domingo, 3, julho, 2022

Em Casa com os Gil | Família Gil e produção falam sobre os desafios de gravar um doc reality no auge da pandemia

Nova produção nacional da Amazon Prime Video, Em Casa com os Gil acompanha uma das famílias mais famosas da cena cultural brasileira durante a criação de uma turnê histórica, que vai reunir todas as gerações dos Gil no palco pela primeira vez. Eles se encontraram para um retiro criativo no interior do Rio de Janeiro, onde as câmeras acompanharam os bastidores de tudo que aconteceu nessa preparação para o espetáculo, que irá rodar a Europa, e também celebra os 80 anos de vida de Gilberto Gil. Além de momentos de intimidade nunca antes vistos, a reunião foi palco para discussões polêmicas como a formação familiar diversa dos Gil, o racismo no Brasil, a forte influência da cultura afro na sociedade, entre outros temas – tudo embalado por músicas que marcaram gerações e a cultura do Brasil.

Vendida antes da pandemia com a proposta de acompanhar a turnê, a série sofreu os efeitos logo no início da produção, quando foi declarado o confinamento. A Conspiração e a Amazon Prime Vídeo decidiram não adiar as gravações e sim transformar em um pré da turnê, mostrando a organização enquanto explora a dificuldade de toda a família presa em uma casa trabalhando em algo que não sabem como vão viabilizar.

Um dos diretores da série, Andrucha Waddington, comenta que captar os momentos para esse documentário tão intimista é um trabalho único. Ele relata que “se sente membro da família. Eles estavam prontos para sair nessa turnê quando estorou a pandemia e aproveitaram esse momento para ir em confinamento em Araras, que resultou nesse reality que é basicamente um prequel da turnê. Diferente dos realities que investem em picuinhas e brigas, nesse acontece de tudo, mas em meio a uma família que investe em diversidade e esse confinamento com motivo profissional- criação do roteiro do show.” Ele completa dizendo que a série “cria uma pauta onde tinha uma ordem do dia na porta da cozinha e ensaios diários. Junto com isso tem a convivência de uma família que dá uma aula para o Brasil sobre aceitação, amor, sobre tudo. Conviver com essa família maravilhosa há mais de 30 anos, com mais intimidade nesses dias em Araras, que todos estiveram mais próximos do que nunca, é algo inesquecível. Aprendi muito como ser humano e é um presente para o público poder didivir isso com eles e mostrar a preparação de uma turnê e como é sério esse trabalho”.

Em Casa com os Gil | Família Gil e produção falam sobre os desafios de gravar um doc reality no auge da pandemia 1
Em Casa com os Gil/ Imagem: Amazon Prime Video

Para Gilberto Gil o maior desafio na realização desse projeto foi “de um modo geral, oferecer uma jornada audiovisual com imagens, sons, conversas e etc, que fossem interessantes ao público, focalizando uma família conhecida e figuras públicas como ele e todos os envolvidos. O desafio era esse, ter algo palatável no sentido contemporâneo da imagem, da televisão, do documental. De que maneira a família Gil poderia suprir esse papel, estar em um grupo interessante que mostrasse interesse ao público através de seus discursos e ações. Conforme se dispuzeram a esse trabalho, aceitando as sugestões da equipe de produção, foi preciso apenas aceitar a seriedade do trabalho e nesse mês tiveram uma atitude profissional na medida do possível para esse resultado”.

Em vários momentos a família discutem questões relevantes, como racismo, diversidade e etc. Sobre a repercussão que essas discuções terão no público, Preta Gil diz que “são uma família diversa, mista, há muitas formas, gostos, cheios. Diversidade é o DNA dessa família e isso fica evidente na série. São questões discutidas não só na série, mas na intimidade da família e passam a verdade do que é para nós é ser negros mestiços e o que cada um passou em relação à conflitos e desafios”. Ela revela também que “acha que as pessoas vão se identificar, principalmente por falarem de maneira natural e real desses assuntos” Preta termina informando que “a série é muito fiel ao que essa família é de verdade”. Gilberto Gil completa falando que “tem a ver com a pergunta do desafio, essa é parte do desafio, como passar fidelidade no valor familiar para as outras famílias, principalmente nas novas famílias, se formando agora, que valor e exemplo podemos passar para elas”.

Em Casa com os Gil | Família Gil e produção falam sobre os desafios de gravar um doc reality no auge da pandemia 2
Em Casa com os Gil/ Imagem: Amazon Prime

Um traço marcante entre os episódio é o envolvimentos do netos de Gilberto Gil nas músicas e como eles se conectam a elas. Bela Gil comenta sobre isso, dizendo que há “uma liberdade na produção para que as crianças pudessem transmitir isso”. Flor Gil, filha de Bela de 12 anos, é cotada em dado momento para entrar na banda da turnê, sobre isso, Bela diz que ela “já havia participado dessa parte musical da família, já havia se apresentado com Gilberto Gil e é algo muito dela, vem de antes da série. A série mostra muito disso, uma maneira de enxergar as crianças como essa poesia e esperança que eles dão e como abraçam a criatividade do avô”. Preta Gil completa revelando achar que “parece que a história se repete, me vejo muito nas crianças. Há uma liberdade enorme delas, e na série elas podem entrar e sair quando quiser, mas em turnê é mais complicado”.

Em Casa com os Gil já possui uma 2ª temporada confirmada e Malu Miranda, head de conteúdo da Amazon Prime, fala um pouco sobre o segundo ano. “A 1ª temporada foi intimista, introspectiva. A segunda será o oposto, com o ser humano voltando para as ruas, e será em movimento, com os ônibus em turnê. A primeira temporada foi um olhar atrás da cortina dessa família, mas poder ver a função de estar na estrada, os amigos que encontram no caminho, deve proporcionar mais emoção e espontaneidade. Será uma temporada cheia de encontros”.

Em Casa com os Gil estreia dia 24 de junho na Amazon Prime Video.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave