Pretty Little Liars é um sucesso entre o público juvenil, e alguns adultos. A série, da ABC Family nos EUA e passada no Brasil na Boomerang, conquistou milhares de fãs ao longo de suas 6 temporadas. Mas e os livros? Nós do Thunder Wave lemos os 8 primeiros livros, que foram gentilmente cedidos pela editora Rocco,  e viemos contar um pouco mais sobre a série de livros de Sara Shepard. Futuramente postaremos sobre os outros livros e um comparativo da série vs livros.

Na resenha falamos dos 2 box, que possuem 4 volumes cada. A série completa tem 16 livros e conta ainda com mais três extras,  que devem ser lido, pelo menos, após os oito primeiros, em virtude de Spoiler.

Box Pretty Little Liars

A história central versa sobre as cinco belas adolescentes, todas de famílias ricas, que moram na mesma cidade, Rosewood, e estudam no Colégio Rosewood Day.

Elas são:

Spencer, uma garota Box Livrosinteligente, competitiva e perfeccionista, que não hesita em usar drogas para melhorar suas notas;

Hanna, a garota que quer ser sempre popular, mas que já foi bem acima do peso, chegando a sofrer de bulimia;

Aria, que parece a mais equilibrada de todas, com uma certa via artística, e que antigamente era taxada de esquisita, por usar cabelo mechado com cor-de-rosa;

Emily, a nadadora, mas que hesita em assumir quem realmente é;

E finalmente, Alison, a mais bonita e popular, por quem os garotos se apaixonam e as garotas almejam ser iguais.

Alison era muito manipuladora e envolveu as cinco em um acontecimento que acabou ferindo uma aluna chamada Jenna, o qual as cinco tinham que esconder. Tinha também o costume de menosprezar outras garotas, fazendo com que as amigas fizessem tudo que ela queria.

Após o desaparecimento de Ali, as quatro melhores amigas, cheias de segredos individuais dos quais somente Alison sabia, acabam sendo ameaçadas por alguém intitulado “A”. Conforme as ameaças vão chegando, as quatro ficam mais focadas em descobrir quem está por trás das mensagem, o que acaba as deixando ainda mais neuróticas do que já eram e até mesmo um tanto inconsequentes, prejudicando outras pessoas com suas atitudes. Ironicamente, enquanto tentam encobrir seus antigos segredos, acabam se enrolando ainda mais e criando segredos ainda piores.

Cada volume tem um foco maior em uma das personagens, podemos ver isso pela capa, e por isso vamos conhecendo um pouco mais sobre cada uma delas com o desenrolar dos acontecimentos, enquanto brincamos de detetive, tentando desvendar quem é a bendita “A”.

A

Ao longo desses oito volumes, somos apresentados à novos personagens, alguns passageiros, outros mais destacados. Lógico que algumas fatalidades acontecem no caminho. Mas uma coisa é rotineira, elas sempre erram quando julgam descobrir a identidade do culpado.

Sara Shepard aborda vários assuntos com temas diferentes, como bullying, consumo de drogas pelos estudantes, homossexualismo, bulimia, infidelidade, problemas mentais, menores de idade com bebidas e a disputa pela popularidade nas escolas. Ou seja, coisas normais em um mundo de adolescentes americanas ricas…

As obras tem uma narrativa fácil e envolvente, mesmo irritando um pouco com a extrema burrice das pequenas mentirosas, mostra a vida fútil de todas as meninas da cidade, não só as cinco amigas. A autora sabe como relatar o cotidiano de todos e aguça a curiosidade, tanto no mistério de quem é “A”, quanto na interrogativa de até quando elas vão se enrolar para encobrir uma mentira. Tendo sempre um assunto novo, com uma bagunça a mais e uma surpresa no fim da leitura atual.

Um único ponto desagradável é a repetição de informações  no inícios dos livros, principalmente para quem lê tudo de uma vez, mas para quem faz um tempo que leu o último é até um bom lembrete.

Devo ressaltar que difere um pouco da série, tanto na aparência das meninas, pois Spencer é loira, Emily ruiva e Aria a mais alta delas. Alguns personagens, que provavelmente cativaram o público, continuam vivos na adaptação e não no livro. Outros não constam na história, aparecendo como complemento apenas na série, mas  toda adaptação tem sua diferenças.

O que mais gostei nessa edição da Rocco foram as capas, são bonitas e originais. Todas representam uma das quatro na capa como bonecas, que sugestivamente parecem Barbies. e na contra capa como pessoa. No primeiro box vemos a boneca de corpo inteiro e no segundo, um meio rosto que se completa ao humano.

Capa Pretty Little Liars

Apesar da burrice das protagonistas irritar, foi uma leitura que me impressionou, pois acabei gostando mais do que esperava. A temática acabou não sendo tão juvenil como era de se imaginar e o mistério consegue realmente te prender.

Os livros são lançados na seguinte ordem, tendo ainda mais três extras.

1- Maldosas (Pretty Little Liars)

2- Impecáveis (Flawless)–

3- Perfeitas (Perfect)

4- Inacreditáveis (Unbelievable)

5- Perversas (Wicked)

6- Destruidoras (Killer)

7- Impiedosas (Heartless)

8- Perigosas (Wanted)

9- Traiçoeiras (Twisted)

10- Implacáveis (Ruthless)

11- Estonteantes (Stunning)

12- Devastadoras (Burned)

13- Arrasadoras (Crushed)

14- Letais (Deadly)

15- Toxic – (Ainda não lançado no Brasil)

16- Vicious – (Ainda não lançado no Brasil)

Extras:

0.5- Os segredos de Ali (Ali’s Pretty Little Lies)

0.6– Alison’s Pretty Little Diary – (Ainda não lançado no Brasil)

4.5- Os segredos mais secretos das Pretty Little Liars (Pretty Little Secrets)

41 COMENTÁRIOS

  1. Oiii, eu me agradei bastante por estes livros a bastante tempo já. Mas, acho que não leria pelo simples motivos de ser muitos livros e normalmente não tenho boas lembranças de uma série tão grande haha

    Beijinhos, adorei a postagem e a ideia de fazê-la.

    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

  2. Oi, tudo bem?

    Apesar de ser uma série bastante famosa eu não tenho muita vontade de ler. As adaptações são sempre diferentes mesmo, não tem jeito. Mas acredito que afinal não foram tao ruins. A Rocco realmente caprichou nas edições.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  3. Oie Kadlu,
    Já li todos da série, sou completamente apaixonada por pretty little liars, tanto série da tv e literária. Eu até estou relendo, amo a escrita da Sara, ela me faz viciar nos livros dela haha
    Gostei da resenha e APAIXONEI pelo seus box *—*
    Beijos
    Cantinho da Bruna

  4. Eu sabia da existência da série tanto em papel com em tv, mas nunca me animei muito a ler ou ver, pois sempre achava que tinha uma pegada muito adolescente, mas pelo que você é até legal de ler por causa do mistério. Fiquei curiosa. ^^

    Lisossomos

  5. bom, particularmente eu acheo as capas bem feias… e a série não faz meu estilo, então não há chance de assistir ou ler os livros… sem contar que detesto protagonistas 'burras'… [eu tbm me irritaria durante a leitura rsrs]…

    flor, o termo seria homossexualidade, ok? é pejorativo utilizar homossexualismo…

    Bjs. 😀

  6. bom, particularmente eu acheo as capas bem feias… e a série não faz meu estilo, então não há chance de assistir ou ler os livros… sem contar que detesto protagonistas 'burras'… [eu tbm me irritaria durante a leitura rsrs]…

    flor, o termo seria homossexualidade, ok? é pejorativo utilizar homossexualismo…

    Bjs. 😀

  7. Essa série, definitivamente, não é para mim. Ainda mais com 16 livros????? Meu Deus! Hahahaha
    Eu tenho muita curiosidade em saber essa parada da A. Quem é e tudo mais. Mas me contentaria com um spoiler e pronto! hehehehe

  8. OIE
    Eu realmente admiro quem tem a determinação de ler toda essa série, pois eu infelizmente não conseguiria, acho que a série tv vai ser mais pratico kkkkkk
    As capas são realmente lindas, eu compraria apenas para enfeitar minha estante kkkkk QUE ESTÁ CHEIA.
    Mas adorei a resenha, esclareu muitas das minhas duvidas, se a série fosse pequena eu leria com toda certeza.

  9. Eu tinha um colega de trabalho que era viciado tanto nos livros como na série. Não sei se leria porque fico com preguiça quando vejo uma série enorme. Essa questão de repetir informações em todos os livros acontece em A Mediadora da Meg Cabot também, é chto mesmo quando se está lendo tudo de uma vez.
    Beijos!

  10. Nossa, precisa de fôlega para ler essa série, hein! 16 volumes e mais três extras! Achei, de fato, as capas muito bonitas, mas os lvros, no momento não me intressam, pois nem a série conseguiu despertar a minha curiosidade. Mas adorei a sua resenha, e é sempre bom conhecer os livros para poder indicá-los, pois conheço pessoas que curtem muito a série.

  11. Oi, tudo bem?
    Eu conheço a série de TV, mas nunca cheguei a acompanhar. Vi alguns episódios e até achei legal.
    Não tenho vontade de ler os livros, pois é uma tanto extensa e não tô podendo começar séries tão longas, no caso, prefiro fazer uma maratona da série de TV. Porém acho essas capas lindas 😉

    Beijos
    Leitora Sempre

  12. Oie!
    Nunca me interessei a ler os livros, mas logo que a série foi lançada comecei a acompanhar. A verdade é que abandonei da segunda para a terceira temporada.
    Com a sua resenha e breve introdução da história, vejo que realmente tem muito o que oferecer, além do mistério que envolva a personagem “A”, mas ao mesmo tempo me parece algo repetitivo e cansativo, portanto não daria outra chance a nenhum dos dois.
    Adorei o post, parabéns! =D

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

  13. Oie,

    Eu comecei a assistir a primeira temporada, mas parei e não sei porquê, pois eu estava amando a série, e os livros eu morro de vontade de ler todos e tenho certeza de que eu irei a amar a leitura, por ter muitos livros ás vezes fico com medo da autora se perder na narrativa, pois pode ficar meio que cansativo, mas fora isso acho uma leitura válida para quem é fã da série de TV ou pra quem quer conhecer somente os livros.

    Bjs
    Mayla

  14. Oi!

    Já tinha visto os livros, mas não sabia do que se tratava. Não é meu gênero preferido, nem de livro, nem de série. Mas acho que se fosse mais curta eu até leria por causa do mistério. E como você comentou sobre a burrice das personagens, isso é algo que me irrita em protagonistas. Gosto de protagonistas fortes.

    Achei fantástica a forma como você conseguiu resenhar a série toda de uma vez. Parabéns

    http://www.cladassombras.blogspot.com.br

  15. Oii, tudo bem?
    Eu tenho uma amiga que ama a série, mas ainda não leu os livros. Eu quero fazer ambos, pois tenho muita curiosidade, e acho as capas desses livros muito bonitas.

    Parabéns pela resenha.
    Beijos

  16. Oie,
    Comprei esses dois boxes, mas ainda não parei para ler. No entanto lendo a resenha fiquei curiosa, até porque tenho mania de dar um bom espaçamento entre um volume e outro, para não cansar da escrita da autora. Obrigada pela dica e vou tentar começar a ler e descobrir tanto mistério. Mas como é longa a série…sahushua…vamos que vamos.
    Gosto muito da série pretendo voltar a acompanhar, bom saber que difere dos livros.

    Boa leitura.
    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

  17. Tenho MUITO INTERESSE em assistir a série, mas tenho um acordo comigo mesma de nunca assistir filmes/séries antes de ler seus respectivos livros, só que tenho muito medo de comprar todos esses livros e não conseguir ler. Aconteceu isso com As Crônicas de Gelo e Fogo (Game of trhones) estanquei no último livro, não consigo sair da metade, e olha que a coleção só tem 5 livros!! Imagina se fosse 16, como Pretty Little Liars????!!! Se alguém souber de alguma dica pra conseguir ler uma série longa eu aceito, viu? Tenho muito problema com isso, sempre acabo cansando da história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui