Filmes Artigos

Duna | 10 curiosidades sobre a produção do filme

0

Duna está em cartaz em todos os cinemas brasileiros, e, no seu primeiro final de semana de estreia já levou mais de 240 mil telespectadores para conhecer a aventura épica de Denis Villeneuve. Baseado no best-seller de Frank Herbert, o filme conta com a participação de um elenco estelar, incluindo Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Zendaya, Jason Momoa e outros grandes atores.

Veja também: Crítica | Duna

Conheça 10 fatos e curiosidades sobre os bastidores e a produção de Duna.

10O corroteirista, produtor e diretor de Duna, Denis Villeneuve, descobriu o romance de Frank Herbert, que explora a relação da humanidade com a natureza, na adolescência, quando ele pensava em se tornar um cineasta ou biólogo.

9Ao se preparar para seu papel como o chefe da Casa Atreides, Duque Leto, o ator Oscar Isaac encontrou inspiração nos filmes de Toshiro Mifune, um dos pilares dos filmes de Akira Kurosawa, que muitas vezes interpretou uma figura forte e poderosa.

8O personagem de Paul Atreides tem cerca de 15 / 16 anos durante os eventos que acontecem na adaptação de Denis Villeneuve; o ator Timothée Chalamet, que interpreta Paul no filme, tinha 23 anos durante as filmagens, mas, de acordo com Villeneuve, “Paul é uma alma velha. Timothée, na câmera, parece um adolescente, então essa foi a combinação perfeita”.

7O personagem de Josh Brolin, Gurney Halleck, não é apenas o Mestre de Guerra da Casa Atreides e um artista com uma espada, ele também é um poeta e toca um pequeno instrumento de cordas chamado baliset.

6Para retratar o sinistro Barão Vladimir Harkonnen em Duna, o ator Stellan Skarsgård, quase irreconhecível no papel, passava quase oito horas antes das filmagens a cada dia com as equipes de figurino, cabelo, maquiagem e próteses, a fim de se parecer com o personagem.

5Em uma entrevista de 1976, a atriz Charlotte Rampling, que interpreta a Reverenda Madre Mohiam em Duna, de Denis Villeneuve, apareceu no “Desert Island Discs” da BBC e disse que o romance Duna seria sua escolha para um livro sobre uma ilha deserta.

4O personagem Dr. Liet Kynes é um homem no romance Duna. No entanto, Denis Villeneuve e o roteirista Jon Spaihts mudaram o papel para a atriz Sharon Duncan B. Brewster, com o objetivo de infundir modernidade e um elemento adicional de empoderamento feminino para a história, um movimento que eles sentiram que o autor Frank Herbert endossaria.

3A atriz, cantora e modelo Zendaya, que estrela Duna como a Fremen Chani, uma figura enigmática que aparece para Paul Atreides em seus sonhos, se dedicou a aprender a pronúncia do vocabulário intrincado da história, não apenas para sua performance, mas para ser perfeito para os fãs do romance seminal

2O design dos ornitópteros – uma nave semelhante a um helicóptero que serve como meio frequente de transporte no filme – determinou que, embora voe como um pássaro, sua aparência seria inspirada principalmente por uma libélula.

1O compositor Hans Zimmer foi inspirado pelo cenário de outro mundo de Duna e decidiu que em vez de usar instrumentos familiares para a partitura, ele “criaria” instrumentos que iriam produzir sons igualmente sobrenaturais. Para conseguir isso, ele criou instrumentos de sopro e filtrou faixas improvisadas de guitarra e violoncelo e até trabalhou com a voz humana, manipulando-as para produzir, em última instância, paisagens sonoras desconhecidas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Posting....
PT_BR
Sair da versão mobile