Review: Fire Against Fire - Jenny Han and Siobhan Vivian

0
5906

 

E eis que chega ao momento da conclusão da trilogia Olho por Olho das autoras Jenny Han and Siobhan Vivian, tão aguardada pelo público leitor. Para quem não se recorda, Olho por Olho e Dente por Dente foram lançados em 2013 e 2014, respectivamente. A partir daí a New concept deixou um espaço para a publicação do último volume e enlouqueceu quem tanto esperava pela finalização da história quando divulgou que entraria 2017 com o final em Fire against fire.

Para recordar um pouco vale lembrar que a saga fala sobre a história de três garotas: Kat, uma adolescente mais destemida e decidida, a ruiva do grupo, que tinha como melhor amiga Rennie e que foi trocada pela mesma quando Lillia entrou na história. Também temos Lillia, a garota rica e cheia de alegria, que está sempre com a turma principal do colégio e é uma líder de torcida. Caminha junto com os jogadores e com os mais populares. E por fim temos Mary, a garota doce e meiga que voltou para a ilha após um tempo afastada, que conhece os amigos de Lillia, mas que guarda um grande segredo.

É neste contexto que elas se juntam para formar um trio que vai executar planos de vingança contra algumas pessoas. No primeiro livro quem sofre os tratos das garotas é Reevie, o atleta mais famoso e que quer tornar-se jogador profissional. No segundo volume é a vez de Reenie perceber as armações e também cair nas enrascadas.

Now in Fogo contra Fogo a grande verdade foi revelada. Na verdade o final de Dente por Dente já revela o grande segredo de Mary e foi ali que fiquei totalmente absorta e desesperada para saber o final da história. Até então não tinha como saber o que estava acontecendo, mesmo que aos poucos as autoras estivessem dando dicas o tempo todo. Mas o grande segredo é bastante revelador e assusta, o que deixa a vontade para o terceiro livro ainda maior.

Fogo contra Fogo foi um pouco mais calmo do que eu esperava. De início vai ser mostrado tudo o que foi acontecendo com o passar do tempo e das consequências da vingança que as garotas fizeram e aos poucos tanto Kat quanto Lillia também vão descobrir o segredo real de Mary. É aí que começa a ação do livro. Esta é a grande reviravolta.

“Provavelmente tenho feito isto há muito tempo. Só que eu mesma não me permitia perceber. Relembro os dias que passei aqui na escola este ano, assistindo às aulas como se estivesse matriculada, fazendo lição de casa. Até mesmo sonhando com a faculdade na qual me inscreveria no ano que vem.” – Pág. 76

Quando tudo parece perdido ou quando nada mais parece ser verdadeiro, a história dá um pulo e mostra como ações do passado podem voltar e estabelecer o que virá em seguida. Muitas vezes um pacto criado não pode ser desfeito sem que alguém saia machucado e é este tipo de mensagem que o livro passa: planos de vingança nem sempre dão certo. Muitas vezes até quem os cria também pode se ferir.

“Não posso me encontrar com Kat, ainda não. Ela vai me fazer perguntas, vai me pressionar para saber dos detalhes, e eu sou uma péssima mentirosa. Ela vai saber de imediato que alguma coisa está errada. Vou ter que evita-la até descobrir o que dizer.” –Pág. 237

O legal é que as autoras também conseguiram finalizar de uma forma diferente do que eu esperava. Não foi algo clichê em se tratando de romances, apesar de haver alguns outros, mas que não modifica o contexto da história. Há um legado de amizade que também toma parte do terceiro livro e que mostra o quão forte podem ser estes laços.

Por fim a saga foi concluída de uma forma coerente. Não ficou nem um tipo de ponta solta, já que também é contado o que acontece com todo mundo após um tempo ao término do colegial e quem estava esperando para compreender de fato o que acontecia vai poder respirar em paz.

Lembrando que a diagramação está ótima, com letras maiores e divididas em capítulos entre as personagens. Uma dica para quem ficou todo este tempo ser ler os livros é dar uma pincelada nos livros anteriores ou relê-los, assim ao iniciar Fogo contra Fogo a história vai estar bem fresquinha para poder curtir cada momento.

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here