Escola ZION forma profissionais do entretenimento utilizando gamificação, metodologia exclusiva e inovação

Unir criatividade e tecnologia com um método exclusivo de ensino para desenvolver os profissionais do mercado por meio da inovação e gamificação. Essa é a missão da Escola ZION, que transforma estudantes apaixonados por diversão em profissionais mais desenvolvidos e qualificados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho no Brasil e no mundo. 

Oferecendo formações na área de Design Gráfico, Game Design, TV e Cinema e Artista 3D, o aprendizado na ZION vai além da sala de aula. O aluno é avaliado individualmente e através do quiz, por exemplo, são analisadas quais são as práticas que devem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, em um processo de evolução gradativo. “Além de tudo, temos um sistema híbrido de ensino, que engloba interações presenciais e digitais, ampliando o conhecimento”, pontua Leandro Moreira, CEO da Escola ZION.

- Advertisement -

Contando, atualmente, com mais de 400 colaboradores e 10 unidades, sendo oito no Rio de Janeiro e duas em Minas Gerais, a instituição se diferencia por sua estrutura física: computadores de alta performance, laboratórios tecnológicos, sistema de som digital e uma arena de games primorosa, com modelos dos mais atuais até os retrôs.

São mais de 11.000 metros quadrados com o que há de mais moderno no mercado, em ambientes amplos e climatizados, para os alunos estudarem e aprenderem usando a gamificação. Todos estes diferenciais fazem da ZION um lugar ideal para quem é apaixonado por games e entretenimento e quer se diferenciar e aprender, para chegar ao mercado, no futuro, mais preparado e crescer fazendo aquilo que mais gosta. 

A escola ensina por meio da gamificação, que usa todo o conceito de um game, como seu design e estratégias, em diversas áreas normalmente não relacionadas a jogos. Seu objetivo é estimular a produtividade por meio das metas atingidas e das recompensas oferecidas. Na educação, o processo é uma nova vertente: pois ao fazer parte de um jogo, o aluno se sente mais motivado, facilitando o aprendizado. “A gamificação é uma aliada poderosa no processo de ensino-aprendizagem, pois não só transmite conhecimento divertindo, como estimula a conquistar o desafio apresentado”, relata Moreira.

Assim como as grandes empresas do Vale do Silício, a ZION é pioneira ao criar um hub de pesquisa e inovação acadêmica para o entretenimento. Localizado no Rio de Janeiro, o Centro de Inovação Acadêmica (CIA) conta com uma equipe de profissionais renomados, com mais de 15 anos de experiência na área de educação e pedagogia, prezando pela excelência no aprendizado e conhecimento. “Com isso, o aluno tem à sua disposição todas as novidades do setor de tecnologia, técnicas de desenvolvimento, além de acesso a diversos eventos específicos e parcerias com empresas nacionais e internacionais”, afirma.

“Queremos transformar a paixão de nossos alunos em profissão. Nossa proposta é que eles tenham à disposição uma educação e equipamentos de ponta, que permitam que ele se aprofunde, aprenda, desenvolva e cresça contando com o que existe de melhor em nosso mercado. Estamos preparando profissionais promissores para o futuro e a estrutura física de todas as nossas unidades, junto com nossa metodologia, é capaz de transmitir inovação e tecnologia para despertar em todos uma vontade de mergulhar cada vez mais no mundo do entretenimento e assim formar os alunos com excelência para a indústria criativa ”, diz.

Os investimentos de cada unidade acompanham a tendência de um setor cada vez mais promissor. Hoje, mais de 70% dos brasileiros utilizam algum jogo para se divertir, e na esfera digital são mais de 35 milhões de pessoas jogando no Brasil. Segundo pesquisa da ReportLinker, o mercado de gamificação deve movimentar cerca de US$40 bilhões até 2024 em todo o mundo. 

Ao entrar em uma das unidades, o futuro aluno é surpreendido pela estrutura física de primeiro mundo, com arenas de games com os consoles mais modernos e até um estúdio com chroma-key para fotografias e vídeos. Porém, são as etapas seguintes que também tornam a jornada mais lúdica, interessante e exclusiva. Ele é submetido a um teste de habilidade (“quiz”), que vai direcioná-lo para o seu  “clã” (nome usado para a sala de aula específica) e então escolher  o seu próprio “avatar” (sua representação no jogo).

“Esse é um método de ensino diferente do que estamos acostumados a ver nas escolas tradicionais. Aqui eles aprendem brincando. A cada tarefa realizada, o aluno atinge uma fase do game e é assim que seu aprendizado acontece. A cada fase, ele atinge uma pontuação específica e no final é gerado um  ranking”, explica Moreira. 

O portal da escola tem mais de 750 horas de ensino extras para o aluno praticar em casa. “Queremos que todos se sintam completos em nossas escolas. E como sabemos que estudar nunca é demais, mesmo após ter concluído o curso, os alunos têm acesso ao nosso portal, sempre com conteúdo atualizado. Se mesmo assim o aluno não se sentir apto, ele poderá fazer o curso novamente, de forma gratuita. É a garantia de aprendizado da ZION”, afirma, ao acrescentar que os pais podem acompanhar o progresso dos filhos online. A instituição é um centro autorizado da Adobe, uma das mais renomadas empresas de desenvolvimento de software do mundo.

Dentre as formações oferecidas pela Escola ZION, a mais procurada atualmente é a de Design Master. Em três anos de estudo, dividido nos módulos de Design Gráfico, TV e Cinema e Artista 3D, o aluno aprende diversos processos da profissão, como: criar uma identidade visual, editar imagens e vídeos e até mesmo modelagem 3D de cenários e personagens. “É uma formação que pode abrir portas em diversas áreas de mercado. Estamos ajudando, por meio de um método inovador e dinâmico, a suprir a demanda de profissionais de tecnologia, que estão em falta do Brasil”, comenta o CEO. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisará de 420 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI) até o ano de 2024.

Além disso, a ZION promove com seus estudantes networking com profissionais que são referência no mercado de entretenimento nacional. Nesse meio, destaca-se o evento ZTALENT, em que os alunos expõem seus trabalhos para empregadores em potencial, o que já rendeu contratações importantes em companhias relevantes. Outra iniciativa que merece destaque é o CREATIVE WEEK, com palestras, oficinas e encontros com grandes nomes da indústria, abordando sempre temas recentes como game, TV, 3D, branding e comunicação visual.

Entre os planos futuros da Escola ZION, está programada a expansão para todo o território nacional. A meta, segundo o CEO, é ampliar a área de atuação da empresa com o objetivo de proporcionar aos alunos uma oportunidade de aprender de modo divertido e eficaz, ajudando assim a formar a nova geração de profissionais que o futuro do mercado do entretenimento necessita. “Vamos expandir nossas unidades e queremos explorar novas localidades com um ensino de qualidade, dinâmico, lúdico e que vai entregar ao setor de tecnologia talentos incríveis e que vão revolucionar o mercado no Brasil”, finaliza o CEO.

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum.

Alan Uemura
Alan Uemura
Alan Uemura devora tudo relacionado ao universo nerd em qualquer lugar do tempo e do espaço! Allons-Y!!!

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Seja social também no Instagram

Siga no Instagram

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave