A convite da Forma Conhecer, visitamos essa semana o estúdio do quadrinista mais famoso do Brasil: Mauricio de Sousa. Comemorando 60 anos de atividade, a empresa é famosa por criar a turminha que embala gerações e domina inúmeras áreas do mercado.

Qualquer um que esteja levemente familiarizado com a história da criação da Turma da Mônica sabe que a empresa roda em torno da família Sousa, da qual os filhos de Maurício foram inspiração para a maioria dos personagens. E são essas “crianças” que vemos representadas até hoje nos quadrinhos que gerenciam as diversas áreas do estúdio. Isso não impede Maurício de continuar presente, inclusive, encontramos com ele algumas vezes durante o passeio e no final da visita, ele estava disponível na área de recreação para fotos com os visitantes ao lado dos personagens.

O ambiente do estúdio é de brilhar os olhos do mais rabugento dos adultos. Inteiro decorado com os personagens, das mais diversas maneiras, é impossível não ter uma pontadinha de emoção quando enxergamos cenários e animações mostrando a turminha por todos os cantos.

Logo na entrada, onde na salinha de espera temos displays com personagens e até nos banheiros as paredes são cheias de elementos dos quadrinhos, há o museu que mostra os objetos e datas marcantes da empresa. Antes de conhecermos detalhadamente cada um deles, somos levados ao auditório onde vídeos da empresa são mostrados e as instruções são dadas. Vale lembrar que as pessoas estão trabalhando normalmente durante o período da visita, então são entregues fones onde podemos ouvir a guia sem que ninguém levante a voz e acabe com a paz no recinto.

E então, a diversão começa. Os itens do museu são explicados, são objetos marcantes que aguçam as veias dos fãs. Edições antigas, os primeiros games, objetos de como era feito antigamente e os primeiros produtos colocados à venda são algumas das coisas que podemos ver ali.

Uma pequena parte do Museu | Imagem: Thunder Wave

Quando entramos de fato no estúdio, vemos a magia acontecendo. Enquanto é explicado cada setor, podemos dar uma visualizada nos processos de cada um. Nessa parte é proibido tirar fotos e dar detalhes sobre o que vemos, já que há muitas obras inéditas sendo feitas nesse momento. No final do passeio conseguimos tirar algumas fotos e tudo que foi liberado está disponível no nosso instagram.

Além de uma diversão, a visita ao estúdio é educativa. Para adultos e crianças, o conhecimento de como é gerenciada uma empresa desse porte, que está a 60 anos no mercado, é extremamente valioso. Não é só a questão da observação, mas em alguns momentos os funcionários param para explicar como é feito todo o processo, o audiovisual foi mostrado em detalhes, por exemplo.

Contendo uma área de recreação com um enorme brinquedão, a visita termina em brincadeira. É lá que os pais podem entrar para brincar com os filhos e os personagens chegam para tirar foto. Às vezes, até o Mauricio chega para participar.

O Estúdio Mauricio de Sousa é um local que dá gosto de ver- e vontade de começar a trabalhar ali. A visita é um presente ao público, que além de se deslumbrar pode aprender sobre as diversas áreas em que a empresa trabalha. É uma tarde memorável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui