quarta-feira, 8, dezembro, 2021

Crítica | A Espiã Vermelha

O pós Segunda Guerra foi a época mais impactante do que a própria Guerra. Diferente da guerra em si, a chegada da Guerra Fria não tinha rostos ou mesmo “aliados”. Qualquer Nação de uma hora para outra poderia se tornar um inimigo. E seu vizinho, ou até mesmo o amor de sua vida, um espião.

Eram épocas difíceis que mesmo hoje, após seu final com a queda da grande cortina do Comunismo Soviético, ainda é complicado fazer uma análise.

É neste contexto histórico, que o filme A Espiã Vermelha, baseado no livro que conta a história real de Joan Smith, que em 2010 foi presa acusada de ser uma espiã britânica em favor dos Soviéticos, acontece.

Judi Dench com poucas cenas durante o longa mostra tudo o que foi aquela época, com discursos fortes mostrando o quanto é fácil julgar as atitudes de ontem com o conhecimento que temos hoje.

A história decorre mostrando os bastidores de pensamentos ideológicos, o lado dos cientistas que estavam criando a bomba. Como pensavam que possuir um armamento tão poderoso poderia fazer curvar um país. Continua com idas e vindas do presente da personagem que quando é questionada sobre determinado assunto, retorna em pensamentos e vemos o que realmente aconteceu e porque ela fez aquilo.

Crítica | A Espiã Vermelha 1
A Espiã Vermelha | Imagem: Califórnia Filmes

A interpretação dos atores é muito boa e o filme em hipótese alguma te dita o certo ou o errado. Como um verdadeiro documentário dramático, A Espiã Vermelha não ousa dizer que o lado dos britânicos e americanos era o correto. Não usa o jogo sujo de filmes de espionagem transformando russos, japoneses e alemães em personagens caricatos e monstros.

Apenas mostra que quem possuir mais poder, mesmo que seja para auto defesa, pode se tornar mais perigoso do que aqueles que chamam de inimigos.

A Espiã Vermelha é um excelente filme, com um roteiro coerente, que te faz pensar que tudo o que temos atualmente, seja de bom ou ruim, é por pessoas que de alguma maneira fizeram algo não em prol de uma nação, mas sim de um planeta. E que cientistas que tanto admiramos do passado, em algum momento eram Doutores Frankstein.

Nota do Thunder Wave
O longa é uma aula de história e ética, mostrando que julgar pessoas pelo que fizeram no passado é muito fácil quando temos toda a conclusão e respostas em nossas mãos.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,234SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave