segunda-feira, 30, novembro, 2020
Início Séries Artigos I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da...

I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série

A nova queridinha da Netflix causou boa impressão ao se inspirar em clássicos sobrenaturais e de teor adolescente como Carrie e Clube dos Cinco

I Am Not Okay With This estreou faz pouco tempo e não foi necessário muito para se tornar a mais nova queridinha da Netflix. Isso devido à boa história que é contada de forma leve e até divertida e pelas referências que usa no desenvolver da trama. E não poderíamos deixar de começar por Jonathan Entwistle, um dos criadores, que imprimiu na série o mesmo universo de sua outra produção, The End of the F****ing World. As duas brincam com o sarcasmo, a ironia, a melancolia e o frescor juvenil num universo adolescente.

Veja também: Crítica |  I Am Not Okay With This - 1ª temporada

Por ser uma produção que se inspira em outras obras, é bem charmosa e interessante por seu uso equilibrado, lembrando que não se trata de uma adaptação que briga com a original e sim, homenageia. Para que nada fique de fora, preparamos uma listinha de tudo que I Am Not Okay With This carrega em sua composição e que fã nenhum deveria deixar passar.

Década de 80

A identidade da série é bem oitentista. A trilha sonora, o figurino dos personagens… Chega a ser a mesma que permeia o universo de Sex Education e Stranger Things, claro, com algumas diferenças – umas com mais tecnologias que outras. Tudo muito colorido e simples ao mesmo tempo. A trilha sonora é especial. Composta por Bloodwitch, Pixies e muitos outros artistas dessa época, é um detalhe que faz parte intrínseca da obra e que soa muito autêntica se levarmos em consideração que poucas pessoas – atualmente – conhecem essas bandas.

I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 1
I Am Not Okay With This/ Netflix

Atração Mortal (1988)

Sabe aquele filme com a Winona Ryder em que a jovem escreve num diário e que ela começa algumas cenas dizendo “Querido diário…”? Desde o inicio vemos Sid narrando os principais acontecimento enquanto escreve em seu diário. Daí vem a referencia de I Am Not Okay With This. Lembrando que o tom irônico é empregado em ambas produções.

 I Am Not Okay With This
I Am Not Okay With This / Netflix

A Garota de Rosa-Shocking, Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado – Jonh Hughes em peso!

Se acha que Syd (Sophia Lillis) é a única a fazer referências, está totalmente enganado. Stan (Wyatt Oleff) é o ponto charmoso da série. É um jovem que tem o seu próprio estilo e leva a sério a vestimenta durante a trama (ainda que seu pai violento o critique). E podemos perceber que Stan é uma versão atualizada de Duckie, de A Garota de Rosa-Shocking, longa com roteiro de John Hughes, de 1986. O personagem Duckie é interpretado por Jon Cryer (Two and a Half Men) e foi como uma avalanche de bom gosto por seus figurinos e óculos escuro.

I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 2
I Am Not Okay With This/ Netflix
I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 3
Jon Cryer em A Garota de Rosa-Shocking

O quinto episódio é dedicado especialmente ao famoso longa Clube dos Cinco, dirigido por John Hughes em 1985. A detenção, a personalidade de cada aluno suspenso, o jeito como tentam enganar o diretor, a forma como eles se comportam e a relação entre eles de forma forçada, todos esses detalhes fazem referência ao longa de 85.

I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 4
I Am Not Okay With This/ Netflix

E a cena do banho em que Stan canta com o shampoo na mão? Outra referência a John Hughes em que o melhor amigo de Syd se prepara para sair é uma clara inspiração em Curtindo a Vida Adoidado, de 1987.

I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 5
I Am Not Okay With This/ Netflix
I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 6
Curtindo a Vida Adoidado

Máquina Mortífera não fica para trás

Se você não pegou a referência, aqui está. Também no quinto episódio, o diretor diz a mesma frase icônica que ficou eternizada na voz do tira Murtaugh, “Estou velho para essas merdas” em Maquina Mortífera. Embora o quinto episódio seja um palco de referencias de o Clube dos Cinco, tivemos um pequeno espaço dedicado ao clássico de ação de 1987.

I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 7
I Am Not Okay With This e Máquina Mortífera/ Netflix

Tem espaço para Stephen King

Embora não seja da década de 80, tem muito de Stephen King na nova produção da Netflix. quando falamos nesse tipo de literatura, falamos de um personagem muito característico dessa época: o adolescente desajustado, que enfrenta valentões, que lida com preconceito e em alguns casos tem uma trama voltada para o sobrenatural. Em uma das cenas fica clara a homenagem ao clássico de 1976, Carrie, a Estranha. Com um vestido branco, coberta de sangue e com habilidade de telecinesia, é mais uma referência bem feita.

I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 8
I Am Not Okay With This/ Netflix

Cenas “plus”

Por mais que a série tenha uma estética voltada para os anos 70, 80 e 90 temos algumas cenas que se inspiram em produções atuais ou algumas semelhanças do “acaso”. Por exemplo, a festa em que Syd vai com Dina e Stan se parece muito com a cena do longa As Vantagens de Ser Invisível em que Sam, Charlie e Patrick estão juntos numa festa também. E durante essa festa, os comportamentos vão se repetindo.

I Am Not Okay With This | Veja as referências oitentistas da série 9
I Am Not Okay With This/ Netflix

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,970FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Gameplay de Cyberpunk 2077 para Xbox Series X/S é revelado

0
A CD PROJEKT RED lançou hoje o vídeo de gameplay rodando Cyberpunk 2077 no Xbox One X e no Xbox Series X.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave