Séries Tudo Sobre

Dossiê | Quem são Dr. Randall Kirby e Dr. Robert Henderson, que aparecem em Dr. Death?

0

A série Dr. Death mostra o intrigante caso do médico Christopher Duntsch. O ocorrido não é um acontecimento muito antigo, sendo datado por volta de 2015 e agora está novamente no auge com o lançamento da produção que se baseia no podcast da Wondery sobre a história e crimes do cirurgião.

Na obra, dois nomes são muito importantes na investigação, Dr.Randall Kirby, interpretado por Christian Slater e Dr. Robert Henderson, vivido por Alec Baldwin. Os dois personagens não foram criados para a narrativa, os médicos existiram e foram fundamentais na derrubada de Christopher Duntsch. Saiba quem foram essas importantes pessoas no caso.

Antes de começar, leia a crítica da 1ª temporada de Dr. Death.

Quem é Randall Kirby?

Dr. Randall Kirby/ Reprodução

Randall Kirby era um cirurgião vascular no Baylor-Plano Medical Center. Ele conheceu Christopher Duntsch na sala do médico no mencionado hospital.

“Ele me explicou que era o melhor cirurgião de coluna em Dallas”, disse Kirby em um episódio de 2019 de License To Kill. “Ele não tinha a gravidade ou o corpo de trabalho para ser capaz de fazer essa declaração.”

Kirby atualmente está listado como o atual presidente da Society of Spinal Access Surgeons e presidente do Dallas Surgical Specialists e até hoje pratica medicina no Texas.

Como Dr. Kirby se envolveu no caso de Christopher Duntsch?

Kirby se envolveu com o caso pela primeira vez depois de ser chamado para ajudar Duntsch no que deveria ser um procedimento de rotina. Na época, Kirby percebeu que a técnica de Duntsch durante a cirurgia estava completamente errada: em vez de usar um bisturi para remover delicadamente um disco danificado, ele entrou com um instrumento de agarrar.

Kirby acabou sendo chamado para ajudar em uma cirurgia diferente, e o paciente, Barry Morguloff, ficou com fragmentos ósseos em seu canal espinhal e sentiu dor constante, ficando temporariamente confinado a uma cadeira de rodas após o procedimento, segundo seus relatos ao ProPublica.

Posteriormente, Randall se uniu a Henderson para denunciar esses e outros casos de Duntsch. Veja quais foram casos.

Quem é Robert Henderson?

Dr. Robert Henderson/ Reprodução

Dr. Robert Henderson era um cirurgião espinhal respeitado que vinha praticando por quase duas décadas. “O Dr. Henderson é um cirurgião espinhal fantástico”, disse Kirby a License to Kill. “Ele é uma lenda de Dallas.”

Ele conheceu Duntsch e suas técnicas falhas ao se deparar com uma cirurgia feita por ele da qual teve que arrumar o erro.

Atualmente, Henderson ainda trabalha como cirurgião com foco em dores crônicas nas costas e nas pernas, no Texas.

Como Henderson se envolveu no caso de Christopher Duntsch?

Henderson foi chamado para fazer uma cirurgia de resgate em Mary Efurd, de 71 anos, que estava sofrendo de dores extremas após a operação que fizera no dia anterior. O cirurgião que realizou a operação foi Christopher Duntsch.

Quando Henderson olhou para as radiografias pós-operatórias de Efurd e mais tarde a abriu para a cirurgia, ele ficou surpreso com o que encontrou: parafusos perdidos, uma raiz nervosa cortada e vários orifícios perfurados em sua coluna. “Era como se ele soubesse tudo o que fazer”, disse Henderson sobre Duntsch à ProPublica, “e então ele fez praticamente tudo errado”.

Como Kirby e Henderson se uniram?

Henderson e Kirby, trabalhando na mesma órbita médica, finalmente perceberam que ambos estavam cientes das complicações cirúrgicas catastróficas de Duntsch.“Ele não sentia remorso pelos resultados ruins”, disse Kirby a License to Kill. “Ele continuou operando após cada complicação catastrófica. … Eu simplesmente sabia que ele precisava ser interrompido.”

Depois de outra cirurgia malsucedida em Baylor-Plano, na qual a paciente Kellie Martin sangrou até a morte, o hospital permitiu que Duntsch renunciasse discretamente. Ele não foi reportado ao Texas Medical Board e logo mudou-se para o Dallas Medical Center.

Depois de se unirem, Kirby e Henderson lutaram muito para impedir a operação de Duntsch, o que acabou atraindo a atenção do Conselho Médico do Texas.

Veja história completa de Dr. Christopher Duntsch, médico que inspirou a série Dr. Death

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Posting....
PT_BR
Sair da versão mobile