Saturday, 16, October, 2021

Free E-Creative courses focus on Audiovisual Production, Handicraft Enterprise Management and Fundraising

Os cursos do mês de setembro do Projeto E-Criativo, iniciativa que visa desenvolver a cadeia produtiva da economia criativa no Vale do Paraíba e fomentar o empreendedorismo de profissionais nesse segmento, já estão com as inscrições abertas. Nessa próxima etapa, estão previstos os cursos de Produção Audiovisual – Módulo Produção, Gestão de Empreendimentos Artesanais e Mecanismos para Captação de Recursos por Meio de Incentivos Fiscais (Cultura, Esportes e Sociais). A participação é gratuita, com aulas 100% online e em tempo real.

O principal objetivo dos cursos oferecidos pelo Projeto E-Criativo é proporcionar aos participantes bagagem teórica, repertório profissional e vivência prática com especialistas renomados, referências em suas áreas de atuação. Podem participar artistas, produtores, gestores culturais, empreendedores criativos e todos os demais interessados nos respectivos temas. Visando o aprofundamento de conteúdo e a interatividade com os participantes, as atividades têm vagas limitadas. Os participantes serão selecionados por meio da inscrição online.

“É uma excelente oportunidade para aqueles que enxergam o seu potencial e o seu talento criativo para se desenvolverem profissionalmente na área, mas não se sentem preparados para os desafios que é empreender na área ou prestar serviços com excelência para o mercado criativo no Brasil”, explica Eduardo Pane, coordenador geral do projeto. “Nosso objetivo é multiplicar conhecimentos sobre gestão e produção no setor criativo para um número cada vez maior de pessoas e assim contribuir com o desenvolvimento de todo o setor, que tem grande potencial de crescimento com a retomada pós-pandemia e remunerações acima da média nacional”, reforça Pane.

Programming

As aulas de Produção Audiovisual – Módulo Produção têm como facilitador Bruce Willian, artista digital, filmaker, professor de arte e músico. O profissional abordará, em suas aulas, temas como a operação de câmeras e equipamentos de cinema e vídeo, aparelhos de iluminação, sonorização e edição, contemplando noções de elaboração de roteiros e composições de equipes para produção de documentários e vídeos para cinema, televisão e meios digitais. Com recursos básicos, um celular na mão ou uma câmera simples, o participante aprenderá a produzir conteúdo audiovisual de qualidade profissional.

Já o curso de Gestão de Empreendimentos Artesanais, é destinado a artesãos e traz como facilitadora Rose Meusburger. A profissional é idealizadora do canal no Youtube – Elaborando Projetos e habilitada pelo Ministério da Cultura e pela Universidade Nacional de Córdoba em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos. As aulas levarão os participantes a entender a diferença entre artesanato, arte, faça você mesmo e trabalho manual; conhecer e entender a base conceitual do artesanato brasileiro; saber o que é PAB e sua representação no Estado; conhecer as possibilidades de desenvolvimento profissional; aprender noções de empreendedorismo e mercado e, além disso, a montar um plano de negócios e planejamento das atividades como artesãos.

Por fim, o Projeto E-Criativo realiza três cursos distintos sobre Mecanismos para Captação de Recursos por Meio de Incentivos Fiscais, que contarão com palestrantes, datas e horários diferentes. É possível escolher o tema que mais se adequa a sua realidade ou se inscrever em todos:

No curso sobre Incentivos Federais à Cultura, a facilitadora será Daniele Torres, Museóloga, pós-graduada em História da Arte, Gestão Cultural e Comunicação Empresarial. A profissional é especialista em leis de incentivo e captação de recursos e atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais.

Já Anderson Rubinatto, facilitador no curso sobre Incentivos Federais nos Esportes, é Administrador de Empresas e Especialista em Gestão de Projetos Esportivos realizados com incentivo fiscal. Atualmente faz captações de Patrocínio e Gerência Projetos para a Sportpromotion Marketing Esportivo empresa com mais de 3 décadas e que atualmente possui os direitos das principais competições do Futebol Brasileiro. Além disso, tem experiência na construção de parcerias para a produção de eventos esportivos com Confederações e Federações de diversas modalidades e órgãos estatais de fomento ao esporte, tendo sido Diretor e consultor da CBT – Confederação Brasileira de Tênis.

O curso de Incentivos Federais Sociais (FIA/Idoso) será ministrado por Wanderson Souza, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Bacharel em Relações Públicas Internacionais pela Universidade de São Paulo. É sócio-diretor da Nexo Investimento Social e responsável pela área de consultoria e atendimento a investidores sociais, acumulando experiência relevante na área de investimento social, gerenciamento de projetos e gestão do terceiro setor. A Nexo trabalha com mais de 120 organizações sociais de 16 estados brasileiros e é especialista em incentivos fiscais.

O projeto E-Criativo é realizado por meio do Programa de Ação Cultural São Paulo (PROAC), Governo de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Gestamp, fabricante de estampados e componentes metálicos; apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau); e produção do Grupo Univers, empresa especializada em comunicação e responsabilidade social corporativa.

Related articles

Comments

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here

Instagram

booming

Most viewed of the week

Follow Our Networks

It has exclusive content over there
6,914Fansenjoy
2,960Followersfollow
4,239Followersfollow

Recent

fresh content

Thunder Fic's

all about script
en_USEN
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave