sexta-feira, 15, outubro, 2021

GEDAR lança campanha para a valorização da autoria, do roteiro e do roteirista

- Advertisement -

Criada em 2016 a GEDAR (Gestão de Direito de Autores Roteiristas) – entidade autônoma habilitada pela Secretaria Especial de Cultura para a arrecadação e gestão dos direitos autorais de roteiristas brasileiros do audiovisual, completa, em setembro, 5 anos de atuação.

A GEDAR tem o objetivo de garantir aos roteiristas do audiovisual uma justa remuneração pela exploração econômica de suas obras – já que os roteiristas recebem uma remuneração fixa e muitas vezes sua obra é exibida e reexibida em todo mundo, gerando lucros incalculáveis apenas para os exibidores. Dessa maneira, a entidade pretende, ainda em 2021, dialogar com os usuários como emissoras de TV e plataformas de streaming entre outros, para avançar em possíveis negociações a fim de implementar aqui o que já é feito em outros países.

GEDAR lança campanha para a valorização da autoria, do roteiro e do roteirista 1

Em um momento tão desafiador para o mercado – o audiovisual é uma indústria que incorpora dinâmicas cada vez mais fluídas, sobretudo, em um contexto de produção e de consumo globalizados, principalmente na era dos streamings -, a GEDAR irá lançar no dia 29 de setembro uma campanha em vídeos gravados por autores e autoras roteiristas como Maria Adelaide Amaral, LG Bayão, Anna Muylaert, David França Mendes, Di Moretti, Duca Rachid, Fábio Danesi, João Ximenes Braga, Melanie Dimantas, Paula Richard, Paulo HalmRicardo Hofstetter, Rosane Svartman entre outros.

No mesmo dia, a entidade, promoverá juntamente a Argentores e a Redes, o seminário de direitos dos autores roteiristas – “O Roteiro no Audiovisual”. Na ocasião, a Gedar repassará para os autores brasileiros, pela primeira vez, os direitos recolhidos pelas suas obras que foram exibidas na Colômbia e na Argentina.

O seminário vai debater sobre os desafios do atual cenário do mercado audiovisual para os autores e autoras roteiristas e a importância da gestão coletiva de direitos. O evento deverá resultar em um “manifesto” “Palavra de roteirista” – a exemplo de outros movimentos artísticos e políticos de valorização da autoria, do roteiro e do roteirista.

No evento, fechado para roteiristas convidados, participam também Miguel Ángel Diani, Presidente da Argentores, instituição centenária da arrecadação dos direitos autorais na Argentina, e Alexandra Cardona, Presidente da  Rede Colombiana de Escritores Audiovisuais, que mostrará experiências bem-sucedidas em países da América Latina, como na Colômbia  onde foi aprovada, em 2017, a Lei Pepe Sánchez, que estabelece uma justa remuneração para os autores audiovisuais colombianos pela comunicação pública de suas obras.

O seminário ainda irá discutir a atual configuração do mercado com a entrada das plataformas de serviços digitais e as novas condições de contratação.
Para o Presidente da GEDAR, Marcílio Moraes, “apesar da legislação brasileira se basear no ‘direito de autor’, o novo mercado audiovisual no Brasil, como as plataformas digitais, Netflix, Amazon, etc, têm introduzido vários institutos da legislação pertinente ao ‘copyright’ nos contratos que firma com os roteiristas brasileiros.

O que significa que os autores-roteiristas estão sendo obrigados a se submeter a cláusulas abusivas e que muitas vezes não são aceitas na legislação do país.  O que a gente escreve, o roteiro que botamos no papel é uma propriedade nossa, e essa propriedade gera o direito, o direito de autor, o direito autoral”, observa.

Já a campanha, além de lançada no seminário, será divulgada nas redes sociais dos realizadores, dos parceiros. Nela os roteiristas irão falar sobre a importância do roteirista no audiovisual, se o roteirista é devidamente valorizado e se acha justo que o roteirista seja remunerado pela exibição de suas obras.

Mais informações: https://gedarbrasil.org/

Nas redes sociais – GEDAR

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum.

Cronos
Rei dos titãs e o grande deus do tempo! Como o Titã, Alan Uemura devora tudo relacionado ao universo nerd em qualquer lugar do tempo e do espaço! Allons-Y!!!

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Seja social também no Instagram

Siga no Instagram

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave