sexta-feira, 18, setembro, 2020
Início Filmes Críticas Crítica: Fragmentado

Crítica: Fragmentado

Tensão e terror em um roteiro bem explicado

É praticamente impossível encontrar alguém que não tenha visto algo dirigido por M. Night Shyamalan. Com longas como O Sexto Sentido, Corpo Fechado, Sinais e A Vila em seu currículo, todos já viram pelo menos um filme assinado por ele e certamente perceberam que ele gosta de trabalhar com assuntos diferentes, geralmente voltados para o terror. O diretor se uniu ao talentoso ator James McAvoy e lançou Fragmentado (Split), uma obra com uma premissa bem promissora, com muita análise psicológica e uma pitada de terror.

A trama nos presenteia com Kevin (James McAvoy), um jovem que possui 23 personalidades. Por acreditar que uma 24ª, uma fera, precisa emergir, ele sequestra três adolescentes (representadas por Anya Taylor- Joy, Haley Lu Richarson e Jessica Sula), pois acredita que elas serão a chave para libertar essa nova personalidade.

O roteiro de Shyamalam é muito bem construído, investindo muito no psicológico. O enredo levanta muitas questões, que vão de Kevin desenvolveu essas personalidades até o modo como o mundo lida com elas, além de incluir a infância complicada de uma das adolescentes nas analises. Pequenas dicas surgem durante todo o longa, para no final se unirem e encaixar perfeitamente toda a trama.

Fragmentado
James McAvoy representando a personalidade criança.
Imagem: Universal Pictures

Shymalam entrega uma direção maravilhosa, que juntamente com a atuação fenomenal de McAvoy, dá uma qualidade incrível à obra. Closes estratégicos nas mudanças do protagonista e cortes fundamentados ditam o tom da produção, aumentando o suspense e realçando as informações necessárias.

resenha- Fragmentado
James McAvoy representado a personalidade feminina.
Imagem: Universal Pictures

Todo o elenco consegue entregar atuações convincentes, principalmente Anya Taylor- Joy, que fica com as cenas mais tensas e não demonstra nenhuma dificuldade ao realizá-las. Entretanto, é óbvio que o grande destaque é James McAvoy. Mesmo nos trailers já dava pra notar que o ator estava perfeito no papel, mas ao assistir o filme vemos detalhes que demonstram que ele realmente se superou, até as mais sutis mudanças são aparentes. McAvoy praticamente leva o filme nas costas, boa parte de sua origem é explicada apenas com suas mudanças de expressão e é sua atuação que consegue prender o espectador do inicio ao fim. Vale ressaltar que, entre as 23 personalidades, James faz um metódico, uma mulher e uma crianças, que nos deixam em dúvida sobre dar risada ou se impressionar com a maravilhosa atuação.

Fragmentado
Anya Taylor- Joy em Fragmentado.
Imagem: Universal Pictures

A única ressalva do longa é o exagero, Shymalam peca pelo excesso em alguns momentos, quebrando o clima de apreensão ao inserir elementos típicos de terror, com alguns pequenos clichês. O roteiro consegue se reerguer depois, explicando perfeitamente os acontecimentos, mas nesse ponto a tensão hipnótica já foi quebrada, danificando um pouco aquele clima maravilhoso de tensão que durou por quase toda a trama.

Para fechar com chave de ouro, o filme entrega uma surpresa na cena final, que consegue levar embora todas as dúvidas sobre os pequenos erros citados acima. Fragmentado tem uma trama muito interessante, mas se isso não for o bastante para te convencer, apenas a atuação de James McAvoy já vale as duas horas no cinema.

Fragmentado estreia dia 23 de março nos cinemas brasileiros.

Veja a ficha técnica e elenco completo de Fragmentado. 

Nota do Thunder Wave
Com muita tensão, a dose certa de terror, um roteiro bem explicado e a incrível atuação de James McAvoy, Fragmentado se mostra uma bela produção de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,011FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,361SeguidoresSeguir

Brooklyn Nine-Nine | Série exibirá episódio sobre brutalidade policial na 8ª...

0
Brooklyn Nine-Nine vai exibir uma história sobre a brutalidade policial na 8ª temporada. Depois de supostamente desfazer-se de pelo menos quatro episódios...

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave