domingo, 9, maio, 2021
InícioLivrosEntrevistasEntrevista com Bruno Capelas, autor do livro Raios e Trovões: A história...

Entrevista com Bruno Capelas, autor do livro Raios e Trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum

"É essa história, de gente comum, que cresceu, estudou e trabalhou em prol de educação e cultura, que eu quis contar."

Certas histórias nasceram para serem contadas e se tornarem imortais. E é isto o que aconteceu com o Castelo Rá-Tim-Bum, um fenômeno cultural da televisão brasileira. Mesmo que jamais tenha assistido a algo do Castelo, com certeza conhece seus bordões. Mas como isto tudo aconteceu?

A criação e toda a história deste sucesso da TV Cultura é contada no livro Raios e Trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum do autor Bruno Capelas e lançado pela Summus Editorial. De maneira simples e direta, Capelas dá uma verdadeira aula de história, no melhor estilo do Castelo, a respeito da TV Cultura, do Castelo e principalmente seus bastidores. Mas como todo livro, falta sempre aquele “algo”, e desta forma fomos buscar através de uma entrevista com o autor para sabermos mais um pouco de sua obra e dele próprio!

2. 2. Como foi o trabalho para conseguir material para o livro?

Ninguém consegue na vida sem um bocado de sorte: no meu caso, eu contei com ajudas muito importantes ao longo do caminho. Para fazer o Raios e Trovões, fiz mais de 30 entrevistas com gente que trabalhou, atuou, escreveu e viveu o Castelo — boa parte delas, porém, foram conquistadas com duas felizes coincidências. Como eu já disse, meu livro nasceu de um trabalho de conclusão de curso na ECA-USP. E antes de mim, um ou dois anos antes, uma dupla de veteranas — a Maria Carolina Gonçalves e a Lívia Furtado — também fizeram um documentário sobre o Castelo. E elas me deram de presente (porque não há outro jeito de dizer isso) uma planilha com os contatos de quase todo mundo com quem falaram.

Além disso, 2014 — que foi o ano que eu fiz a maior parte das entrevistas — foi também o aniversário de 20 anos do Castelo e o da exposição no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que inclusive abre o livro. E ali eu consegui encontrar muita gente, especialmente que trabalhou nos bastidores, que andava sumida, esquecida ou mesmo nunca tinha sido ouvida para falar do Castelo. Além das fontes primárias, de conversar com as pessoas e confrontar histórias — são pelo menos duas décadas de memória, então algumas coisas se embaralharam –, eu também fiz muita pesquisa em acervos de jornais, exposições, revistas e na internet, confrontando datas com os relatos que eu tinha escutado. Isso posto, a primeira versão do livro foi feita em 2014, ainda como TCC, e ao longo dos anos seguintes eu fui reescrevendo esta história, buscando deixá-la madura e cada vez mais interessante. Eu brinco que a versão que se tornou o livro, a quarta, é a Uma Nova Esperança.

Entrevista com Bruno Capelas, autor do livro Raios e Trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum 9
Exposição do Castelo no MIS. Crédito: Gabriel Nogueira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,919FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,317SeguidoresSeguir

Crítica | Em Guerra com o Vovô

0
Peter adora cada canto do seu quarto. Mas, ele é levado a ceder esse espaço ao seu recém-chegado avô. Logo, está instaurada uma guerra entre duas gerações de uma mesma família que tem lá suas peculiaridades.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Entrevista com Bruno Capelas, autor do livro Raios e Trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum 13

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave