domingo, 22, maio, 2022

Encontro regional “Inclusão Mais Perto” acontece em Atibaia para debate de políticas públicas às pessoas com deficiência

- Advertisement -

Nesta quarta-feira (26) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto” para representantes de Atibaia e região, totalizando oito municípios. O evento presencial aconteceu no centro de Atibaia e reuniu mais de 100 pessoas.

O encontro teve como propósito levar informações sobre as pessoas com deficiência e apresentar políticas públicas aos municípios de Atibaia, Bragança Paulista, Mairiporã, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis e Vargem. Além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.

“Hoje trouxemos o Inclusão Mais Perto para as mais de 32 mil pessoas com deficiência da região. O Governo de São Paulo, na pessoa do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, busca sempre pensar e trabalhar os direitos da pessoa com deficiência. Visando vida com dignidade para todos, oferecendo oportunidades e direitos iguais.”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Durante o evento presencial, que seguiu todos os protocolos sanitários como distanciamento e uso de máscaras, e acessível, com intérprete de libras, estiveram presentes os prefeitos e representantes de cada munícipio e também foram apresentados dados quantitativos estratégicos sobre a região, visando à implantação de mais ações de inclusão nos municípios.

O evento foi realizado com toda estrutura da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Atibaia, com as intérpretes de Libras participantes cedidas pela Secretaria Municipal de Educação de Atibaia. Houve um protocolo de acessibilidade para receber os PCDs presentes, embora muitos deles optaram por utilizar as escadas para o palco.

Tiveram presentes também representantes de diversas APAEs da região, Associação Novo Rumo, Residência Inclusiva de Atibaia, Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil de Atibaia, Projeto Fazendo Arte Fazendo Parte, Instituto Jô Clemente, Instituto Primavera, Comunidade Surda, Organização Internacional de Cegos do Brasil, Delegacia Estadual de Ensino, CAADE, AEE, Instituo Magnum de Cão Guia, Casa de Davi, secretarias de Assistência Social, Saúde, Cultura, Turismo, Mobilidade Urbana, Diretoria da Mulher, Diretoria do Idoso, Conselho Tutelar, familiares e profissionais liberais que trabalham com pessoas com deficiência.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, as pessoas com deficiência de Atibaia e região somam em aproximadamente 32 mil (estimativa 2021). Desse total, 40% são pessoas com deficiência visual, 28% com deficiência física, 17% deficiência intelectual e 15% com deficiência auditiva. Com maior presença feminina, são mais de 18 mil mulheres com deficiência na região em comparação com os mais de 14 mil homens com deficiência.

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum.

Taranis
Taranishttp://www.thunderwave.com.br
Taranis é o Deus Celta do Trovão. Aqui no Thunder Wave, Taranis é na realidade uma mulher (alguns a conhecem como Daniela Carrano),mas não deixe se enganar, ela é mais macho que muito macho por ai... Um tanto quanto nerd e completamente sem vida social, é viciada em séries e tem um grande interesse por filmes, jogos e livros.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Seja social também no Instagram

Siga no Instagram

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave