sexta-feira, 27, novembro, 2020
Início HQ Origem Secreta Doutor Estranho: Conheça a origem do personagem

Doutor Estranho: Conheça a origem do personagem

Doutor Estranho é um personagem antigo e querido na Marvel, mas pouco conhecido no Brasil. Com o lançamento do seu filme chegando, a curiosidade para saber mais sobre o personagem aumenta por isso contamos resumidamente quem é, de onde surgir e quais são as HQ’s desse poderoso Mago da Marvel.

 

Origem do Doutor Estranho

 

Criado por Stan Lee & Steve Ditko, Doutor Estranho é o Mago supremo da Marvel, capaz de projetar seu corpo astral através da existência, criar ilusões realistas e comunicar-se mentalmente com outros. Além disso, Doutor Estranho possui forças Universais, sendo capaz de manipular as energias mágicas da realidade que lhe dão habilidades como telecinese, projeção de escudos de energia e teletransporte.

Antes de se tornar mago, Stephen Vincent Strange era um arrogante e brilhante cirurgião. Após sofrer um acidente perde parte das funções motoras de suas mãos, o que obviamente acaba com sua carreira. Ele se recusa a ser assistente e parte em busca de todo tipo de ajuda para resolver seu problema, é então que encontra o caminho da magia através do Ancião, que se torna seu mestre. Stephen então começa seu treinamento mágico.

 

Caminho nos Quadrinhos

 

Doutor Estranho é um personagem peculiar nas histórias da Marvel. Durante muito tempo teve apenas contos fechados, sem usar de tramas com continuações em outras edições. Outra diferença do Mago foi seu problema em manter uma revista própria, a mesma era constantemente cancelada e por isso existe muito pouco material dele no Brasil.

doutor-estranho-strange-talesSua primeira aparição foi em Strange Tales #110,em Julho de 1963, apresentado já com seus poderes em uma solução de um caso de pesadelos que só ele poderia resolver usando sua magia. Após isso o personagem caiu na graça do público e foi ganhando cada vez mais espaço nas edições da Strange Tales, até que na #115 descobrimos sua origem.

No Brasil, o herói foi visto pela primeira vez no volume #31 da coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel, lançada pela editora Salvat.

Durante um tempo, Doutor Estranho tinha histórias fechadas, geralmente com batalhas simples entre Strange e seu inimigo Barão Mordo, que ficavam no fim da citada revista Strange Tales. Com o aumento do sucesso do personagem, ele ganhou uma jornada única, onde precisava salvar seu mentor, o Ancião. Agora sua história era contada de forma ainda contínua, ainda dentro da Strange Tales, mas comum roteiro mais aprofundado e complexo. Na edição #126 aparece o grande vilão Dormammu, regente de um mundo de pesadelos, capaz de causar danos irreparáveis à nossa realidade. Essa aventura termina no número seguinte, quando Stephen viaja até a dimensão do vilão para evitar que ele quebre nossa realidade e, no fim, recebe o seu icônico Manto da Levitação.

Em 1968 a Strange Tales foi cancelada, dando a Doutor Estranho sua próprias edições. Entretanto, a numeração foi mantida e lançada como Doctor Strange  #169, comanda por Roy Thomas, ao lado do artista Gene Colan.

doutor-estranho

Em 1971 a revista foi cancelada, mas o personagem não foi esquecido. Suas aventuras continuaram em Marvel Feature #1, que era o inicio de Os Defensores, uma equipe formada por Hulk, Namor e Doutor Estranho, que venho a substituir o Surfista Prateado a pedido de Stan Lee. Os Defensores era um grupo peculiar, que se odiava e só se mantinha junto enquanto houvesse uma ameaça em comum para os heróis.

marvel-premiereEm 1972 foi criada a Marvel Premiere, nova revista que reunia histórias de personagens que tinham perdido títulos próprios. Doutor Estranho foi o principal atrativo. Frank Brunner e Steve Eglehart não pouparam recursos, levando Stephen para jornadas metafísicas, até mesmo testemunhar a criação do universo. Foi nessa época que o personagem teve algumas história alucinantes voltadas para o lado sobrenatural, com monstros de Lovecraft, vampiros, cultos satânicos, demônios, deuses, lobisomens, criaturas do reino do pesadelo e etc.

É nessa fase que o Doutor Estranho ganha novamente um título próprio, que vai bem até se tornar bimestral e ter uma queda na venda, então na edição #18 Gene Colan, roteirista responsável na época, é demitido, dando o cargo para Roger Stern.

Morgana Blessing
Morgana Blessing

Assim, em 1978 Stern deu uma nova vida ao Mago, desenvolvendo melhor seu personagem e dando a Stephen um retrato mais humano. Uma grande mudança foi a introdução de uma parceira para Strange, a Morgana Blessing. Ela possui um potencial para o sobrenatural e fica intrigada com Stephen Strange, enquanto ela tenta se aproximar dele, acaba se envolvendo em uma jornada épica que é marcada pelo retorno do Barão Mordo. Após aventuras que envolvem inclusive encontros com Nick Fury e o Comando Selvagem, Stern acaba desenvolvendo um romance entre o Mago e a parceira.

Novamente sua revista foi cancelada e então Strange Tales é relançada, assumida por Peter Gillis, que ficou com a missão de reapresentar o personagem para um novo público. Para isso, ele encheu a história de referências e recordatórios, o que facilita para quem está iniciando a leitura. Essa fase é marcante para o herói, pois nela ele é obrigado a sacrificar boa parte dos seus poderes, talismãs e amuletos em uma batalha. É aqui que o personagem passa por uma jornada de reconhecimento. Essas edições são encerradas bruscamente e acabam causando um declínio no interesse do público em Stephen.

Em 1988, Roy Thomas tenta mudar o visual de Doutor Estranho, porém acaba voltando ao original nos anos 90. Nessa época é lançado The Faust Gambit, reunindo as histórias publicadas em Doctor Strange, Sorcerer Supreme 5 até 8, uma trama intrigante onde o herói chega a ser aprisionado. Thomas conserta a remoção dos itens feita por Gillis e o Mago se torna poderoso novamente.

doctor-strange-sorcerer-supreme

 

Eventos e Sagas

 

Poucos encadernados foram lançados de Stephen Strange e uma saga do personagem se destaca: Doutor Estranho e Doutor Destino: Triunfo e Tormento. É Uma história sombria e trágica estrelada por dois dos mais poderosos magos da Terra. No Brasil foi lançada também Doutor Estranho: O Juramento, que define bem o personagem na era moderna e vale a pena ser conferida.

doutor-estranho-e-doutor-destino-triunfo-e-tormento

Doutor Estranho ficou muito tempo sem título próprio, mas ainda estava ativo com participações em sagas alheias e eventos da Marvel. Confira na galeria abaixo algumas das principais participações lançadas no Brasil:

Depois de tantos anos, o Doutor Estranho ganhou um novo título próprio, incentivado pela adaptação cinematográfica. Lançado em Maio de 2016, o encadernado The Way of the Weird reúne as edições 1 a 5 de Doctor Strange e narra os Magos Supremos de todas as dimensões sendo perseguidos e assassinados por um tipo de Inquisição Tecnológica, chamada de Empirikul, que deseja destruir a magia onde quer que ela exista, tendo Stephen Strange como próximo alvo.

Quer comentar sobre as produções com pessoas que possuem o mesmo interesse? Entre no nosso grupo do facebook e comece a discussão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,971FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Gameplay de Cyberpunk 2077 para Xbox Series X/S é revelado

0
A CD PROJEKT RED lançou hoje o vídeo de gameplay rodando Cyberpunk 2077 no Xbox One X e no Xbox Series X.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave