segunda-feira, 27, junho, 2022

Entrevista | Samsung fala sobre os desafios de ser sustentável

- Advertisement -

Nem parece que a humanidade está vivendo o século XXI, mas está. Completado a sua maioridade, 21 anos agora em 2022 (o século começou em 1 de janeiro de 2001), a sociedade tem passado por muitas evoluções tecnológicas rapidamente. Mas nenhuma como as esperadas no século XX, quando animações como Os Jetsons mostravam carros voadores e robôs nos ajudando no dia a dia.

Ainda andamos de carro movidos a combustível fóssil, queimamos matas, poluímos de uma maneira geral nosso planeta. Mas isso tem mudado nos últimos anos, de uma forma pequena, mas tem. Empresas como a Samsung tem trabalhado para desenvolver tecnologias menos poluentes e que pensam na preservação ambiental.

Leia também: Análise | Samsung Galáxy S22 Ultra

Seus novos aparelhos tem chamado a atenção não apenas por trazer velocidade, melhores câmeras, entre outros, mas principalmente por seus smartphones serem pensados na sustentabilidade. Em nossa entrevista com Anna Karina Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, ela falou a respeito de preservação e também dos desafios da Samsung para os próximos anos. Confira abaixo:

Entrevista | Samsung fala sobre os desafios de ser sustentável 1
Anna Karina Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil

1. Por que a Samsung escolheu justamente trabalhar com as redes de pesca para seus aparelhos em vez de fazer o “mesmo de sempre” como as outras empresas que sempre escolhem garrafas pets? 

Como líder em inovação em tecnologia móvel, a Samsung tem a responsabilidade também de liderar as iniciativas e ações voltadas às questões de preservação ambiental. A empresa estabeleceu um conjunto inicial de metas a serem alcançadas até 2025 para reduzir sua pegada ambiental e diminuir o esgotamento de recursos desde a produção até o descarte dos seus produtos Galaxy: o Galaxy for the Planet, por meio do qual se compromete a reduzir o consumo de energia dos carregadores em stand-by para 0,005W, usar material reciclado em seus produtos, eliminando todos os plásticos nas embalagens de celulares e atingindo zero aterros sanitários até o ano de 2025.

A Samsung sempre teve uma preocupação relacionada ao impacto ambiental dentro e fora de suas operações. A empresa tem investido em múltiplas ações para uma operação cada vez mais sustentável e o uso de componentes feitos com redes de pesca é uma delas. Atenta ao fato de que, todos os anos, inúmeros organismos marinhos morrem após ficarem emaranhados nesses resíduos descartados no mar, a Samsung optou por utilizar este recurso na fabricação de seus aparelhos.

Leia também: Análise | Samsung Galaxy Book Pro 360

Para isso, a empresa fez uma parceria pela primeira vez com a Royal DSM, uma empresa líder no ramo científico para recuperar redes de pesca de pescadores que as coletam ao longo das costas do Oceano Índico. Depois de coletá-las, a empresa separa, corta, limpa e faz a extrusão para desenvolver um material ecologicamente correto, que consiste no mínimo de 80% de poliamida reciclada, ou nylon. Com essa parceria, são resgatados plásticos que seriam descartados no oceano (OBP, ou Ocean Bound Plastic, na sigla em inglês) localizados a 50 km da costa.

A empresa tem planos de estender a aplicação de materiais reciclados para toda a linha de produção. Com isso, de acordo com pesquisas internas, o uso de plásticos OBP reciclados pela Samsung pode evitar o descarte de mais de 50 toneladas de redes de pesca nos oceanos ao longo deste ano.

2. Onde mais a Samsung está trabalhando com sustentabilidade? 

Entrevista | Samsung fala sobre os desafios de ser sustentável 2

São diversas frentes, que vão desde a produção de dispositivos móveis e eletrodomésticos, e que passam pelas embalagens e coleta de resíduos eletrônicos para reciclagem. Na verdade, para a Samsung as práticas ESG estão alinhadas à sua filosofia de negócios que visa dedicar recursos humanos e tecnologias para criar produtos e serviços que contribuem para uma melhor sociedade global

Leia também: Análise | Samsung Galaxy S22 Plus

Em linha com isso, em 2022 a empresa anunciou a visão “Together for Tomorrow”, por meio da qual estamos “Reimaginando um Planeta Melhor” e criando produtos e soluções que colocam a sustentabilidade no centro de tudo o que fazemos.

Em paralelo a isso, por meio do programa de logística reversa Re+, a Samsung busca estimular o descarte consciente do lixo eletrônico em todo o país com a ajuda de nossos consumidores. A empresa disponibiliza urnas de coleta para itens de pequeno porte de todas as marcas, como smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e peças menores, em suas lojas e assistências técnicas autorizadas de todo o Brasil. Além disso, os consumidores podem solicitar a coleta de produtos de médio e grande portes, como refrigeradores, máquinas de lavar, ar condicionado e televisores acima de 40 polegadas, diretamente em sua residência.

Leia também: Análise | Galaxy Book S, para quem precisa de produtividade

Em 2021, no Brasil, a Samsung coletou e promoveu a destinação final adequada de cerca de uma grande quantidade de resíduos associados a aparelhos sem uso descartados pelos consumidores em nossos pontos de coleta e peças removidas do reparo dos produtos da marca – um aumento de 54% em relação ao ano anterior.

3. Qual a importância de ligar a marca com a sustentabilidade? 

Para a Samsung, a sustentabilidade está ligada a uma visão de negócios, no sentido de utilizar recursos humanos e tecnologias para impactar positivamente a sociedade. Desta forma, a associação dos valores da sustentabilidade à marca acontece de forma natural, uma vez que está relacionada às ações que desenvolvemos do ponto de vista prático. Para reverberar esta visão, a empresa tem cada vez mais apresentado ao público todas as ações adotadas por meio da visão global “Together for Tomorrow”, para que as práticas sustentáveis sejam aplicadas em conjunto.

4. Quando falamos em sustentabilidade, muitas pessoas lembram apenas do meio ambiente, mas se esquecem que ser sustentável também é a maneira como se vive, portanto, não apenas jogar o lixo na rua, mas também o que compramos e nossa saúde mental. A Samsung já trabalha isso internamente com seus funcionários e possui projetos com outras empresas, ONGs, etc, que falam e trabalham a saúde mental e o modo de vida? 

A Samsung tem uma cultura muito forte de trabalho em equipe. Nossos colaboradores e parceiros trabalham em conjunto, visando alcançar os objetivos da empresa e os resultados que nos mantém em uma posição de reconhecimento pelo mercado de tecnologia e também pelos consumidores. Esse senso de união se forma dia a dia internamente com ações que desenvolvemos para que todos sejam acolhidos, ouvidos e amparados em suas necessidades.

Leia também: Análise | Samsung Galaxy S21 FE 5G

Um exemplo de ação que envolve os funcionários é o Conectados pelo Futuro, programa de voluntariado corporativo da empresa criada em parceria com a ONG Atados. O projeto Maratona Social, que faz parte das ações do programa de voluntariado, é um jogo online com quatro atividades, desenvolvidas para que os funcionários atuem como mentores e criem conteúdos educativos para estimular as competências de jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As atividades, realizadas por meio do voluntariado corporativo, acontecem em grupo e online pelas plataformas WhatsApp, e-mail e Google. As inscrições para a segunda missão já estão abertas.

Neste ano, a Maratona Social atende a três ONGs com diferentes desafios:

Instituto Bússola Jovem: criado com o intuito de transformar a vida de jovens de baixa renda por meio de três pilares: educação, trabalho e carreira. O público-alvo é formado por jovens de 15 a 18 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio e sejam moradores do Jardim Irene e/ou imediações – embora o impacto do projeto seja muito mais amplo, atingindo família, comunidade e sociedade.

NAIA – Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA): organização sem fins lucrativos de caráter público. Atualmente, são mais de 220 crianças, adolescentes e jovens com e sem deficiência atendidos nos programas CCA e Jovem Aprendiz.

Instituto Anchieta Grajaú: Instituição sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover a inclusão de famílias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Nesses anos de atuação, o Instituto Anchieta Grajaú vem desenvolvendo programas de promoção humana e social. Por dia, atende cerca de 600 crianças, adolescentes e jovens, e ainda 1.000 famílias, que recebem visitas domiciliares e orientação socioassistencial e participam de ações artísticas, culturais e socioeducativas.

Leia também: Análise | Samsung Galaxy Z Fold3

Além disso, pensando em proporcionar um ambiente de trabalho mais acolhedor, em 2016 foi criado um comitê interno chamado Women at Samsung. É um espaço criado para discutir temas como plano de carreira, inseguranças, diversidade e inclusão e outros problemas que ficam mais leves quando dividimos umas com as outras.

Além de ouvir e motivar as mulheres da empresa, esse espaço é benéfico para que os homens, que já participam desde o início e são sempre bem-vindos, possam escutar, entender e, consequentemente, rever possíveis comportamentos e falas machistas e opressoras. A Samsung entende que essa iniciativa contribui para um ambiente de trabalho mais leve, possibilitando o diálogo entre os colaboradores de toda a empresa.

Também pensando sobre o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, a Samsung adotou o modelo híbrido de trabalho, para que as equipes possam estar mais tempo em casa e próximas de suas famílias. Com essa iniciativa, a Samsung reforça seu compromisso em manter uma força de trabalho mais feliz e engajada, entendendo que o tempo em casa traz impactos positivos às pessoas. A atuação da Samsung não se limita ao trabalho de excelência para desenvolver os melhores produtos do mercado.

Leia também: Análise | Notebook gamer Samsung Odyssey 2

Em nossa filosofia de trabalho, também fornecemos oportunidades de desenvolvimento aos colaboradores para que, como marca e como indivíduos únicos, todos alcancem seu potencial máximo. Acreditamos que um time engajado é a chave do sucesso e promovemos uma cultura corporativa que respeita e fomenta o talento humano.

Na Samsung temos o compromisso de manter a equipe sempre engajada, por meio de iniciativas de desenvolvimento, incluindo acesso a recursos como o LinkedIn Learning e outros programas formais para acompanhar o avanço dos profissionais, oportunidades igualitárias para todos e, principalmente, um ambiente de respeito, diversidade e inclusão. É a esse senso de trabalho conjunto que atribuímos os bons resultados, pois observamos cada vez mais funcionários apaixonados pelo que fazem e pelas soluções que, juntos, temos oferecido ao mercado.

5. Quais outros produtos da Samsung são ligados diretamente a sustentabilidade? 

São diversos os exemplos de produtos Samsung ligados à sustentabilidade. Desde a utilização de materiais reciclados na produção de monitores de alta resolução e dos dispositivos Galaxy, como o Galaxy Tab S8 5G e os novos smartphones da linha Galaxy S22 5G que contam com partes de componentes que usam redes de pesca recicladas, que seriam descartadas no oceano e causariam grande impacto negativo na vida marinha. Além disso, componentes das teclas da linha Galaxy S22 5G e da S Pen, que vem incorporada ao Galaxy S22 Ultra, utilizam resinas de poliamida recicladas.

Leia também: Análise | Trabalhando sem dor de cabeça com o notebook Samsung Odyssey 2

A Samsung também está priorizando a tecnologia de economia de energia que aumenta a eficiência energética e reduz o seu consumo. Os notebooks Galaxy Book Pro e Galaxy Book Pro 360, que estão disponíveis no Brasil, têm bateria de longa duração, com carregamento rápido feito, o que na prática reduz o tempo em que os dispositivos passam ligados à tomada. Eles podem ser carregados por meio de um adaptador USB Tipo-C, o mesmo usado em smartphones, o que permite o reaproveitamento de carregadores.

O consumo de energia em modo de espera em todos os carregadores de smartphone foi reduzido para 0,02W, que estão entre os mais eficientes em termos de energia da indústria de dispositivos móveis. Para aproveitar esse progresso, a Samsung trabalhará para atingir o consumo zero de energia em espera dos carregadores de smartphone, visando uma redução para menos de 0,005W também até 2025.

Leia também: Análise | Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Entre outras iniciativas de sustentabilidade, o controle remoto SolarCell, lançado no início de 2021, foi idealizado e desenvolvido para reduzir o desperdício de pilhas e ajudar a fechar o ciclo de resíduos plásticos. A segunda geração do controle pode extrair eletricidade de frequências de rádio em dispositivos como roteadores Wi-Fi, e foi incluído em mais produtos, como as TVs da linha 2022, com o objetivo de eliminar o descarte de mais de 200 milhões de pilhas AA em aterros sanitários.

Em eletrodomésticos, os consumidores da Samsung também já podem contar com modelos de geladeiras que estão entre as mais eficientes do mercado de acordo com as novas regras de classificação do Inmetro. A fabricante é a única no Brasil que conta com ao menos um modelo nas principais categorias (Duplex, Duplex Inverse, French Door e Side by Side) com classificação A+++ e atendem aos novos critérios de excelência, graças às tecnologias embarcadas – entre elas, a do compressor Digital Inverter.

Em 2022, a Samsung apresentou, ainda, novidades em eletrodomésticos, como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, destacando modelos e diferenciais tecnológicos que ajudam o consumidor a economizar e reduzir o impacto ao meio ambiente. A Lava e Seca WD11T, assim como a WD11A e WD11M, é nº 1 em economia de água no mercado. Já a Lava e Seca WD11M consome menos água por ciclo que outros modelos de lavadoras de abertura frontal ou superior, ideal para quem busca mais eficiência e economia.

Em sua linha de ar-condicionado, a tecnologia Digital Inverter Ultra da Samsung, presente nos modelos WindFree, além de tornar o funcionamento do produto mais eficiente, permite que os usuários tenham controle total sobre o aparelho e suas funções – entre muitos outros benefícios.

7. Estamos passando por um período de escassez de peças no mercado e algumas empresas como a Sony e Microsoft tem sofrido com isso. O mercado de celulares, principalmente a Samsung também estão com esses problemas? 

Na Samsung, estamos globalmente fazendo todos os esforços para mitigar qualquer possível impacto e continuaremos a trabalhar ativamente com nossos parceiros para superar quaisquer desafios de fornecimento.

8. Quais os novos desafios que a Samsung vê para a marca? 

Com DNA em inovação e vanguarda do pioneirismo, a Samsung sempre desafiou o que é possível com a tecnologia, criando e oferecendo ao mercado uma ampla gama de produtos inovadores. A proposta da Samsung é oferecer tecnologias que ajudem a redefinir o futuro de como usamos nossos dispositivos móveis conectados para trabalhar, aprender, comunicar e nos entreter.

Temos trabalhado constantemente para entregar produtos que possuem algumas características em comum que dialogam com essa visão, como mobilidade com segurança, alto desempenho tecnológico e conectividade aprimorada. Neste sentido, temos a experiência do usuário como prioridade.

Leia também: Análise | Samsung S21 Ultra 5G na velocidade Forza Horizon 5

A Samsung também deseja introduzir, cada vez mais, o Ecossistema Galaxy na realidade de seus consumidores. Isso porque, ao oferecer uma experiência poderosa de conexão entre os aparelhos, o usuário conta com um uso mais prático e confortável desses produtos em seu dia a dia. Esse recurso, que engloba desde os dispositivos móveis, como smartphones, tablets, notebooks, até smartwatches, fones de ouvido sem fio e televisores, oferece uma integração entre dispositivos de um jeito muito mais conectado e simples, tornando-se um facilitador para a rotina dos consumidores e contribuindo com a sua produtividade.

Outra frente relevante e desafiante é conseguirmos nos conectar com o público jovem, que faz parte da Geração Z. Pensando nisso, a Samsung criou o Future Generation Lab. O grupo é formado, até o momento, por 73 funcionários Samsung de todo o mundo na faixa dos 20 anos que fazem parte da Geração Z. Eles foram selecionados para guiar a empresa no desenvolvimento de novas ações, produtos e serviços voltados para esse público. Mais do que isso, essas pessoas têm a missão de criar diálogos genuínos em torno de seus interesses em comum de uma forma totalmente inovadora, divertida e criativa.

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum.

Cronos
Cronos
Rei dos titãs e o grande deus do tempo! Como o Titã, Alan Uemura devora tudo relacionado ao universo nerd em qualquer lugar do tempo e do espaço! Allons-Y!!!

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Seja social também no Instagram

Siga no Instagram

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave