Desafio Sob Fogo América Latina, a competição original do History, que reúne oito competidores da Argentina, Brasil, Colômbia e México, estreia no dia 16 de outubro.
Em oito episódios, a produção é apresentada pelo ator e apresentador colombiano Juan Pablo Llano, que, junto com um exigente júri, têm a difícil missão, semana após semana, de anunciar as eliminações e coroar o ganhador.
O Brasil tem um competidor de peso: Tom Silva, de 46 anos, de Porto Alegre – RS. “Tenho muita confiança no meu trabalho. Quero mostrar que tem gente fazendo ótima cutelaria na América Latina. Tem história, tem matemática e tem arte. Não são somente facas”, afirma Tom Silva, o representante brasileiro em Desafio Sob Fogo América Latina. Competindo por um prêmio de dez mil dólares, os participantes deverão enfrentar a cada episódio as altas temperaturas das forjas e demonstrar suas habilidades para replicar armas tradicionais e exóticas, que serão minuciosamente avaliadas pelo exigente júri formado pelo mexicano Antonio De Regil e o argentino Mariano Gugliotta. Sem dúvida, uma competição que exige deles muita força, destreza e imaginação, para se consagrar o melhor forjador do continente.
Reforçando a franquia, o History estreia Desafio Sob Fogo: Vida ou Corte (Forged in Fire: Knife or Death), no dia 25 de outubro – nova competição em que, além de forjar as facas e espadas, os participantes terão de cumprir desafios utilizando suas armas. No episódio de estreia, Faca Álamo Bowie, os primeiros quatro participantes, Victor, Azael, Patricio e Tom devem recriar uma faca Bowie. Com apenas dez minutos para desenhar e seis horas para forjar, esses ferreiros têm muita coisa em jogo. Ao terminar cada etapa, serão avaliados pelos dois especialistas Mariano Gugliotta e Antonio de Regil.
Desafio Sob Fogo estreia dia 16 de outubro, às 22:40, no History.