Com poucas opções de atividades que promovam a sociabilidade e aprendizado, fazer amigos, aprender novos conceitos e outras habilidades que são ensinadas a partir da vivência não foram passadas para aqueles vivendo seu período infantil na pandemia. Por isso, muitas dessas crianças requerem educação especial, essa mais recomendada com o aval da fundamentação teórica da educação construtivista.
A partir de uma abordagem lexical, podemos concluir que o termo “construtivismo” vem da palavra “construir”, afinal, compartliham o mesmo radical. Essa suposição está correta, afinal a base do construtivismo recorre ao fato de que a educação é algo que se deve “construir”, a partir de um sistema baseado no estímulo com situações e atividades interativas baseado em estudos da pedagogia, como jogos e outras atividades que podem ser verificadas em um relatório de estágio em educação infantil.
O sistema de educação construtivista foi criado pelo psicólogo Suiço Jean Piaget, que se dedicou aos estudos da aquisição de conhecimento, inferindo que o aprendizado ocorre através da interação do sujeito com o meio. Diante disso, pode-se dizer que o aprendizado passivo (anotações, leitura e audiência de conteúdo didático) por si só não é 100% eficaz para a absorção do conteúdo de maneira aplicada.
Diante disso, cabe à família adaptar-se às necessidades pedagógicas de suas crianças. Por exemplo: para que a criança vá a ser boa em matemática, ela deve aprender os assuntos dados de maneira aplicada, afinal, apenas aprender números e regras sem contexto à deixará insegura acerca de seu rendimento e dependente de resultados em testes para compreender qual a sua aptidão em certos assuntos.
Essa insegurança em relação à compreensão deixa a criança dependente do sistema de notas, o qual não define o aprendizado de maneira eficaz. No entanto, como na escola não-construtivista esse é o único modo disponível para que o jovem verifique sua capacidade de aplicar conhecimento, o mesmo irá tornar-se dependente de resultados. Embora muitas vezes as famílias acham que o seu filho se importar com resultados acadêmicos é beneficial, resultados negativos não são estímulos positivos, resultando em um bloqueio emocional atinente à matéria.
Diante de inúmeros resultados baixos, em um sistema onde notas são a única medida de conhecimento disponível, o jovem passa a acreditar que aquele é o único resultado possível. Acomodando-se e criando uma barreira quando se trata da matéria em que seu rendimento é abaixo da média ou mediano. Por tal, é fundamental conhecer e estar imerso no modelo de educação de seus filhos e contribuir de maneira ativa, para que eles fiquem sempre seguros de seus valores tanto no âmbito acadêmico quanto no pessoal.
Desse modo, é fundamental que a escola adote medidas que vão aproximar a família de seu método educacional, assim, permitindo que ambos os ambientes que – no momento – são de maior importância para o jovem, trabalhem em conjunto para promover o crescimento do mesmo.
Também é fundamental que haja a colaboração de profissionais e estudantes da parea da pedagogia afim de aprimorar os métodos já existentes voltados para educação. Por exemplo: a recuperação de habilidades básicas para o convívio e aprendizado no mundo pós pandemia é uma proposta que vem sido notada para relatório de estágio supervisionado em pedagogia, afinal, assim acadêmicos terão acesso amplo ao comportamento dos jovens com quem o estagiário trabalhou.
Seja o relatório de estágio de pedagogia fruto do trabalho pessoal ou relatório de estágio remoto, seja ele o relatório final de estágio em pedagogia ou apenas o projeto de estágio, o documento contém informação fundamental para a compreensão do comportamento dos jovens pré, durante e pós-pandemia.