Friday, 26th, November, 2021

Leonardo Minozzo, from Cafundó Estúdio Criativo, participates in the Cinema Encounters

- Advertisement -

Leonardo Minozzo, diretor executivo do Cafundó Estúdio Criativo, empresa brasileira que desenvolve projetos de propriedade intelectual em games e séries de animação, participa na sexta-feira (27), às 17 horas, da última mesa de debates da programação do evento Encontros de Cinema, promovido pelo Itaú Cultural.

O evento, que desde 2013 debate o fazer do cinema e suas tendências contemporâneas, chega à nova edição em 2021 com o tema Gestão do audiovisual. De 23 a 27 de agosto, a programação conta com masterclass, mesas de debate ao vivo e entrevistas com profissionais do setor. A programação enfatiza como o planejamento, a organização  e o monitoramento de processos são vitais para a sustentabilidade de toda esta cadeia produtiva.

Leonardo Minozzo, do Cafundó Estúdio Criativo, participa dos Encontros de Cinema 1
Leonardo Minozzo – Foto: Junior Schmitt

E também traz informações e entendimento crítico para a compreensão das mudanças mais importantes da indústria audiovisual contemporânea, aceleradas pela pandemia de Covid-19. A curadoria dessa edição é da consultora Alessandra Meleiro e da advogada e produtora de cinema Debora Ivanov, em parceria com o núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural.

A mesa “Gestão na Animação: oportunidades e desafios”, da qual Minozzo fará parte, conta também com Luciana Eguti, produtora-executiva da Birdo (SP) e terá mediação de Alessandra Meleiro. O objetivo é discutir o mercado das animações. Entre os pontos da conversa, estão condições de financiamento, acesso a mercado nacional e internacional, expertise em gestão, qualificação de profissionais, acesso a equipamentos, infraestrutura de TI, interesse público, entre outros. A transmissão será feita ao vivo na página do Youtube do Itaú Cultural (www.youtube.com/itaucultural).

A indústria da animação tornou-se um setor de dimensões econômicas relevantes. Representando 25% do mercado audiovisual, o valor total da receita da indústria de animação global foi de US$ 100 bilhões em 2006, US$ 222 bilhões em 2013 e US$ 259 bilhões em 2018, chegando a US$ 270 bilhões em 2020. A animação é um dos setores da indústria criativa global com maior potencial de crescimento. Além disso, em 2013, a indústria de animação digital administrou cerca de US$ 500 bilhões em licenciamento de marcas e personagens, mais que o dobro de 2006 (US$ 200 bilhões). (Dados levantados pelo Itaú Cultural).

Produção com nova perspectiva

Cafundó Estúdio Criativo nasceu em 2008 focado em animação para publicidade. No entanto, o executivo percebeu um modelo pouco replicável: “Uma animação para publicidade exige o desenvolvimento de várias etapas, como roteiro, conceitos, cenários, personagens, animação, áudio, pós-produção e finalização. O período para a produção de um comercial para TV de 30” durava 6 meses. Veiculava 20 dias, depois acabava. Para iniciar um novo projeto, era preciso abrir um canal de comunicação e pensar uma ação do zero”, explica Minozzo, que dirigiu mais de 500 projetos audiovisuais voltados a publicidade e entretenimento, para empresas como Toyota, O Boticário, Google, Motorola, Youtube and Rede Globo, além de jogos e narrativas gameficadas para clientes e projetos autorais. 

Foi então que o executivo decidiu injetar tecnologia na empresa. A equipe, até então de ilustradores, animadores, roteiristas e designers, ganhou programadores, desenvolvedores e especialistas em realidade aumentada, virtual e holografia, que possibilitaram enxergar as produções de uma outra forma. “O desenvolvimento das séries faz parte de um projeto robusto de propriedade intelectualO objetivo é o licenciamento para múltiplas mídias, enfatiza.

Séries pedagógicas para os públicos infantil e adulto

Entre as séries do estúdio brasileiro estão Os Carabão: uma narrativa divertida desenhada para o público de 5 a 7 anos, traz a história de Caldin, Farilicia, Espicho e Fusili: um grão de feijão, outro de arroz, o terceiro de farinha, e um macarrão, que vivem em um supermercado. Dez episódios são veiculados atualmente no Cine Brasil TV e a meta é completar 26 – ainda neste semestre – para expandir a outros canais no Brasil e no exterior.

The character Ana Bolinha, do artista catarinense Luciano Martins, inspirou uma série de animação para crianças. Em sua primeira temporada de 13 episódios, a simpática joaninha e sua turma buscam o significado dos seres e dos objetos também redondos em um mundo de aventuras, fantasia e cor. O projeto foi contemplado no edital de Desenvolvimento Prodav/Ancine (2016) e está em produção com recursos do Edital Catarinense de Cinema 2020.

Leonardo Minozzo, do Cafundó Estúdio Criativo, participa dos Encontros de Cinema 2
Dó, Ré, Mi da Sol – Imagem: disclosure

Já a série de musicalização infantil Dó, Ré, Mi da Sol terá 15 episódios em sua primeira temporada. A narrativa gira em torno da menina Sol que, ao morar com seu pai músico, tem a oportunidade de interagir com instrumentos musicais que ficam guardados no porão da casa. O fato é gancho para aventuras musicais que narram tarefas simples do cotidiano da criança. O projeto é construído com técnicas de stop-motion e 2D e foi um dos cinco contemplados na categoria animação infantil, que selecionou um projeto por região do país, entre mais de 800 inscritos do edital Prodav TVS Publicas / Ancine (2018).

As produções contam com consultorias de especialistas como Reynaldo Marchesini (Sítio do Pica Pau Amarelo e Princesas do Mar), Teresa Cristina Rego (Que Monstro te Mordeu), além da participação (em Dó, Ré, Mi da Sol) de Thiago Calçado, conhecido mundialmente pelas animações Minhocas, o Filme; Kubo and the Two Strings (Kubo e As Cordas Mágicas); Isle Of Dogs (Ilha dos Cachorros) e, mais recentemente, pelo novo longa-metragem Pinocchio (Pinóquio), dirigido por Guillermo Del Toro e Mark Gustafson.

Para o público adulto, o momento atual é de captação de recursos para dar início à série Uns Brasileiros,baseada na obra ‘Mario Prata Entrevista uns Brasileiros’. Nela, o próprio Mario Prata vira animação e arranca confissões irreverentes de personagens da história do Brasil, como Tiradentes, Dom Pedro I e Dona Maria I “a Louca”. O piloto foi finalizado em abril com recurso conquistado nos Prêmio Catarinense de Cinema 2019.

Minozzo também responde pelo desenvolvimento do puzzle game Tetragon: Unknown Planes  lançado agora em agosto para países da Ásia, América do Norte, América do Sul e Europa.

Service

Mesa 4 – Gestão na Animação: oportunidades e desafios (Evento: Encontros de Cinema – Gestão do audiovisual)

  • Data: 27 de agosto, sexta-feira
  • Hora: 17 horas
  • Convidados:
    • – Leonardo Minozzo, diretor executivo do Cafundó Estúdio Criativo, empresa brasileira que desenvolve projetos de propriedade intelectual. É produtor executivo da série Os Carabão, veiculada atualmente no canal CineBrasil TV e com a segunda temporada já em produção. Com outras séries em desenvolvimento para os públicos infantil e adulto.
    • – Luciana Eguti, sócia e produtora Executiva da Birdo, um dos principais estúdios de animação da América Latina
  • Mediação: Alessandra Meleiro, presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), entre os anos de 2016 e 2020.
  • Transmissão no Youtube www.youtube.com/itaucultural
  • Rating: free
    Informações www.itaucultural.org.br

Nerd Social is an initiative from Nowhere.

Cronos
King of the titans and the great god of time! Like the Titan, Alan Uemura devours everything related to the nerdy universe anywhere in time and space! Allons-Y !!!

Related articles

Comments

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here

Be Social

Be social on Instagram too

Follow on Instagram

en_USEN
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave