terça-feira, 2, março, 2021
Início Especial Especial | Saiba mais a respeito de Rambo

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo

Rambo! Pode nunca ter assistido nada de seus filmes, mas com certeza já ouviu falar e o ligará direto a Sylvester Stallone.

O primeiro filme é baseado no romance “First Blood“, de 1972, escrito por David Morrell, que acabou sendo adaptado em 1982 para os cinemas.

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 1

A escolha do nome do personagem, que muitos até hoje não sabem, foi de um acontecimento que envolveu comida. O escritor estava comendo uma maçã quando perguntou para a sua esposa que variedade era aquela e ela respondeu: Rambo. Este estilo de maçãs era cultivada desde o século 17 por um imigrante sueco chamado Peter Gunnarson Rambo. Além disso a pronúncia do nome lembrava muito “Rimbaud“, que era um poeta francês que ele estudava na época e autor da obra “Uma Temporada no Inferno”, que era praticamente um comparativo com os traumas do personagem que ele tratava em seu livro.

Além disso David Morrell baseou o herói na vida de uma pessoa real: Audie Murphy.

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 2

Murphy havia sido o militar mais condecorado da Segunda Guerra Mundial, com mais de 20 medalhas de bravura. Mesmo sofrendo stress pós-traumático, Murphy se tornou ator e interpretou um filme autobiográfico, e também fez participações em uma série de longas.

O ex-militar morreu na década de 1970 em um acidente aéreo.

E foi utilizando Murphy como base, que David deu vida a Rambo, mas para uma época pós Guerra do Vietnã.

O primeiro filme

Sylvester Stallone não havia sido a primeira escolha para o papel. Como assim?

Na realidade ele nem mesmo queria interpretar o personagem, já que havia sido a última escolha dentre tantos nomes.

Durante 10 anos, de 1972 a 1982, a produção de Rambo havia pulado de um lado para o outro e vários nomes haviam sido escolhidos como: Steve McQueen, Al Pacino, Robert De Niro, Nick Nolte, Paul Newman, Clint Eastwood, John Travolta, Chuck Norris e Dustin Hoffman.

Só houve um acordo, pois Stallone exigiu que ele reescrevesse o roteiro.
E uma das grandes diferenças aqui, com o livro, é que Rambo depois de todo o acontecimento e discurso com o Coronel, cometia suicídio. Esta parte foi modificada por alguns motivos: uma que em uma primeira sessão as pessoas não gostaram pois parecia ser a única maneira que os veteranos sabiam lidar com a situação, se matando. A outra é muito clara, já são 5 longas.

Linha do tempo

A linha do tempo abrange 37 anos de história, desde 1982 com First Blood e terminando em setembro de 2019 com Rambo: Last Blood (título original).

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 3
Cena do primeiro Rambo.

A franquia tornou-se sinônimo de ação ao longo dos anos, certificando Sylvester Stallone como uma estrela de ação e apresentando ao público um dos melhores personagens de ação de todos os tempos, John Rambo.

Em First Blood, Rambo é um veterano do Vietnã que procura um amigo de guerra. Nesse primeiro longa, o público descobre que Rambo é um boina verde, treinado para ser uma máquina de matar implacável, um exército de um homem só, que vários outros filmes e games ao longo dos anos copiaram sem dó. Ele foi levado como prisioneiro de guerra no Vietnã e, através de flashbacks, os espectadores passaram a entender o impacto que a guerra lhe causou mental e emocionalmente.

Ao longo dos filmes seguintes, Rambo é um homem que tenta curar seu passado e seguir em frente, mas é constantemente chamado de volta para uma nova missão. Torna-se claro que Rambo é um homem que é incapaz de enterrar seu passado.

Rambo sempre será chamado de volta, pois ele é o soldado moldado e confiável, mesmo que seja cruel no que faz, ainda assim é uma força necessária.

E abaixo deixamos uma linha do tempo, a partir do segundo, já que o primeiro está acima, com um resumo da franquia, com algumas curiosidades.

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 4

Rambo II: A Missão

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 5

A vida para Stallone não foi tão simples. Mesmo tendo acabado as filmagens 8 meses antes de Rocky III, o ator teve que malhar muito para voltar a viver Rambo. Ele levantava antes de todos, treinando de 2 a 3 horas por dia, na sequência indo para as filmagens que duravam em torno de 13 horas, voltando para os treinos com mais 2 a 3 horas.

Rambo III

Este foi um dos filmes, até hoje, mais conturbados. O longa de 1988 começa com o diretor Russell Mulcahy sendo demitido e o novato Peter MacDonald assumindo e tendo apenas dois dias para liderar o longa com a produção mais cara do cinema até aquele ano.

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 6

Outro fator, que fez até a homenagem final ser modificada, é que a história acontece no Afeganistão em uma época em que a União Soviética estava deixando o país e Rambo luta ao lado dos mujahideen, que para os que não curtem história, são os responsáveis anos depois pelo atentado do 11 de Setembro ao lado de Bin Laden. Os mesmos treinados pelos EUA.

Rambo IV

Mais um filme com problemas políticos. O longa lançado em 2008, teve que ser mudado, já que Stallone após ler a respeito da onda de protestos que levaram à guerra civil entre militares birmaneses e rebeldes karen, o ator teve que mudar todo o enredo na Birmânia.

Stallone acreditava que o conflito local não recebia a cobertura devida da mídia, tanto que deu trabalho para muitos birmaneses que não tinham experiência alguma nas telas como extras. Uma curiosidade interessante é que o vilão General Tint foi interpretado por um antigo combatente Karen.

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 7

Mesmo assim, Rambo IV foi banido de Myanmar, não tendo assim sua exibição.

Rambo: Até  fim

O novo filme da franquia chega agora em setembro de 2019.

Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 8

O tempo passou para Rambo, que agora vive recluso em um rancho, o mesmo que mostra ele voltando no filme anterior. Sua vida marcada por lutas violentas ficou para trás, mas deixou marcas inesquecíveis. No entanto, quando uma jovem de uma família amiga é sequestrada, Rambo precisará confrontar seu passado e resgatar suas habilidades de combate para enfrentar o mais perigoso cartel mexicano. A busca logo se transforma em uma caçada por justiça, onde nenhum criminoso será perdoado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,937FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,349SeguidoresSeguir

Magic: The Gathering anuncia crossovers com Senhor dos Anéis e Warhammer...

0
Coleções farão parte de Universes Beyond, uma série que combina o gameplay de MTG com universos, personagens e histórias adorados por milhões de fãs em todo o mundo.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Especial | Saiba mais a respeito de Rambo 14

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave