Review: The Hunt for Red October - Tom Clancy

0
4585

Resenha: A Caçada ao Outubro Vermelho - Tom Clancy 1Tom Clancy! Um nome que muitas pessoas acham que é título de um game. Mas está muito além disso.

Thomas Leo Clancy Jr., mais conhecido como Tom Clancy é um dos principais nomes da literatura de espionagem. Seus personagens são carismáticos e mais voltados para o mundo real do que os de Ian Flemming, autor de James Bond.

Para quem não lembra de Tom Clancy, é só sitar um nome: Jack Ryan!

O intrépido personagem que além dos livros já foi interpretado por atores como Alec Baldwin, Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine. Atualmente transformado numa série da Prime Video: Tom Clancy’s: Jack Ryan, with John Krasinski interpretando o personagem.

Portanto, o nome Tom Clancy está além de um título de game.

O primeiro livro da série Jack Ryan foi Caçada ao Outubro Vermelho (1984), que virou um ótimo filme interpretado pelo jovem Alec Baldwin como o personagem principal e tendo a participação sempre notável de Sean Connery como o capitão russo Ramius. O filme foi lançado em 1990.

Além de ter sido o primeiro livro da série, é também o primeiro lançado por Tom Clancy, assim como sua primeira adaptação para os cinemas. Muitos primeiros!

A história é um thriller tecnológico e com doses de Relações Internacionais.

Seus pontos de referência e comentários do universo militar são totalmente plausíveis, assim como todo o contexto abordado das políticas internacionais. Principalmente no quesito “deserção”. Aqui Tom Clancy aborda de uma maneira tão simples ao nos mostrar que pessoas, principalmente militares, que resolvem fugir de sua pátria e pedir asilo em outro, não é algo tão simples como mostrado em outros filmes e literatura. Assim como nem tudo é movido a balas e lugares exóticos.

O universo nos mostrado é o real, onde pessoas sentam em cadeiras e tem longos debates a respeito se elas realmente estão desertando ou apenas querendo jogar bombas no país. Lembrando que quando esta história foi escrita, o mundo estava mergulhado na Guerra Fria, uma luta silenciosa entre os EUA e a extinta União Soviética.

Nada naquele tempo era preto no branco. E muito menos cinza. Tudo eram questões de interpretações que podiam mudar a todo instante. E Caçada ao Outubro Vermelho, nome do submarino de Ramius, é um pouco e além disso tudo.

Este livro foi tão bem escrito, mostrando como funciona a CIA, a KGB e outras instituições militares, que Tom Clancy tornou-se o principal nome de referência como autor entre os militares estadunidenses. E foi muito elogiado pelo ex-presidente Ronald Reagan, o que transformou A Caçada ao Outubro Vermelho em um sucesso absoluto.

Caçada ao Outubro Vermelho é um livro com personagens que criamos vínculos desde o início, não importando de qual lado da fronteira ele esteja. Jack Ryan é fascinante e crescemos e aprendemos com ele sobre o universo da espionagem e das relações internacionais. Além de mergulharmos em um mundo tecnológico totalmente existente e viável no âmbito militar.

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here