundo a história contada por ele, foram para o local deserto que encontraram Daniella para conversar, ela se alterou, partiu para cima dele, justificando as marcas de unha que ele tinha no braço, e ele apenas tentou acalmá-la, ela começou a chorar. Quando Guilherme foi pegar um lenço no porta-luvas do carro, para enxugar as lágrimas de Daniella, ela viu a tesoura, que pegou e partiu para cima dele com ela. Guilherme imobilizou Daniella e no ato ela começou a ter dificuldades para respirar, ele tentou abrir um buraco na garganta dela com a tesoura para ajudar na respiração, mas não teve sucesso.

Claro que ninguém acreditou nessa história, cheia de furos – não justificava a adulteração da placa do carro e nem os outros ataques que a vítima sofreu. Isso gerou uma enorme comoção da mídia, famíliares e amigos de Daniella, que fizeram o possível para que a justiça fosse feita. Muito sensacionalismo girou em torno desse caso, com relatos de alguns políciais soltando falsas evidências para calar o caso. A enorme repercussão ainda estava sendo rentável para os jornais, que não hesitaram em usar a imagem de Daniella como louca e instigar um possível caso entre ela e Guilherme.

Apesar da pressão da mídia e dos familiares de Daniella, o julgamento só ocorreu cinco anos depois, com a condenação dos assassinos por homicídio qualificado por motivo torpe, com impossibilidade de defesa da vítima. Guilherme acabou sendo condenado a 19 anos de prisão e Paula, a 18 anos e seis meses. Em maio de 1993, ela deu à luz ao filho do casal, enquanto estava na prisão. Pouco tempo depois, Guilherme e Paula se separaram.

Quem é Guilherme de Pádua

Dossiê | Daniella Perez - Conheça tudo sobre o caso que chocou o Brasil 2
Guiherme de Pádua/ Imagem: Reprodução

Nascido em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, anos depois Guilherme deixou a cidade e mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de tentar a carreira artística.

Como ator, fez uma pequena participação na telenovela Mico Preto, interpretando Narciso em 1990 e, em 1992 atuou na telenovela De Corpo e Alma como o motorista de ônibus Bira, ambas da Rede Globo. Esse sendo seu último papel, por ser seu trabalho quando assassinou a colega de elenco. Na época ele tinha 23 anos e sua então esposa Paula Thomaz estava grávida.

O Motivo

Talvez a parte mais chocante de todo o ocorrido seja o motivo extremamente raso para esse brutal incidente. Segundo o depoimento de Guilherme, ele cometeu o crime por achar que seu papel na novela estava perdendo importância e a atriz estaria roubando seu espaço na trama.

Na produção, Yasmin, vivida por Daniella Perez, vive um romance com o motorista Bira (Guilherme) para esquecer Caio (Fabio Assunção). Mas durante os acontecimentos, ela deixa Bira para voltar para Caio. Guilherme vê seu papel na novela diminuir e o fim da linha aconteceu quando o ator leu os próximos roteiros do folhetim e descobriu que não aparecia em dois deles.

A motivação de Paula é igualmente vazia, ela declara que fez por ciúme do marido, que protagonizava cenas amorosas com a colega de elenco.

Ficou para a história

Após a morte de Daniella, o crime de homicídio qualificado, praticado por motivo torpe ou fútil, ou cometido com crueldade, foi incluído na Lei dos Crimes Hediondos, com mais de um milhão de assinaturas. Também foi decidido que para este tipo de delito não é mais possível pagar fiança e é necessário mais tempo para a progressão do crime.

Onde estão Guilherme e Paula agora?

Com o cumprimento de sete anos de prisão, os dois foram soltos e colocados em liberdade condicional. A decisão revoltou familiares da vítima. “Foram sete anos num segundo. A vida da minha filha vale só isso? Os sete anos de mordomia que Guilherme de Pádua passou dentro da cadeia?”, disse Gloria Perez na época.

Hoje, Guilherme de Pádua é pastor e frequenta a Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele chegou a fazer campanha para o atual presidente Jair Bolsonaro, durante as eleições de 2018, seguindo a orientação da igreja. Ele costumava usar um perfil no Instagram para mostrar fotos em família – ele casou de novo – e também em momentos de oração e campanhas na igreja. 

Paula Thomaz agora atente por Paula Peixoto, casada com Sérgio Rodrigues Peixoto. Ela ainda responde em liberdade condicional, usando esse tempo para estudar Administração de Empresas. Ela ainda está tendo sua repercussão na mídia e recentemente foi condenada a pagar 480 mil de indenização à Gloria Perez, resultado de uma sentença de danos morais.

Série documental

Uma série documental sobre o crime será lançada pela HBO Max, estreando no dia 21 de julho na plataforma de streaming, intitulada Pacto brutal: o assassinato de Daniella Perez. A série conta com cinco episódios e trará depoimentos de Glória Perez, mãe da atriz, de Raul Gazolla, seu marido, além de amigos e especialistas.

Dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, a produção reconstitui os fatos e conta com registros inéditos e detalhes das investigações e do julgamento. Glória Perez compartilha suas experiências, já que foi uma peça chave para a resolução do caso, identificando evidências e rastreando testemunhas.

“Confio que esse documentário não deixe mais espaço nenhum para as versões fantasiosas que os assassinos tentaram emplacar na imprensa, durante os anos que antecederam o júri que condenou os dois (Guilherme de Pádua e Paula Nogueira Thomaz) por homicídio duplamente qualificado”, escreveu a escritora quando publicou o trailer do documentário.

Repercussão atual

Dossiê | Daniella Perez - Conheça tudo sobre o caso que chocou o Brasil 3
Daniella Perez e Stênio Garcia/ Imagem: Reprodução

Com o anúncio da série documental e o compartilhamento do trailer da obra, pessoas envolvidas com Daniella na época voltaram a se posicionar. Uma das declarações mais marcantes foi a do ator Stênio Garcia, de 90 anos, que desabafou nas redes comentando uma publicação de Gloria Perez sobre o documentário. O artista lamentou o ocorrido e relatou que tinha uma relação muito boa com Daniella, com quem contracenou em duas novelas.

“Até hoje isso me atordoa muito porque fiz o pai dela na ficção duas vezes, e no dia do crime gravamos o dia todo e saímos juntos. E eu correndo para viajar pedi que a Dani desse autógrafo para as crianças. Se eu pudesse imaginar, eu teria evitado”, comentou na postagem.

Dossiê | Daniella Perez - Conheça tudo sobre o caso que chocou o Brasil 4

Na época, Daniella interpretava Yasmin, uma das personagens principais da novela De Corpo e Alma. Stênio também integrava o elenco e deu vida a Domingos Bianchi, pai da protagonista. Um ano antes, os atores já haviam interpretado os mesmos papéis familiares, na obra O Dono do Mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Conheça mais produções

Siga nossas redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,978SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Crítica | A League of Their Own- 1ª temporada

A League of Their Own adapta um filme conhecido e interessante e leva ao extremo da crítica social, usando o que existe de melhor para representar mulheres batalhadoras em uma época muito difícil, enquanto usa o tom cômico pontual em suas cenas.

Mais artigos do autor

Crítica | A League of Their Own- 1ª temporada

A League of Their Own adapta um filme conhecido e interessante e leva ao extremo da crítica social, usando o que existe de melhor para representar mulheres batalhadoras em uma época muito difícil, enquanto usa o tom cômico pontual em suas cenas.

Educação construtivista: como educar jovens de maneira positiva

Com poucas opções de atividades que promovam a sociabilidade e aprendizado, fazer amigos, aprender novos conceitos e outras habilidades que são ensinadas a partir da vivência não foram passadas para aqueles vivendo seu período infantil na pandemia.

STARZ anuncia série prequel de Outlander, intitulada Outlander: Blood of My Blood

A STARZ anunciou que uma série prequel do sucesso mundial Outlander está em desenvolvimento e será intitulada Outlander: Blood of My Blood. Os roteiros sobre o drama que vai acompanhar a história de amor dos pais de Jamie Fraser já estão em andamento.

Resenha | Reputação- Lex Croucher

Divertido e extremamente inteligente, com diálogos memóraveis, Reputação é um livro divertido que deixa questionamentos interessantes. Tendo muita crítica social e autoanalise, sem deixar de lado o grande romance que gira as tramas de época, é uma obra que consegue agradar a diversos públicos e serve como um bom entretenimento.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave