sábado, 4, dezembro, 2021

Entrevista | Você sabe o que é um roteirista?

Em entrevista com o roteirista Marcos Takeda (Unidade Básica), ele explica mais a respeito da profissão, mercado de trabalho e outros assuntos destes fabulosos contadores de histórias!

Filmes, séries, jogos, quadrinhos, seja o que for, precisa de alguém para escrever estas histórias que irão encantar milhões de pessoas ao redor do mundo. E atualmente o roteiro ganhou novas dimensões devido a filmes como Star Wars, Liga da Justiça e até mesmo seriados como Star Trek da Netflix.

Os fãs reclamam – muitas vezes até com razão -, que estas versões não são de suas franquias favoritas. Só que dizem de uma forma até mesmo errônea ao afirmarem que é furo de roteiro, que este é um exemplo de como não fazer um roteiro, entre tantas outras. Mas é perdoável, pois desconhecem realmente a profissão. Só que também estão corretos outras vezes, pois alguns filmes e séries realmente são questionáveis.

Além disso, alguns diretores acabam ganhando inclusive mais repercussão pelo sucesso do que chegou na telona ou streaming, do que realmente deveria. Para quem não sabe, o destaque merecido é do roteirista. É ele quem coloca tudo o que você irá ver, ouvir e principalmente sentir durante toda a jornada. Por isso, o Thunder Wave entrevistou Marcos Takeda, roteirista e um dos responsáveis ao lado de Newton Cannito pela Fábrica de Ideias Cinemáticas (FIC´s), a respeito da profissão. Os dois são responsáveis pela série de sucesso nacional Unidade Básica, que possui crítica no site.

Caso queira saber mais, o Thunder Wave ao lado da FIC´s estão publicando tudo o que você precisa saber a respeito do que é um roteirista, além do curso que ela leciona. Quer saber mais? Clique aqui e confira no site da Fábrica!

O que é um roteirista

Roteirista é um técnico, no sentido de que detém as técnicas de construção de um roteiro. É o grande responsável por criar o roteiro que é o guia técnico e artístico de uma produção audiovisual.

O Roteirista vai dialogar com produtor, diretor, com outros roteiristas, por isso ele além de ser muito bom na escrita, também vai precisar saber se expressar bem verbalmente para conseguir exprimir seus pontos de vista. Mas sempre tendo como grande qualidade, uma capacidade de ser criativo de sempre surpreender em cada cena que escreve.

Qual a sua responsabilidade?

O audiovisual é uma ferramenta poderosa, já foi utilizada por diversos regimes ditatoriais como propaganda política, como o nazismo fez. Uma obra audiovisual consegue pegar o espectador pela mão e só larga-la ao final, tornando a obra uma experiência catártica e também construindo seu discurso. Não deve haver uma censura, mas o roteirista precisa saber a mensagem que está passando.

Como é o mercado nacional para o profissional?

O mercado para roteirista teve uma queda agora com a pandemia, mas tem boas perspectivas com os streaming, conteúdo para internet, videogames etc. É um mercado em expansão. Aqui no Brasil falta uma regulamentação, união, um sindicato que possa batalhar pelos royalties das obras que o roteirista escreve.

Quais tipos de roteiristas existem?

Roteirista é um só, mas ele pode atuar e até se especializar em diversas áreas, cinema, TV, formatos televisivos (realities, variedades, talk-show, game-show, humor, etc), animação, vídeos institucionais, vídeos para internet (YouTube), videogames, entre outros.

Existe faculdade de Roteiro?

Somente especializações. Nas faculdades é uma disciplina da grade curricular dos cursos superiores de audiovisual (Radio e TV, Cinema).

É uma profissão regulamentada?

Ainda não, por isso, a união dos profissionais é importante para lutar por esses direitos.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,233SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave