sábado, 4, dezembro, 2021

O lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive nos games

Por Giselle Lazaro

Gabriela Silvério, “hanabi hyuuga”, é a primeira mulher no time de League of Legends (LOL) do Rensga. A jovem sempre esteve no mundo dos games jogando Call of Duty e Counter Strike, mas 4 anos atrás ela encontrou o LoL que lhe deu a oportunidade de tornar uma profissão que já era sua paixão. Em entrevista ao Fndom.club, ela conta sobre sua trajetória como gamer, quais os desafios que enfrentou e o que pensa sobre o futuro da profissão.

Fndom: Como percebeu que queria jogar profissionalmente?

Gabriela: Eu sempre priorizei o jogo mesmo sem jogar profissionalmente. Então, decidi transformar em profissão algo que eu gosto muito e que eu já dedicava tanto tempo. Tive muito apoio dos meus amigos que sempre falavam do meu potencial e isso também me influenciou a buscar uma vaga na profissão.

Fndom: Como foi sua trajetória até entrar para o time do Rensga?

G: A minha trajetória foi bem simples, na verdade, já que a peneira da Rensga foi minha primeira participação em um campeonato oficial. Antes, eu jogava apenas solo e buscava uma oportunidade; quando um amigo me mandou o anúncio da peneira e eu resolvi tentar.

Fndom: Como você se sente sendo a primeira mulher a entrar no time do Rensga?

G: Eu fico muito feliz de ter sido escolhida para fazer parte do time e ainda mais por ser a primeira. Tenho certeza que essa escolha vai abrir espaço para muitas outras meninas. É gratificante ter um resultado positivo de algo que eu faço há anos. Me dá muita confiança por saber que eu não estava perdendo meu tempo e que tanta gente viu potencial em mim.

O lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive nos games 1
Gabriela Silvério “Hanabi Hyuuga” (suporte) da Rensga GO (Foto: Alan Moreira)

Fndom: O que você diria para as mulheres que tem o sonho de trabalhar nessa profissão?

G: Eu estou apenas no começo, mas já sei que não é um caminho fácil. O que eu diria para mulheres que querem seguir nesse mesmo segmento é que para não desistir; se esforçar dentro do jogo para que ninguém duvide da sua capacidade e nunca abaixar a cabeça para os comentários negativos que ouvir. No final, trabalhar com algo que a gente ama faz tudo valer a pena.

Fndom: Quais foram os desafios durante a trajetória nessa profissão?

G: O maior desafio é quebrar a barreira do machismo inserido na comunidade gamer; isso me levou a estar sempre tendo que provar meu potencial e dignidade para estar ali no meio dos meninos.

Fndom: Como você se prepara para os campeonatos?

G: Estar sempre ligada no meta atual do jogo é importantíssimo na competição. Então, quando vou participar de um campeonato estudo o jogo, vejo o que está forte naquele momento, treino com diversos campeões para ter sempre resposta para as estratégias do time inimigo. Além da gameplay, é preciso manter a calma e não deixar o nervosismo e a ansiedade atrapalhar; uma alimentação leve antes dos jogos pode ajudar nisso.

Fndom: O que você espera do futuro da profissão e como se vê nela?

G: As carreiras de pro player em jogos eletrônicos estão crescendo cada dia mais e o que eu espero é que elas continuem assim, criando campeonatos e ocupando espaço na mídia. Eu tenho como meta, e sonho, participar do CBLOL; ainda é um sonho distante, mas o primeiro passo eu já dei. A partir de agora é trabalhar para melhorar e conquistar meus objetivos com o meu time.

Rensga é uma Organização de Esportes Eletrônico sediada em Goiânia que, em celebração ao dia internacional da mulher, 8 de março, divulgou nas redes sociais um vídeo sobre os desafios e a resistência das mulheres nos mundo dos games em que Gabriela protagonizou “Foi difícil chegar até aqui, mas resistir nunca foi uma opção”.

Confira o vídeo clicando aqui.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,233SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave