Todos sabem que a San Diego Comic Con é um dos maiores eventos de entretenimento do mundo. Pessoal de todos os países comparecem para ver as novidades de suas HQ’s, Séries e Filmes favoritos e exatamente por isso o evento, que possuí uma programação frenética, fica também lotado.

Em 2017 o Thunder Wave cobriu esse maravilhoso evento e pudemos notar que, não importa o quanto você ache que saiba sobre a Comic Con, nunca está totalmente preparado para ela. Por isso resolvemos aproveitar para passar por todas as experiências possíveis e contar tudo que os fãs que estão pretendendo ir precisam saber para aproveitar ao máximo esse maravilhoso evento.

Preparação

A San Diego Comic Con começa muito antes do evento, com a preparação para a viagem. Desde a compra dos ingressos até a hospedagem, tudo é meio complicado nessa época do ano na cidade. Por isso, vamos tentar ajudar ao máximo nesses preparativos.

Compra de ingressos

Esse é, obviamente, o primeiro passo e uma das partes mais complicadas. Por ter um fluxo muito grande, os ingressos acabam em poucas horas e por isso é preciso uma dedicação enorme para conseguir o seu. Primeiramente é necessário ter um Member Id válido no site da SDCC (que você pode fazer aqui) e esperar abrir a venda, que será previamente avisada. É preciso ficar de olho, pois se não estiver online no momento que iniciam as vendas, não irá conseguir comprar. Se conseguir, entrará em uma área chamada “Sala de espera”, onde por ordem de chegada os compradores são redirecionados para as páginas de compra e enfim conseguem (ou não) deu ticket. É interessante lembrar que geralmente, quando há desistência ou abrem algum lote, há uma segunda chance para entrar no mesmo processo. Quem já foi em algum ano tem a vantagem de entrar no pre-registration e comprar seu ingresso antes do público geral.

Sala de espera para compra de ingresso da San Diego Comic Con | Imagem: SDCC

Hospedagem

Essa parte é meio lógica, mas vale a pena reforçar. Com exceção da complicada compra de tickets, a hospedagem é a parte mais difícil da viagem. A procura aumenta muito na época do evento e, além dos preços subirem, as reservas acabam rapidamente. Por isso é aconselhável garantir sua reserva assim que tiver certeza que irá para a SDCC. A organização da Con libera com antecedência uma lista de hotéis conveniados com vagas especiais para os participantes da SDCC, é opção interessante, apesar de serem um pouco mais caros, porém é necessário ficar atento pois as reservas também acabam rápido.

Dica: Muitas pessoas reservam esses hotéis e depois liberam vagas para dividir os quartos. É possível acompanhar em fóruns na internet e até mesmo em grupos dos Facebook, mas tomem cuidado, principalmente se forem sozinhos, pois ainda são desconhecidos e todo cuidado é pouco nesses casos.

Locomoção

Por incrível que pareça, essa é a parte mais fácil. Há vários ônibus fornecidos pela SDCC (com patrocínio da NBC, esse ano) que passam pelos principais hotéis de toda cidade, sem nenhum custo. Basta olhar o mapa e irá achar algum perto de onde está hospedado, caso não seja um dos hotéis participantes. Muitas pessoas chegam a utilizar esse ônibus para andar pela cidade!

Mapa do Shuttle fornecido pela SDCC esse ano | Imagem: Divulgação

Além desse transporte, há o trem que para na porta do Centro de Convenções de San Diego, Uber não fica caro e, na maioria dos casos, dá pra chegar à pé- cerca de 20 minutos de caminhada em um hotel relativamente mais distante.

Chegando na Comic Con

Entrada H do Centro de Convenções de San Diego

Finalmente, a parte que todos aguardaram! Ao chegar ao Centro de Convenções, se prepare para muita fila. Por ter muita gente, tudo acaba se tornando fila, até mesmo para pegar sua Badge. Se tiver a chance de pegar com antecedência, é indicado, pois irá poupar um tempão de filas. Não se esqueça que todos tem direito ao pacote inicial, com uma bolsa e alguns mimos.

Dica: É possível entrar no centro de convenções antes do horário de inicio da Comic Con, mas não é possível fazer nenhuma atividade. Se entrar antes, irá aguardar em outra fila para o painel desejado ou para entrar no Exhibition Hall, que é onde todos os estandes ficam.

Hall H

Esse merece uma atenção especial. Dono dos painéis mais badalados da Comic Con, o Hall H é o mais disputado e possui um sistema diferenciado de fila. Quem quer ver as atrações desse local (onde a Marvel apresenta suas novidades, por exemplo), geralmente acampa na fila para o dia seguinte.

Mas eis a questão, nós resolvemos checar a fila e passar pela experiência completa e descobrimos que é muito mais complexo que apenas entrar na fila e esperar a noite toda. Geralmente, a fila do dia seguinte começa na manhã anterior, onde é preciso passar o dia para garantir um local interessante. Essa fila anda pouco, mas quando chega 19:30 hrs, é fechada e uma pulseira é distribuída para quem está presente, sem essa pulseira não é possível acessar nem a fila nem o Hall H no dia seguinte. Após esse processo, a fila anda até um local coberto onde os participantes podem ocupar seu espaço- que não pode ser modificado- e se preparar para dormir ali. É possível sair da fila para usar o banheiro, comprar um café, dar uma volta (cuidado com seus bens pessoais!) e tudo que precisar, porém é necessário sempre estar com a pulseira e estar de volta às 7 da manhã, quando tudo deve estar guardado e a fila pronta para andar novamente.

Fila do Hall H | Imagem: Nerdist

Dica: Muitas pessoas montam grupos de revezamento para essas filas, onde organizam turnos para cada pessoa na fila. Algumas ficam de dia, outras dormem e assim por diante. É interessante e tem como aproveitar mais da convenção dessa maneira, entretanto é necessário ficar atento aos horários, é imprescindível estar no local correto às 19:30 hrs para o fechamento da fila e 7:00 hrs da manhã no dia do painel desejado.

Demais Painéis

Esses não são tão complicados, mas isso não quer dizer que são fáceis! Há alguns, como o Ballroom 20, que são quase tão badalados como o Hall H e por isso a fila pode ficar enorme em alguns momentos- mas tem vezes que não há fila nenhuma. Varias salas pequenas exibem painéis menores, que são bem interessantes também e geralmente tem filas pequenas, porém depende do momento. Por exemplo, o painel de Ducktales, com a presença de David Tennant, foi exibido em uma dessas salas menores e a fila chegou a rodear o centro de convenções! Em outros casos, é possível apenas entrar, sem passar por filas.

Dicona: Todas as filas são atualizadas no Twitter, os usuários costumam postar como está o andamento de todas elas usando hashtags. Acompanhem usando #nomedohalldesejado ou seguindo perfis do twitter com o nome do Hall (Ballroom 20 e Hall H são os principais, apenas entre e procure esses usuários).

Nunca pare e filas fracionadas!

Esse é o detalhe mais interessante da San Diego Comic Con, mesmo tendo muita fila, são sempre muito organizadas e nunca bloqueiam o caminho. Isso porque há um processo super organizado onde as filas não podem passar de certo ponto, quando passam são fracionadas para outro local onde um dos staffs fica comandando até a fila na porta andar e essa tomar o lugar. Para deixar mais claro, darei o exemplo de como funciona no Exhibition Hall, onde frequentemente um estande cria uma fila enorme. Nesses casos, a fila não pode ser maior do que uma volta na extensão do Estande, quando ultrapassada, é fracionada para um dos locais em frente aos cafés no final do pavilhão, onde staffs organizam e levam o público para o Estande quando chega a vez. Dessa maneira nenhum corredor fica bloqueado e quem deseja passar não enfrenta problemas. Maravilhoso, né?

Usando a mesma lógica de corredores livres, há uma política bem rígida sobre parar no meio do caminho. Não é permitido para no meio do corredor para nada! Caso pare para tirar uma foto ou ver algo estando no meio da passagem, rapidamente um segurança aparece para te manter em movimento. O resultado é que mesmo tendo mais de 10 mil pessoas por vez nesses locais, nunca ficamos presos em algum lugar por falta de espaço para andar.

Autógrafos e atividades especiais

Sessão de Autógrafos com elenco de Liga da Justiça

Autógrafos estão na programação oficial, mas geralmente ninguém sabe como conseguir. Isso é porque cada empresa fornece de uma maneira, seja após uma atividade em um estande, seja após um painel ou em uma fila separada. Para saber é sempre preciso acompanhar as redes sociais de cada empresa, onde é divulgado como conseguir entrar para a fila de autógrafos (Twitter, Snapchat, Instagram… elas usam diversas redes para isso!). Aliás, sempre fique atento em todas as redes, algumas atividades surpresas são divulgadas por ali.

Atividades Externas

Atividades externas na SDCC

A SDCC tem de tudo, ótimos painéis, estandes incríveis, os melhores cosplays e até atividades que não precisam da Bagde! É isso mesmo, durante a con toda a cidade de San Diego é dominada pelo clima nerd e muitas empresas fornecem atividades nas ruas ao redor do centro de Convenções. São geralmente interativas e algumas não pedem o ticket, porém se preparem para esperar na fila debaixo do solão da Califórnia. Ah, vale lembrar que algumas dessas atividades são pagas.

Fiquem ligados nos hotéis também, o Hyatt, Houston e o Onmi que ficam ao lado do centro de convenções abrigam várias atividades oficiais da SDCC.

Brindes, Brindes, Brindes!

Claro, há muita distribuição de brindes! Geralmente acontecem nos estandes, onde em vários momentos distribuem algo novo. Entretanto, é preciso andar por eles o tempo todo para pegar um desses momentos, se realmente quiser voltar para casa cheio de coisas. Atividades também geram brindes.

Alguns painéis também distribuem alguns brindes, mas nesse caso o sistema é diferente. No inicio do painel é distribuído um ticket para todos os participantes, que deverá ser trocado no hotel informado no telão (sempre leia os avisos!), esse ano foi no Hyatt. Há indicações de como chegar e vários staffs ajudando.

Aproveite San Diego!

Ruas de San Diego em 2017

San Diego é uma cidade linda, principalmente durante a Comic Con, onde todas as ruas são dominadas por referências da cultura pop. Se tiver a oportunidade, conheça melhor essa linda cidade e visite as praias, parques e zoológico também.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here