Estudo afirma que jogar Pokémon Go faz bem para a saúde mental

Um estudo recente descobriu que o Pokémon GO, juntamente com jogos mobile semelhantes, pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão.

0
4265

Um estudo recente descobriu que o Pokémon GO, juntamente com jogos para celular semelhantes, pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão nos jogadores. O popular título de AR baseado em localização é um precursor de uma tendência de jogos que permite aos jogadores combinar jogabilidade com exercícios do mundo real.

O jogo também incentiva os fãs das comunidades a se unirem, aumentando as conexões socioemocionais por meio de um hobby compartilhado. Os jogos podem ser uma maneira divertida de passar o tempo e, para aqueles com problemas de saúde mental, podem fornecer uma distração muito necessária de situações difíceis.

Os jogos que incentivam o exercício e a socialização são particularmente notáveis nesta área, uma vez que se verificou que estas atividades podem promover o bem-estar emocional. Por isso, títulos de RA que fazem os jogadores fazerem longas caminhadas, como Pokémon GO da Niantic ou Pikmin Bloom, podem ser ótimas opções para as pessoas.

Pokémon traz benefícios para a sua saúde

Estudo afirma que jogar Pokémon Go faz bem para a saúde mental 1

Um novo estudo acadêmico agora analisou esses benefícios potenciais em detalhes. A London School of Economics (LSE) viu um estudo publicado este mês no Journal of Management Information Systems que examina o efeito do Pokémon GO na depressão. Ao analisar os dados provenientes da época do lançamento do jogo em 2016, os pesquisadores conseguiram conectar o lançamento do Pokémon GO a uma “diminuição significativa de curto prazo nas buscas na internet relacionadas à depressão”, que é um método comum e confiável de monitorar o comportamento de uma população.

Como resultado, eles concluíram que o jogo pode ajudar com formas leves e não clínicas de depressão. Isso se deve em grande parte ao foco do Pokémon GO na interação com outras pessoas e na jogabilidade voltada para aventuras externas, como o próximo evento Pokémon GO para plantar árvores.

É importante enfatizar o fato de que, embora esses aspectos sejam positivos, eles o são apenas em relação à depressão leve. Jogadores com formas clínicas mais graves de depressão e problemas de saúde mental semelhantes podem ser menos impactados pelos benefícios do Pokémon GO. No entanto, a LSE observa que “facilidade de uso, custo relativamente baixo e alta acessibilidade, os pesquisadores argumentam que os jogos baseados em localização podem ser alvos de subsídios atraentes para os formuladores de políticas”.

Isso significa que jogos semelhantes ao Pokémon GO, como o recém-anunciado Peridot, da Niantic, podem ser projetados e comercializados especificamente com esses benefícios de saúde mental em mente.

Saúde mental e depressão podem ser tópicos difíceis de abordar, mesmo em casos menores. No entanto, os videogames oferecem uma oportunidade única de se conectar com outras pessoas e explorar essas questões. Por exemplo, títulos populares como o RPG indie Omori ajudam a abrir o tópico para o público, promovendo a conversa entre os jogadores.

Ao mesmo tempo, os jogos baseados em exercícios oferecem oportunidades e motivação para construir bons hábitos, o que pode ser benéfico para enfrentar os desafios da saúde mental. Embora o Pokémon GO seja apenas um exemplo de jogos móveis positivos para a saúde mental, sua prevalência tornou o impacto facilmente identificável para os pesquisadores.

Felizmente, esses tipos de jogos continuarão a beneficiar os jogadores à medida que novos títulos forem disponibilizados. Só espera-se que os benefícios também valem para a saúde do bolso dos jogadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui