domingo, 22, maio, 2022

Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio ABRA de Roteiro

A sexta edição do Prêmio Abra de Roteiro abriu inscrições para a premiação de 2022. Podem ser inscritos filmes, séries e outros programas de TV e streaming, estreados no país entre 1º de janeiro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022, desde que os roteiros sejam de autoria ou coautoria de roteiristas brasileiros. A expectativa é que o evento aconteça em formato híbrido (online e presencial) este ano, em local a ser definido.

Mais uma vez, o Prêmio Abra de Roteiro conta com o patrocínio do Projeto Paradiso, que este ano convidará o(a) Roteirista do Ano a integrar a sua rede de talentos. 

Como na edição passada, quatro categorias serão escolhidas pela Diretoria da associação: Prêmio Parceria; Roteirista Homenageada(o); Prêmio Abraço – Excelência em Roteiro; e Roteirista do Ano | Prêmio Paradiso. 

A escolha da obra que levará o Melhor Roteiro – Prêmio da Crítica será realizada por um júri composto por críticos, colunistas, jornalistas e outros especialistas em cinema, TV e entretenimento, que indicará obras de destaque para eleger o Melhor Roteiro dentre todos os finalistas.

São aceitas as inscrições em vários formatos e gêneros: filmes de média e longa-metragem de ficção e documentário, séries de ficção e documentais, realities, telenovelas, programas de esquetes e de variedades, com divisão em categorias como infantil e infanto-juvenil, comédia, drama e obras com roteiro original ou adaptado.

Também podem concorrer filmes de curta-metragem de ficção, documentário ou animação, com duração máxima de 30 minutos, e que tenham participado dos principais festivais cinematográficos brasileiros. A curadoria desta categoria é uma parceria da Abra com a plataforma Cardume Curtas.  

Na edição passada, foi criado o Prêmio Paulo Gustavo, categoria que elegeu os melhores roteiros de longa-metragem de comédia, em uma homenagem póstuma ao ator e comediante Paulo Gustavo. Na abertura das inscrições, foi realizada uma live com tributo de amigos próximos: o roteirista Fil Braz, a atriz Mônica Martelli, o ator e roteirista Fábio Porchat e a participação da produtora Juliana Amaral, irmã do humorista.

Prêmio ABRA de Roteiro surgiu em 2016, com a finalidade de valorizar os autores-roteiristas e ressaltar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual nacional. Os premiados são escolhidos pelos próprios membros da associação, em dois turnos de votação.  

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir de 04.04 até às 23h59 do dia 24 de abril de 2022. 

O regulamento e as inscrições estão disponíveis no site oficial.

  • Veja mais sobre
  • ABRA

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave